domingo, 27 de dezembro de 2009

História: Tratores UTOS e UTB

- No Brasil algum carro antigo bem raro é tratado com a mais alta fama. Isso não acontece com os tratores, os quais, em alguns modelos, são itens raros não só aqui no Brasil mas no mundo todo.

- É o caso do trator UTOS 45 que foi exportado para o Brasil pela Romênia e tem uma história bastante peculiar. Aqui no Brasil pode-se encontrar alguns exemplares ainda, mas na Romênia o trator praticamente não existe mais.

- Tive conhecimento do trator Utos quando passei por um sítio em minha cidade e me deparei com um antigo trator em um terreiro de café. Estava sem as rodas dianteiras, o capô e a grade estavam no chão e não se encontrava cor nenhuma nele, somente ferrugem.
- Na grade dianteira um emblema trazia o nome UTOS, e uma outra placa embaixo do banco identificava o ano de 1960. Tinha um motor de 4 cilindros a diesel bem grande e alguns detalhes que chamavam atenção.

- Desde então sempre procurei na internet informação para o tal trator, e infelizmente, não se encontra muito sobre o mesmo. Com o passar do tempo descobri se tratar de um trator Romeno da marca UTOS, modelo 45, original na cor vermelha e o porque de não se encontrar informação tão fácil sobre o trator.

- Curiosamente o mesmo trator foi exportado para cá em duas versões. Uma com motor de partida elétrico, e o outro com motor de partida de um cilindro e dois tempos a gasolina (o famoso motor de garupa).

- Há algum tempo atrás consegui conversar com um rapaz que reside na Romênia, e por sorte ele me passou um breve histórico da companhia que viria a produzir o trator UTOS 45.

1925 - IAR (Interprinderea Aeronautica Romana) - (Companhia Aeronáutica Romena) é estabelecida como uma companhia francesa-romena. A principal atividade era a construção de aviões.
1925-1945 - IAR constrói 19 tipos diferentes de aviões e se torna uma das grandes fábricas de aviões do mundo.
1946 - Depois da segunda grande guerra, a União Soviética toma conta de grande parte das instalações da IAR. Neste período a IAR passa a produzir tratores e seu primeiro modelo foi o trator IAR 22, desenhado pelo engenheiro romeno Radu Emil Mardarescu, que copiou um trator Hanomag. O trator IAR 22 pesava 3400 kgs e era dotado de um motor diesel de 38 HP. O primeiro trator modelo 22 saiu da fábrica em 26 de dezembro de 1946 e o milésimo exemplar do modelo foi produzido no início de 1949.
1947 - O nome IAR muda para IMS - Interprinderea Metalurgica de Stat.
1948 - O nome IMS - Interprinderea Metalurgica de Stat muda para UTB - Uzina Tractorul Brasov, onde o foco passa a ser a produção de tratores.
1950-1960 - Neste período o nome da cidade de BRASOV na Romenia muda para ORASUL STALIN. Os tratores produzidos nesta época pela fábrica recebem o nome então de UTOS - UZINELE DE  TRACTOARE ORASUL STALIN.
1960 - Após a mudança do nome da cidade para Brasov novamente, os tratores voltam a receber a marca UTB, e neste ano o primeiro trator completamente Romeno, o modelo UTB 650 com motor diesel de 65 HP é produzido.
2007 - Infelizmente a fábrica da UTB encerra suas atividades depois de diversos problemas de ordem política, econômia e social.

- No site www.automobileromanesti.ro/Tractorul/ estão relacionados os modelos fabricados pela UTB e algumas fotos também estão disponíveis!

- O trator UTOS é um veterano romeno que foi produzido pela Uzinele de Tractoare 'Ernst Thalmann' Orasul Stalin (UTB Brasov), na Romenia, entre 1957 e 1962 sob a licença da empresa soviética MTZ da então Bielo Rússia.

- Foto do trator IAR 22

- Foto do trator UTOS 45

- Foto do trator UTB 650

- Finalizando, acredito que por motivos políticos, os romenos de alguma forma não consideram este período de 1950 até 1960 quando a cidade teve o nome trocado de Brasov para Orasul Stalin, tanto que no email que recebi, o rapaz se referia a esta época como um "curto" período de tempo. O que comprova isso também é o fato de se encontrar bastante informação na Romênia sobre os tratores UTB, e quase zero de informação a respeito dos tratores UTOS.

7 comentários:

marcelo disse...

Interessante a história do UTB/UTOS
Como foi a tradução??
Vc comenta sobre o Hanomag, aqui em SAP tem um motor estacionário marca Hanomag(enorme)com o marcador de temperatura na tampa do radiador, deve ser algo muito antigo.
Gde Abraço e um 2010 Ótimo.

Anônimo disse...

ola sou do pr e tenho um utos 45 em perfeito estado de funcionamento vc conhece mais algun funcionando

Tratores Antigos disse...

Olá. A respeito do UTOS do paraná que mencionou. COnheço alguns Utos sim. Deixe email ou telefone para entrar em contato.
Obrigado

Inforsato disse...

Há tempos procuro sobre o UTOS na internet, e nunca achava. Temos um UTOS no sítio desde 1985 mais ou menos, do modelo com partida com motor de garupa. Dava-se partida neste motor 1 cilindro com corda, um verdadeiro parto pra dar partida. Lembro-me de meu pai dando partida nele e o processo chegava a demorar 2 horas quando o trator ficava muito tempo parado.

Tenho umas fotos dele em casa.

Atualmente ele está guardado num galpão, mas tudo funcionando. O motor não liga há uns 5 anos, portanto apenas precisaria de uma geral.

Ótimo trator, não arregava pra serviço não.

Hoje temos um Massey ferguson 65x para facilitar, já que é menor e partida elétrica.

[]s

Thiago

Anônimo disse...

ola e eduardo eu tenho um utos 45 em bom estado em curitiba Eduardo 41 99722268 e borgesusa@gmail.com

Fabinho Leandro disse...

OLA , VOCE PODERIA ME INFORMAR OS DIZERES DA TARJETINHA QUE VAI EM CIMA DO MOTOR A GASOLINA
POIS PRECISO FAZER ELA DENOVO PARA POR NO MEU TRATOR, E NAO CONSIGO ENCONTRAR
AGUARDO POR FAVOR NO MEU EMAIL arteluxparanavai@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola pessoal, vendo esta conversa antiga e acredito ser de seu conhecimento que o trator malves md 920p se trata do utb650, era trazido ao brasil e trocado seu motor por um mercedes om352(1113), acredito que vinham completos, meu pai foi revendedor em Santa Catarina e comprava da Malves os motores utb originais para adaptar em outras maquinas ou ate mesmo colocar de volta aos malves e usar o 352 em caminhoes, restaurei um MD920p 4x4 (utb650) e um Malves MD 700(ursus355). Abraços