quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fotos Antigas: MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- Por email, o amigo Marcelo Fernandes, da cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, me enviou algumas fotos das primeiras trilhadeiras fabricadas pelo sr. Leonel Barcellos. O sr. Leonel fundaria então a MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- A primeira foto mostra o sr. Leonel em um trator Zetor 25, lá pelos anos de 1954, segundo me informou Marcelo. As outras fotos também são da mesma época e mostram trilhadeiras fabricadas pela Masal.

- O Rio Grande do Sul esteve sempre um passo a frente na mecanização agrícola, principalmente por sua colonização européia, e também pelo pioneirismo destes homens que criavam máquinas para substituir o trabalho manual.

- Obrigado Marcelo pelas fotos, sempre que tiver alguma história me mande que publico aqui!




- Anexo aqui mais duas fotos. A primeira abaixo trata-se de uma Trilhadeira fabricada pela Masal. A segunda foi uma invenção do sr. Leonel Barcellos, onde o mesmo, cansado de ter de rebocar a trilhadeira, resolveu unir uma colhedeira e uma trilhadeira em uma máquina automotriz, criando assim uma colhedeira. Infelizmente pelo que sei, os sócios do sr. Leonel não se interessaram em produzir a nova invenção, e o sr. Leonel então, utilizou seu protótipo para uso próprio por dez anos!



- Foto publicada em 18/03/2014. Na imagem o sr. Leonel Barcellos posa pra foto junto a sua trilhadeira auto propelida. A foto retirei da página no Facebook - Fotos Antigas de Santo Antonio da Patrulha - RS


10 comentários:

Marcelo Fernandes disse...

Não quero puxar brasa pro meu assado, mas é show essa foto da trilhadeira no interior do galpão.
Valeu Lucas!

Mario Antonio Barcelos disse...

Me sinto orgulhoso e muito honrado por ter sido descendente e amigo do Vô Leonel. Com seu espírito inventivo ele criou outras máquinas que posteriormente aparecerão no blog. Agradeço ao Marcelo por ter divulgado estes trabalhos. Mario Antônio Barcelos

Anônimo disse...

Esses sócios do seu Leonel eram pouco empreendedores por se recusar a a fabricar um invento de tamanha proporção...

Anônimo disse...

Parte da tragetória de Leonel Barcelos, está no blog www.marioantoniobarcelos@blogspot.com.br

Unknown disse...

OLÁ BOA NOITE.
EU GOSTARIA DE SABER DE ALÉM DE SEREM ANTIGOS SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR UM TRATOR ZETOR 25 AINDA EM BOM FUNCIONAMENTO E EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO? PERGUNTO-LHES PORQUE TIVEMOS UM DESSES E ERA VALENTE,VENDEMOS ELE EM 1993 AI COMPRAMOS FORD 66OO O QUAL TEMOS ATÉ HOJE.E QUAL SERIA O VALOR DE UM ZETOR 25?
ME MANDE RESPOSTA MEU EMAIL arveidamasceno@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

essa foto é de uma ceifatrilha, não de uma trilhadeira ,essa foto foi tirada por mim em junho de 1969 na estação fitotécnica de maquiné estação experimental onde a máquina fez teste pela primeira vez colhendo trigo,ela não foi fabricada para colher trigo,mas para colher arroz, já que em junho não havia arroz.me orgulho tambem por essa máquina porque eu ajudei o meu pai a fabrica-la. -Mário Luiz Barcelos

Unknown disse...

muito legal mesmo,estao de parabems por mostrar essas raridades aos granjeiros do pais.isso serve d exenplo aos que ganharam d mao beijada.onde aqui foi fruto d muitos esforssos.e onde tem algums que tem um pedaso d terra e plantam um pouco a mais do que a maioria e querem c asha o tau,pois c nao fosse essas invensoes nao serian o que e hoje.muito o brigado pelo espasso e parabens.

Anônimo disse...

A foto da trilhadeira com reflexo na agua, foi feita por Flavio Albano Holmer, na chacara do Sr.Pedro Rangel, para uma propaganda no jojnal O Comercial. Flavio Albano