quinta-feira, 6 de agosto de 2009

História: Demisa, a famosa Deutz Minas S.A.

- Facilmente são vistos por aí os tratores Deutz (brasileiros, pois existem os alemães importados e mais antigos). Os brutos são famosos pela motorização diesel mas com refrigeração do motor a ar, coisa que os destacou dos outros tratores e onde sempre usavam o lema: "Nunca Ferve"!!

- A Deutz fabricou os modelos DM 40, DM55 e DM 75. Todos com motor diesel e refrigeração a ar. O DM 40 era equipado com motor de 2 cilindros, o DM 55 possuia motor de 3 cilindros e o DM 75 possuia motor de 4 cilindros. Eram tratores robustos, com regulagem da bitola, e muita força.

- Os "reestilizados" DM 65 e Dm 90 nada mais eram do que os já conhecidos DM55 e DM75 com diferentes cubos nas rodas traseiras, agora sem a bitola regulável, e algumas outras modificações gerais. Já o Deutz DM 110 foi um gigantesco produzido com motor Deutz 6 cilindros diesel refrigerado a ar, mas não deve ter alcançado um número expressivo de produção como seus irmãos menores, e não tenho  muita informação a respeito desse trator.

- O artigo abaixo eu digitalizei de uma revista agrícola da época, e o assunto é sobre a produção dos primeiros tratores Deutz pela Demisa (Deutz Minas S.A.) que foram entregues ao governo para criação de frentes que "desbravavam" o interior do país, e também para venda aos agricultores através de financiamentos.



- A propaganda veiculada nas revistas da época divulga o trator Deutz e suas vantagens... e ainda convida o agricultor a comprar o Trator Deutz DM 55: 98% brasileiro e 90% financiado... 



- Fotos: Acervo particular.

36 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por este blog maravilhoso, de vez em quando passo por aqui pra dar uma olhada nas fotos e textos.

Jeitinho brasileiro disse...

Estas maquinas me fascinam, parabéns pelo belissimo blogg...

Guilherme da Costa Gomes disse...

Olá, pela relevância do tema e a maneira com que ele vem sendo tratado, coloquei o TratoresAntigos na lista do AntigosVerdeAmarelo. Não entendo absolutamente nada de tratores, mas sempre acho muito bonito vê-los trabalhando.
Parabéns pelo resgate.

Abraço,
Guilherme.

Unknown disse...

Antes de mais nada, parabéns pelo blog... Mas gostaria de saber alguma coisa sobre a historia do ford dexta, você sabe algo??? obrigado e reitero o parabéns...

Anônimo disse...

nós temos um dm 90 e quenem vcs falam nunca ferve 5 marchas sem redusida oq fas ele um galo...

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, acho que nunca deveríamos esquecer o passado, até para aprender com os erros. Gostaria apenas de fazer uma observação: além dos modelos citados, a Deutz Minas fabricou os modelos DM65, DM75 (um pouco reestilizado) e ainda os modelos DM110, já nos seus estertores. Esse modelo era igual aos Deutz fabricados na Argentina na época, inclusive alguns foram importados.

Anônimo disse...

Parabens pelo blog.

Deutz, meu pai tinha um que era o seu xodó modelo DM65 ano 1968 que mantemos até hoje, tem até manual, foi totalmente reformado e funciona perfeitamente

José Geraldo

Jau SP

Anônimo disse...

fico muito feliz pelo resgate, e por que nao da história da mecanizaçao da lavoura bresileira, tivemos um deutz dm 55 refrigerado a ar, uma preciosidade, um tratoraço realizava todo o trabalho da lavoura arrozeira, está no sangue e faz parte da minha história e da história da minha familia.sou fã do blogger:tratores antigos.parabéns.

Anônimo disse...

fico muito feliz pelo resgate, e por que nao da história da mecanizaçao da lavoura bresileira, tivemos um deutz dm 55 refrigerado a ar, uma preciosidade, um tratoraço realizava todo o trabalho da lavoura arrozeira, está no sangue e faz parte da minha história e da história da minha familia.sou fã do blogger:tratores antigos.parabéns.

Anônimo disse...

fico muito feliz pelo resgate, e por que nao da história da mecanizaçao da lavoura bresileira, tivemos um deutz dm 55 refrigerado a ar, uma preciosidade, um tratoraço realizava todo o trabalho da lavoura arrozeira, está no sangue e faz parte da minha história e da história da minha familia.sou fã do blogger:tratores antigos.parabéns.

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns pelo blog!!
Também gostaria de saber se alguém sabe sobre a reposição das peças do DM 75,e se existem ainda e se são caras ??


Muito Obrigado

Gabriel Portinho / RS Porto Alegre

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.Achava que os Deutz já estivessem no esquecimento, mas que bom que as pessoas ainda se importam em lembrar e conservar essas "reliquias" do campo.Meu pai tem um Dm 65 em perfeito estado de funcionamento, inclusive é o qual ele trabalha em sua propriedade a cerca de 10 anos!
Quanto a peças é possivel encontrar de tudo,de motor a tranmissão, basta procurar.

Unknown disse...

parabéns pelo blog!!!
e nós temos um deutz importado da alemanha não sei o modelo dele!!
nunca achei uma foto de um igual a ele na net!
queria saber se vc sabe alguma coisa dos deutz importado da alemanha!!

Unknown disse...

parabéns pelo blog!!!
e nós temos um deutz importado da alemanha não sei o modelo dele!!
nunca achei uma foto de um igual a ele na net!
queria saber se vc sabe alguma coisa dos deutz importado da alemanha!!

Anônimo disse...

tenho um deutz 90 !

ESTAVA EM PLENO FUNCIONAMENTO, AGORA ESTA GUARDADO NA GARAGEM.
SE ALGUEM TIVER INTERESSE EM COMPRAR É SÓ LIGAR.
NELIO WACHS
PELOTAS-RS
53 32832474

VALOR RS 10.000,00

* aceito troca!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

FERNANDO REGHINI

Meu pai teve dois modelos 65, adaptados com para carregadeira, trabalhei muito com eles, exelentes maquimas... manutenção quase zero, substituimos os eixos dianteiros pois quebrava a manga de eixo. A pá era de quase 1m3 de areia. Tenho muitas fotos deles... bons tempos.

Anônimo disse...

Olá, TEmos um DM 55 em nossa propriedade e estou pesquisando a respeito dele. Encontrei esse blog e quero parabeniza-lo pelo mesmo. Muito bom. Quando encontrar mais coisas sobre o DM 110 posta ai !!
Abraço,

Rafael Sabo.

nelson rs disse...

esse fera deixou muito mineiro rico . mas os gauchos tambem. puxando rolo e arado esse bicho era cem.

ney.leao@yahoo.com.br disse...

tenho um DM 75 4 cil e estou procurando juntas do motor

lui fernado rodrigues disse...

oi sou luis fernando de bage rs, sim posso dizer que o deutz 110 era e é refrigerado a ar pois aqui perto tem um em perfeito estado e trabalhando em uma granja de arroz, eu particularmente tive uma convivencia muito grande com os deutz e trabalhei no 55,65,90,70e 60 alemao, e devo a eles muita coisa que aprendi, e tive o previlegio de ver o 110 puxando uma grade oniveladora tatu se nao me falha a memoria de 42 discos e parecia que nao tinha nada um trator com uma força exelente,os tratores deutz foi sem duvida nenhuma as molhores maquinas agricolas que entraram no pais.

ney leao disse...

agradeço informaçoes recebidas neste blog

adair toco disse...

toco avanhndava sp tenho zetor 25 a e ca deutiz55 jondere famulus chepardi disel americano 1954 zetor50
parabs pelas maquinas adorei espero notisias obrigado

tocozanela@hotmail.com
01881473338

Anônimo disse...

gosto de tratores antigos. Tivemos um Farmall Mccornick que esta na Casa da Memoria em Carambeí, ano 52, e temos um deutz dm55 1962 na garagem. gostaria de saber se é possivel fazer o motor e se consegue peças?

jose evangelista disse...

ola amigos na minha fase de adolescência também tive o privilegio em dirigir um dm 55 com um arado a rasto de 4 discos era o meu prazer olhar para traz e ver a terra tombando.Hoje infelizmente não existe mais nada o eucalipto tomou conta de tudo!!!!

ponte preta disse...

Adorei esses comentarios sobre essas maquinas antigas,meu querido pai criou nossa familia com muito orgulho na decada de 60 e 70 no volante de um deutz 55 era uma epoca maravilhosa onde se via muita agricultura na regiao do vale do rio doce.Hoje voce nao ve nem trator aqui mais QUE SAUDADES

Fernando Graeff disse...

Meu avo possui um dm-75 ainda no serviço com motor mercedes-benz 1113 pois na época como as fazendas do brasil não tinham o ferramental adequado para a limpeza das aletas de refrigeração os motores fundiam, e eram trocados por posantes motores de caminhão. você poderia fazer um post sobre isso

crissagg disse...

Meu pai e meus tius tem dois Dm65 para trabalhar em uma seraria um 1968 todo original e outro 1969 com um guincho caçador de 18 toneladas tambem original e encomodão muito pouco,caixa e diferencial nunca encomodarão.Tem uns videos deles no youtube
deutz dm 65 vs deutz dm 65
deutz dm 65 vs ford 6600
cavalo de pau trator deutz
deutz 65
deutz dm 65 neste video ele esta trabalhando

Michel Lesse disse...

Opa...gosto muito de coisas antigas,trabalho com Deutz DM 65...rerigerado a ar,5 marchas,motor MWM,ano 1970...esse tempos estragou a caixa satelite dele,comprei outra,de um DM75 em um ferro velho,e comprei mais um monte de peças,inclusive outra caixa satelite e caixa de marcha...ja desmontei toda parte de diferencial...meu nome eh michel,moro em Campos Novos,SC...meu e-mail eh michel_lesse@hotmail.com

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Um amigo meu nascido na Argentina chegou a ter algum contato com tratores Deutz de 3 cilindros quando fez um curso agrotécnico.

Anônimo disse...

Eu tenho um com motor perkins 6354 do massey fergunson 296 eu faço todo trabalho da minha fazenda com ele e uma verdadeira maquina e meu pai tem um dm55 todo original e meu irmão outro dm 55são tratores muito bom..um abraço aos amantes de tratores e carros antigo....William Lander (67)99820460

Unknown disse...

comprei um deutz dm 40 muito estragado e já estava com um 3 cil...mas o motor estava aberto faltando peças, dae coloquei um v8 de dodge charger nele ficou legal.

Ursula Renata dos Reis Oliveira disse...

Meu nome é Ursula Renata e meu pai Jair Evangelista trabalhou nesta empresa na cidade Industrial em Contagem-Minas Gerais,nos anos 1963,gostou tanto desse trabalho que mencionou o nome DEMISA até momentos antes de falecer.Ele teve tanta satisfação em trabalhar lá que eu gostaria de ter conhecido essa empresa.Tenho fotos lindas que meu pai deixou da empresa e dos tratores que eram fabricados. Como foi bom ver essa reportagem sobre a DEMISA.




Unknown disse...

Olá sou Sedval, primeiramente quero parabenizar pelo blog que nos deixa cheio de satisfação ao saber que tem tantas pessoas como a gente que admira esses tratores sou um grande fã deles cresci vendo meus tios trabalhando com um dm 55 1964 que meu avô tirou zero e depois eu é quem trabalhava com ele e está até hoje na família com o meu tio, e recentemente comprei um dm 75 por gostar muito dessa marca, eu tinha muita curiosidade em saber mais sobre o dm 110 porque sei quase nada sobre eles deixo um abraço à todos.

Unknown disse...

trabalhei muito tempo com um MD55 UMA MAQUINA FENOMENAL

Angelus Borgo disse...

Meu avô ainda tem um Deutz Dm40 em bom estado qual seria o valor comercial para um colecinador

Unknown disse...

Maravilha esse blog, comprei um Deutiz MD55 e adoro passar por aqui para me integrar. Parabéns.