- Trecho de artigo escrito por Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, retirado do site Planeta Sustentável onde ao falar sobre o agronegócio brasileiro cita um trecho sobre a CBT - Companhia Brasileira de Tratores:
"Pode-se destacar um símbolo inicial da história, tardia, do agronegócio brasileiro: somente em 1959 nasce, no interior paulista, o trator da CBT, a Companhia Brasileira de Tratores. A tecnologia nacional ajuda a abrir as fronteiras da agropecuária, imperando por cerca de 20 anos. Mas já na década de 1980 as grandes multinacionais passam a dominar o mercado de máquinas agrícolas. A CBT abre falência."
- A história dos tratores CBT é longa. No Brasil, começaram a ser vendidos como tratores Oliver, os quais eram montados no Brasil pela então "futura" CBT - Companhia Brasileira de Tratores. Aos poucos, começam a surgir os tratores Oliver - CBT, montados aqui, já com bastante peças fabricadas no Brasil ou pela própria CBT.


- Anos depois os tratores passam a se chamar somente CBT, e prevalecem no mercado até o final dos anos 80 e início dos anos 90. Infelizmente a política nacional não conseguiu manter um produto de boa qualidade fabricado aqui mesmo, prova disso é a resistência dos CBT´s até hoje fazendo com que possamos ver os tratores da marca trabalhando por todo Brasil!

- Imagens: Acervo particular.