sexta-feira, 11 de abril de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XV - Vivian Loyd & Co.

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.



Relíquias do nosso Brasil – Trator Vivian Loyd & Co.


- Trator de esteiras muito raro que pertence ao acervo do museu Matarazzo na cidade de Bebedouro - SP. Mesmo pesquisando na internet, google, muito difícil encontrar informações a respeito. O pouco que consegui é que a empresa inglesa Vivian Loyd & Co. fabricava veículos militares no período da 2ª Guerra mundial, e após, fabricou pequenas quantidades de tratores de esteira, sempre aproveitando sobra do material bélico. 

- O modelo da foto seria um "Type D" de esteiras de alta velocidade, equipado com um motor Ford V-8 de 50 hp, e breques/embreagens para manobras parecidos com os que equipavam os tratores Oliver - Cletrac. 

Rare Loyd Available
- Este trator foi achado na Bélgica e estava a venda em 2010 como um item muito raro.

- Foto encontrada na internet sem maiores informações.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fotos Antigas: Tratores desfilando em Guaxupé - MG

- Fotos do desfile em comemoração ao cinquentenário de Guaxupé - Minas Gerais, no dia 1º de junho de 1962. As imagens pertencem ao acervo do Museu Histórico e Geográfico de Guaxupé, e retirei as mesmas da página GXP História - www.gxp.com.br.

- Trator David Brown 900 e a carreta que simbolizava a lavoura.

- Trator Ford 8-BR novo, representando a marca Ford no desfile. Uma pena não se conseguir ler o escrito na faixa.

- Nesta foto, talvez um Massey Harris, puxava a carreta representando a alegoria de uma caravela portuguesa.

terça-feira, 25 de março de 2014

Fotos Antigas: Oliver 99 em Santo Ângelo - RS

- Já é difícil de se encontrar fotos antigas onde aparecem tratores. Ainda mais difícil encontrá-las em boa resolução, pois geralmente são pequenas e quase não se vê detalhes. Porém esta bonita foto que retirei do blog Histórias do Vale do Caí, em tamanho grande, nos mostra com detalhes o enorme trator para época, desfilando no dia 1º de outubro em Santo Ângelo - Rio Grande do Sul.

- A foto mostra o sr. Edmundo Schaeffer em seu recém comprado trator Oliver 99 Diesel, a nova aquisição para sua Granja Saturno. (Detalhe para o comentário do blog, onde na época, 400 hectares na região era apenas uma "Granja" e não uma fazenda. O termo granja ainda é muito falado no sul do país.) A data da foto seria o ano de 1945, porém acredito haver um erro aqui, e ser posterior a 1950 pelo modelo do trator.

- Outro detalhe é que este modelo de trator Oliver 99 Diesel, é praticamente o pai dos tratores nacionais CBT!


sexta-feira, 21 de março de 2014

Histórias: A historieta do TORNA-PÓ

- História e imagem retiradas do blog do cientista social e pesquisador sr. Adalberto Day - adalbertoday.blogspot.com.br, com pequenas alterações no texto.

"Apresentamos hoje mais uma crônica belíssima, com o renomado Niels Deeke - Memorialista em Blumenau:

Um Colossal e ciclópico engenho que, em 1952, escavou o solo de Blumenau. A historieta do ¨ TORNA-PÓ ¨ - um trator gigantesco, adquirido por Hercílio Deeke para a Prefeitura de Blumenau e que então deslumbrou-nos pela versatilidade das funções desempenhadas.

Transcorria o ano de 1952, quando foi adquirido, pela Prefeitura Municipal de Blumenau, um enorme trator com duas lâminas desbastadoras, uma dianteira e outra central, dotado de escarificadores, cilindros compressores - liso e denteado - e, ainda no intermédio da imensa estrutura, possuía a caçamba transportadora para cerca de seis metros cúbicos de terra. Movimentava-se sobre descomunais pneus que superavam a estatura de pessoa com 02 metros. O peso do monstrengo era tanto (Aprox. 40 toneladas) que para trazê-lo, apesar de desmontado em duas partes, do porto de Itajaí à Blumenau, foi necessário escorar diversas pontes da antiga estrada estadual ligando as duas cidades e, mesmo assim, a “Ponte das Canas”, ainda construída em madeira e que situava-se no limite entre Gaspar e Ilhota, foi irremediavelmente avariada e logo substituída, quando as despesas correram por conta da Prefeitura de Blumenau. Naquela época Ilhota ainda era distrito de Itajaí e então o Prefeito de Itajaí – Sr. Paulo Bauer precisou deslocar-se diversas vezes até os locais das avarias para acertar em conjunto com Hercílio Deeke os consertos necessários, pois o Estado eximiu-se de custear os reparos, cuja responsabilidade certamente cabia à Prefeitura de Blumenau. 

Sua marca era “LE TOURNEAU”, foram muito utilizados na construção das grandes rodovias – os chamados tratores transportadores com emblema “Euclid”. (Euclid Road Machinery Co.). O modelo importado pela P.M.B. (zero km) era denominado “ Tourna-Pull ” (Pull = de arrasto), denominação que continha expressão mista franco-anglicana e a qual os operários da prefeitura., transliterando a pronúncia do exótico termo, chamavam de “ TORNA-PÓ ”, em razão de não conseguirem articular aqueles vocábulos exóticos.
Observe-se que naquela época todo e qualquer serviço de Oficina, manutenção, consertos e reparos, dos veículos e máquinas da P.M.B. eram executados pelos mecânicos funcionários da prefeitura e no próprio recinto desta, em oficina adrede localizada nos fundos do Paço Municipal.

Posta em ação, rapidamente a potente máquina ¨Torna-Pó¨, demoliu o restante do antigo Morro dos Padres . Os terrenos que serviram para abrigar o “Parque de Diversões” construído especialmente para os festejos do “Centenário de Blumenau”, foram, então, definitivamente aterrados, bem como parte da depressão da lavoura dos padres, e ainda procedido o alargamento das ruas adjacentes. O trator, cerca de dois anos após a conclusão da remoção do morro até o ponto em que atualmente se encontra escavado e de ter alargado ruas na “Fortaleza” e Itoupava Norte, com destaque ao aterro e construção da galeria na foz do ribeirão da Toca da Onça na atual rua das Missões, bem como do leito desta, e do “Morro da Maternidade”, foi vendido em razão da absoluta impraticabilidade de seu emprego na continuidade dos serviços locais, cujas peças de reposição, por não haverem disponíveis no país, precisavam ser buscadas pessoalmente por funcionário da prefeitura no Uruguai, além de, no município, só haver um único tratorista capaz de manobrá-lo.

A máquina consta nos relatórios administrativos de Hercílio Deeke, ano 1952, página 18 como “Tournapull” modelo D. Roadmaster , adquirido por Cr$ 521.000,00, e, sem dúvida, naquele época, foi um “gigante na abertura das estradas de Blumenau”, além de ter sido, então, o maior dos complexos buldôzeres utilizados na abertura das estradas em Santa Catarina, razão porque é estranhável que administrações municipais bem mais recentes, numa época de tamanha tecnologia, não tenham se interessado na aquisição de tais rasgadores de estradas como este.

O Super Trator da P.M.B. - o monstrengo para a época - Le Tourneau Pull, - operando, por volta de 1952/53, na Rua Itajaí. O trator possuía outros equipamentos acopláveis que não constam da foto, como os escarificadores de solo e rolos compressores de compactação. (foto enviada por Wieland Luckfeld).

O tratorista do ¨Torna-Pó¨, cujo nome nos escapa à memória, era muito relacionado ao funcionário da prefeitura Sr. Alcides Corrêa da Costa, originário do nordeste do país (tinha um sotaque carregado e exercia cargo de fiscalização de obras da P.M.B.). Junto com o Sr. Alcides, e com toda sua família, esposa, filhos, parentes deste e o referido tratorista do “Torna-Pó”, enfim umas doze pessoas, segui  eu (Niels Deeke) no ano de 1952, em caminhão coberto de lona, transportando uma bateira e redes de pesca para acampar nos matos da última lagoa da Praia Brava, em Itajaí. Lá ficamos desde a noite de uma sexta-feira até domingo a tarde, pescando com redes de espera as tainhotas escondidas nos profundos solapões da margem do riacho. Reporto este episódio porque, enquanto refestelados nas redes de dormir, imaginávamos como seria produtiva a pesca acaso conseguíssemos esgotar toda a água da lagoa, rasgando um sulco de vazão para o mar fronteiro, e nisso o tratorista do ¨ Torna-Pó ¨, colega naquela pescaria, brincando dizia : ¨é tudo muito fácil, é só Niels conseguir autorização do pai para trazermos o ¨Torná-Pó ¨ que em menos de duas horas faço o canal e vocês poderão apanhá-las no seco e então comer tainhas o ano inteiro ¨. Ora, pois sim !

O trator “LeTorneaupull - Roadmaster”, - Torna-Pó - foi vendido, em 1953, pela P.M.B., à empresa “ETUC” (após Entuco), empresa de engenharia e empreiteira da qual era engº o Sr. Wilson Gonçalves, do Rio de Janeiro, pelos mesmos Cr$ 521.000,00 gastos na sua aquisição."

quarta-feira, 19 de março de 2014

Fotos Antigas: Massey Ferguson 95-I em Quedas do Iguaçu - PR

- Não tão antigo, mas raro de se encontrar um atualmente, o Massey Ferguson 95 - I (Industrial),  puxava a carreta com a cruz, o padre, e demais pessoas em algum desfile religioso.

- Originalmente na cor amarelo, o trator da foto estava acoplado a um scraper, e como o implemento e o trator formavam um só conjunto, a carreta foi engatada atrás do scraper! O Massey 95-I era equipado com motor Perkins 6 cilindros diesel, e alguns detalhes o diferenciavam de seu irmão agrícola 95-X. Nota-se também os escritos da Prefeitura Municipal no capô do trator.

- A foto que retirei da página Quedas do Iguaçu Fotos Antigas, no Facebook, não tem descrição e nem data, mas acredito ser do início da década de 70.


terça-feira, 18 de março de 2014

Fotos Antigas: Zetor 25 A em Alegria-RS

- Desfile de 7 de Setembro no município de Alegria no Rio Grande do Sul onde o Zetor 25 A foi fotografado três vezes! Na terceira foto, certamente o mesmo trator rebocando a trilhadeira de arroz. As fotos devem ser do início da década de 60, e vieram da página no Facebook - Município de Alegria-RS e sua história.






sexta-feira, 14 de março de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XIV - Uranus (Delahaye)

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

  

Relíquias do nosso Brasil - Tratores Uranus (Delahaye)


URANUS Tractoren AG, tratores de esteira de nacionalidade Suíça, produzidos no final dos anos 30. Eram equipados com um novo tipo de esteiras seladas, que foram muito usados por outros fabricantes após a 2ª guerra.  A empresa tentou mostrar que seu novo sistema de esteiras, selado, mantendo os roletes livres de terra, podia aumentar a velocidade do trator  para até 16km/h e também a vida útil das esteiras.
Estes tratores eram equipados com um motor da fabricante francesa DELAHAYE, o que fez com que no Brasil alguns destes tratores fossem chamados pela marca do motor.

- Um exemplar de um trator Uranus exposto no jardim do museu de tratores da empresa Agromen.

- Trator Uranus que pertencia ao museu da Ulbra, hoje pertence a uma coleção particular. Este exemplar, na época do leilão da Ulbra, foi leiloado como sendo um "Delahaye".



quinta-feira, 13 de março de 2014

Fotos Antigas: Lanz Bulldog em Itararé - SP

- Bonita foto de um trator Lanz Bulldog puxando carreta com enormes toras de madeira. Muito curioso o escapamento do trator e os pneus traseiros, diferentes do desenho comum. 

- Mais curioso ainda a peça acoplada a roda traseira, a qual, não deve ser apenas lastro para o trator, e sim parte de um sistema que acoplava garras ao pneu para trabalho em banhados e lugares de muita lama, dando ao trator mais tração, como uma roda de ferro.

- A foto não tem data, e pode ter sido tirada em outra localidade. Coloquei o nome da cidade pois retirei a foto da página no Facebook - Museu Fotográfico de Itararé.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Fotos Antigas: Ford 8N em Itú-SP

- O Fordinho 8N com uma plaina traseira (provavelmente Dearborn, implementos Ford) trabalhava na construção da quadra de esportes e aproveitou para ser fotografado junto as autoridades e alunos.

- Curioso ver um trator trabalhando em outras atividades não agrícola. A foto já do final dos anos 50 mostra a construção da quadra poliesportiva do colégio Regente Feijó em Itú - SP, a qual retirei da página Fotos Antigas de Itu no Facebook.




terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Trator Custom do Aeroporto de Campinas - SP

- Raro registro de um raro trator contracenando com os enormes aviões, no dia da inauguração do aeroporto de Campinas, hoje o Internacional de Viracopos.

-  O trator era fabricado pela Custom Tractor Manufacturing Company na cidade de Hustisford - Wisconsin - EUA e certamente foi trazido por alguma companhia aérea para rebocar os aviões. Talvez seus últimos dias foram em algum ferro velho, após ser leiloado, porque não se tem notícia do mesmo em alguma coleção, ou algum museu aqui no Brasil.

- Curiosidade enviada pelo amigo e leitor do blog sr. Winter:  Em 1950, Harry A. Lowther Co., apareceu com esse trator, usando uma embreagem com fluido de óleo, fabricado pela Chrysler, chamado Gyrol Fluid Drive, que permitia o uso da potência do motor de forma gradual. (Daí o uso para mover aviões no pátio em aeroportos).

- As fotos datam de 19 de outubro de 1960 e vieram da página do Facebook - Campinas de Antigamente.



- Nesta foto, populares durante a cerimônia de inauguração do Viracopos. Ao fundo, fileira de grandes máquinas utilizadas na terraplenagem e construção da pista do aeroporto. 


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Revendedor Allis Chalmers em Gravataí - RS

- Muito curiosa esta foto onde o que mais chama atenção não é o trator, e sim o cenário, mostrando o pequeno comércio "A Lux Representações", revendedor Allis Chalmers da cidade de Gravataí - RS.

- Naquela pequena porta se vendiam tratores e também diversos outros itens como as bicicletas Durkopp, rádios Phillips e artigos domésticos Arno. Nota-se o nome "Allis Chalmers" com destaque no letreiro do comércio, e as outras marcas abaixo. Pouco a frente dá pra se ler o nome dos estabelecimentos: a Alfaiataria D´Avila e o Hotel Gravataiense. 

- Seria o Allis Chalmers novo e exibido para venda, ou já  pertencia à algum cliente? A foto veio da página do Museu Municipal Agostinho Martha de Gravataí - RS no Facebook.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Propagandas antigas: International Harvester


"IH é a marca destes equipamentos!"

- Propaganda da década de 50 apresentando os tratores de esteira da International Harvester, pelo seu representante OSÓRIO LOPES & CIA. LTDA da cidade de Santo Antônio da Patrulha - RS. Muito legal ver uma propaganda como esta mostrando o nome do representante local. Geralmente as propagandas destas empresas se referiam as capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

- No folheto, os tratores TD-6, TD-9 e o enorme TD-14 A, todos com motores diesel IH.

- Retirei a imagem do grupo Fotos Antigas de Santo Antônio da Patrulha no Facebook.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Fordson F em Araucária - PR

- Mais parece uma imagem de calendário, mas é realmente uma foto tirada a pelo menos 80 anos atrás em Araucária - PR. Na foto o trator Fordson F da década de 20 puxava a semeadeira de tração animal, certamente semeando algum cereal ou pastagem. Nota-se que os dois homens olham para o fotógrafo no momento.

- A foto tirada na fazenda da família Gayer, de autoria de Zdenec Gayer, não tem data definida. Retirei a imagem do Arquivo Fotográfico de Araucária - PR, no Facebook. 


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Fordson Major em Tupã - SP

- Um belo retrato da agricultura de antigamente no Brasil. Um trator Fordson Major do final da década de 50 rebocando um carro de boi carregado com sacos de algodão. O símbolo da tecnologia rebocando o seu antepassado. Numa época em que a agricultura já era altamente avançada na Europa e Estados Unidos, no Brasil cenas como estas eram vistas facilmente.

- A foto veio do grupo Memória Fotográfica de Tupã no Facebook.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Tratores da Usina Ovidio de Abreu

- Duas belas imagens da década de 60 retratando as atividades diárias na Usina Ovídio de Abreu na cidade de Lagoa da Prata - MG. 

- Na primeira foto um trator John Deere 830 puxa duas carretas de cana de açúcar em frente ao prédio da usina. Na segunda, um trator não identificado (parece ser um Utos), acoplado a uma carregadeira de cana frontal, junto ao caminhão FNM canavieiro, o motorista e seu filho.

- As fotos vieram da página Fotos Antigas de Lagoa da Prata no Facebook.




quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Delegação Brasileira na Ansaldo Fossati

- Na última postagem resgatamos a presença do trator de esteiras Ansaldo Fossati TCA-70 no Brasil. Curiosamente, aparecem agora estas fotos da viagem de uma Delegação Brasileira para Gênova - Itália, em 18 de Junho de 1956, onde visitaram a indústria Ansaldo Fossati. Com toda certeza a presença desta marca de tratores no Brasil se deve pela visita deste pessoal à empresa naquela época.

- Nesta foto a delegação em almoço oferecido pela indústria Ansaldo Fossati. Da esquerda para a direita: Lídio Lunardi, segundo, Paulo Macedo Gontijo, João Kubitschek de Figueiredo, ao centro e, logo atrás deste, Dermeval José Pimenta.

- Delegação vendo apresentação dos tratores da empresa.



- As fotos foram retiradas do Arquivo Público Mineiro, e foram dica do amigo Guilherme Gomes, do blog Antigos Verde Amarelo.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XIII - Ansaldo Fossati

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

  

Relíquias do nosso Brasil - Tratores Ansaldo Fossati


 - Esta marca italiana ficou conhecida na Europa pela fabricação de material bélico. Diz-se que o primeiro trator de esteira da marca chegou por acaso. Após o exército devolter uma encomenda de carros de combate modelo L40, a fábrica resolveu transformá-los em tratores agrícolas.

- A produção de tratores não chegou a 5.000 unidades e durou até meados da década de 60. A produção foi em sua maioria de tratores de esteira, equipados com motores Alfa Romeo ou Breda e a empresa produziu somente um modelo de trator de rodas.



- O modelo mais popular foi o TCA-70, fabricado em 1950, com 1000 exemplares vendidos na Itália.
No Brasil alguns exemplares provavelmente foram importados ou vieram trazidos por imigrantes italianos, como o trator de esteiras da foto abaixo. Na época em que recebi a foto este trator estava no estado do Paraná.



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fotos Antigas: Trator e scraper Caterpillar em Itararé - SP

- Bela imagem com diversas autoridades e ou populares da época posando para o registro. A máquina de esteira puxava o enorme scraper, certamente em alguma obra de estradas na cidade de Itararé - SP. A foto deve ser da década de 50, e veio através da página do Facebook - Museu Fotográfico de Itararé.

- Curiosamente a máquina de esteira com o enorme scraper, a obra de terraplenagem, os homens na foto, e demais detalhes, lembram muito a foto desta postagem: http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2012/03/oliver-cletrac-terraplenagem-no-quartel.html


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fotos Antigas: Desfile de tratores em Cosmópolis - SP

- Aniversário da cidade e o desfile era tradição! Nesta foto, diversos tratores desfilando pela avenida Ester em Cosmópolis-SP, no dia 30 de novembro, final da década de 60. Uma pena que hoje em dia, muitas cidades já não realizam mais o seu tradicional desfile de aniversário.

- Puxando a fila um Hanomag R35, dos últimos modelos que vinham com a lataria arredondada e alguns detalhes a mais que a versão antiga. Uma pena que poucos tratores podem ser identificados, dentre eles na fila, um Massey Ferguson 50.

- A foto retirei do blog Acervo Cosmopolense.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XII - STEYR

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.



Relíquias do nosso Brasil - Tratores STEYR


- Os tratores Steyr, de nacionalidade austríaca, trabalharam no país e hoje ainda podemos encontrar algum modelo em coleções particulares ou museu. A marca Steyr existe até hoje (www.steyr-traktoren.at) e produz tratores que são muito famosos na europa, porém os modelos que vieram ao Brasil são todos da década de 50.


- A marca produziu diversos tamanhos de tratores, todos com motores diesel, e a característica dos modelos era o capô e a grade, a lataria do trator, que o destacava dos demais. Por alguma razão estes tratores são mais facilmente vistos no sul do país, certamente pela maior imigração européia daquela região.



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Fotos Antigas: Volvo desfilando em Laranjal Paulista - SP

- Cinquentenário da cidade com muita comemoração, e o tratorzinho Volvo puxando a carreta com as crianças pelo desfile. Na foto datada de 1967, o Volvo já tinha alguns anos de trabalho, porém parecia bem novo e conservado. O trator acredito ser um modelo de dois cilindros a diesel, ano 1960.

- Na outra foto um trator Famulus, no mesmo desfile, mas disfarçado pela grande placa com o nome do grupo escolar. As duas imagens retirei da página Laranjal Fotos Antigas no Facebook.




quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Fotos Antigas: Huber Warco em São Gotardo - MG

- Deixando os tratores agrícolas de lado, posto hoje estas duas belas fotos de uma patrola Huber Warco, em plena apresentação aos populares de São Gotardo - MG.

- A moto-niveladora, certamente nova, foi adquirida pela prefeitura municipal (nota-se o escrito na máquina), e foi registrada em diferentes momentos, mostrando suas "habilidades" aos curiosos de plantão! Um belo registro da patrol e das habilidades do patroleiro em um tempo em que uma máquina dessas era novidade para os moradores das pequenas cidades.

- As fotos retirei da página: www.camarasaogotardo.mg.gov.br



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Fotos Antigas: Caterpillar e International Harvester em Londrina - PR

- Encerramos o ano com fotos antigas de Londrina e agora iniciamos com o pé direito e mais três fotos da cidade! Depois de conhecer a página do Jornal de Rolandia encontrei a página História de Londrina que pertence ao mesmo autor, sr. Farina, e de onde tirei as imagens abaixo.

- Na primeira imagem, década de 40, e duas máquinas de esteiras trabalhando no entorno da construção da Catedral da cidade. Uma Caterpillar D2 e uma International Harvester TD-6 ambas puxando plainas niveladoras.

- Na segunda foto a mesma IH TD-6, representando ser "reluzente" de nova, rebocando a plaina para o serviço em alguma rua da cidade. No entorno diversas crianças observam a cena, levando a crer que o imponente prédio da foto fosse um grupo escolar. A foto imagino ser também da década de 1940.

- E na última imagem aparece solitária a Caterpillar D2, certamente a mesma máquina da primeira foto, e muito provavelmente pertencia à prefeitura municipal de Londrina.