quarta-feira, 9 de maio de 2018

Restaurações: Ford 8-BR - 1966


- Foi lá no ano de 1966 que cinco famílias japonesas no município de Narandiba - SP, reuniram-se para comprar um trator Ford modelo 8-BR, na então revenda Ford da vizinha cidade de Martinópolis.

- Uma das famílias era a do Getúlio, hoje proprietário e responsável pela restauração desse belo trator. Ele se lembra que quando recebeu a notícia de seu pai, que haviam comprado um 8-BR novo, a felicidade dele foi tamanha, principalmente por esse trator, na época, ser considerado de grande porte além de ter muita força e valentia nos trabalhos do campo.

- Segundo o próprio Getúlio relembra: "Até hoje recordo quando o meu irmão mais velho foi buscar ele e chegou no sítio já tarde da noite. No dia seguinte acordei bem cedo para ver o Ford 8-BR novinho na garagem. Foi o primeiro trator comprado zero pelo meu pai."

- A cinquenta anos atrás ver um trator novo trabalhando, ainda mais em regiões distantes, não era muito comum, e por esse fato boa parte da vizinhança vinha ver o Ford trabalhando no sítio da família Matsumoto. Isso era algo muito bonito de se ver e motivo de orgulho pela máquina adquirida.


- Este trator substituiu o antigo Zetor 25 da família, que já foi tema dessa postagem: Zetor 25 A 1957. O Ford trabalhou por 25 anos, sendo 15 deles praticamente sozinho dando conta de todo serviço. Deixou muitas lembranças para o Getúlio e também para sua família, pois além de trabalhar, era utilizado para ir as festas na cidade aos finais de semana.

- O tempo passou e o 8-BR foi vendido. E com isso veio a saudade do antigo trator. Foi então que em 2014 o Getúlio ficou sabendo que um dos 8-BR que vieram para a região em 1966 estava a venda. Era o único restante dos cinco comprados naquela época da revenda em Martinópolis. Ele não pensou duas vezes e adquiriu o trator iniciando assim o resgate de todas as boas memórias de sua juventude.


- O trator foi completamente restaurado pelo seu amigo Mauro, mantendo todo o padrão original de quando saiu da fábrica. A cor azul, os detalhes, e principalmente os acessórios como o para-choque dianteiro que equipavam praticamente todos os tratores naquela época em nosso Brasil.

- E como o próprio Getúlio finaliza: "Não poderia perder esta oportunidade em resgatar um trator que fez parte da minha vida. É mais um sonho que se realiza para mim, pois o Ford 8-BR fez parte da nossa família e nos deixou muitas lembranças!"


7 comentários:

Unknown disse...

Olá, meu pai tem um trator Ford 8 BR aqui no Rio Grande do Norte, Gostaria de saber se vcs do Blog, tem informações sobre a mecânica desde dele, o nosso so esta entrando duas marchas frente e a ré, algumas pessoas informaram que é assim mesmo, ja outras me falaram que ele tem 4 marchas frente, queria saber se está com problemas, sem ter que abrir a caixa somente para ver isso, e os tipos de óleos
de caixa de ,marcha e o hidráulico.
Agradeço desde já.
Atenciosamente,

Patrício Pinheiro
Santana do Matos/RN.

HELCIO CARNEIRO disse...

OLÁ! TAMBÉM SOU PROPRIETÁRIO DE UM 1966 DESDE 0 KM. SÃO 4 MARCHAS + A RÉ E REDUZIDA. PROBLEMA SIM, MAS TEM SOLUÇÃO. HOJE COM A INTERNET TUDO SE RESOLVE, BASTA DISPOSIÇÃO ($). VOCÊ COMPRA OU FABRICAM COM AMOSTRA. ACHO QUE VALE A PENA. O MEU FICOU ZERO APÓS A REFORMA QUE FIZ ANO PASSADO. AJUDA BASTANTE.EM SÃO PAULO TEM MUITA PEÇA. BOA SORTE!

HELCIO CARNEIRO disse...

OLÁ! TAMBÉM SOU PROPRIETÁRIO DE UM 1966 DESDE 0 KM. SÃO 4 MARCHAS + A RÉ E REDUZIDA. PROBLEMA SIM, MAS TEM SOLUÇÃO. HOJE COM A INTERNET TUDO SE RESOLVE, BASTA DISPOSIÇÃO ($). VOCÊ COMPRA OU FABRICAM COM AMOSTRA. ACHO QUE VALE A PENA. O MEU FICOU ZERO APÓS A REFORMA QUE FIZ ANO PASSADO. AJUDA BASTANTE.EM SÃO PAULO TEM MUITA PEÇA. BOA SORTE!

Unknown disse...

Boa noite,precisaria saber qual é a numeração do peneu trazeiro?

Unknown disse...

Eu tenho um ano1966 trabalho com ele, funciona tudo.

Unknown disse...

Tenho fd 8 BR estou precisando de peças se alguém sabe me chama no WhatsApp 14998070218

Anônimo disse...

Tenho 2 jogos de válvulas Eaton para venda 19 98318-3474