quarta-feira, 13 de abril de 2016

Fotos Antigas: O Fordson dos índios Xokleng

- Choque de cultura, mesmo a quase cem anos atrás. Belíssima imagem do primeiro contato do povo indígena Xokleng com um trator Fordson F, símbolo da modernidade e industrialísmo da época. 

- A foto datada como do final da década de 20, registra o momento em que o trator era introduzido no Posto Duque de Caxias, hoje reserva indígena dos índios Xokleng. A fotografia retirei do álbum do Flickr AVISC NEPI - Acervo de Sílvio Coelho dos Santos.


- Pesquisando um pouco mais encontrei o relato abaixo no blog vougce.blogspot.com.br
"Este trator veio certamente alguns anos depois da "pacificação" (Silênciamento) do Povo Xokleng. O pacificador, Eduardo de Lima Silva e Hoerhan, era um jovem de 20 anos nascido no estado de Rio de Janeiro. Depois que teve contato com os indígenas, os ensinou a trabalhar para que os mesmos cultivassem em suas terras, para que também com isso tivessem sua própria renda. Então o SPI (Serviço de Proteção do Indio) doou este trator e mais algumas ferramentas. Trabalhavam coletivamente, fazendo tipo um mutirão, onde todos participavam, faziam seus trabalhos com alegria. Foi Assim." (com algumas correções)

Foto: www.folhadedourados.com.br

Nenhum comentário: