quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Restaurações: International Harvester Titan 10-20 1920

- O passado desconhecido desse trator tomou um rumo diferente essa semana, quando o amigo Edson Vidal, do Heavy Machinery Museum, me enviou a propaganda abaixo e mudou todo nosso conhecimento sobre esses tratores mais antigos que vieram ao país.


- A propaganda prova que os tratores International Harvester modelo Titan foram vendidos no Brasil pelos "Únicos Agentes" HASENCLEVER & COMP. situados tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

- Após ser vendido pelos Hasenclever (provavelmente), nos anos da década de 20, toda a história deste IH Titan de número de série T.Y. 54413 é desconhecida. Foi então que ele (re)apareceu em um anúncio de classificados na internet, no meio do ano de 2011. O trator estava em uma propriedade rural, certamente uma fazenda muito antiga, no município mineiro de Pedro Leopoldo - MG.

O Titan no lugar em que resistiu por décadas na Fazenda do Quilombo em foto de autoria de Marcelo Bastos.



- Com o aparecimento e as fotos, foi difícil acreditar que ainda existia aqui no Brasil um trator desses. A imaginação corria solta em saber como o trator foi parar lá e quem o teria importado. Lembro-me que na época mostrei para vários amigos o anúncio.
- Logo o trator foi comprado, resgatado e restaurado esteticamente pelo colecionador Luiz de Andrade da cidade de Barretos-SP, que infelizmente hoje não se encontra mais entre nós.


- Novamente a história deste IH Titan muda. Com o falecimento do sr. Luiz no início de 2012, os tratores de sua coleção foram vendidos e este Titan foi parar no acervo do museu de tratores da empresa Agromen em Orlândia - SP, onde encontra-se até hoje! Quem sabe algum leitor veja esse post e nos conte mais sobre o único Titan do Brasil.


** Contar a história deste trator foi uma forma de homenagear o grande amigo que foi para mim, e para todos que o conheceram, o senhor Luiz Carlos Gomes de Andrade, ou simplesmente Lú.

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou uma pessoa que tive o privilégio de conhecer esse trator ,ao acordar pela manha,abrindo a janela eu ele sempre estava la.parado,encostado em um canto durante anos....varias vezes me perguntei sobre a sua historia!Nunca soube direito ,e agora estou contente em saber,e ver que esta sendo compartilhado com outras pessoas. Ele foi vendido em uma fazenda na cidade de Pedro Leopoldo, proprietária Mariel Coutinho onde meus Pais moram!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tratores Antigos disse...

Natalia Garcia muito obrigado pela informação. Eu acompanhei toda a história deste trator desde sua compra pelo amigo Luiz Andrade. Imagino que na época a pessoa que intermediou a venda do trator era de Formiga ou Bambuí e por isso o Luiz citou essas cidades como região de onde veio o trator! Muito obrigado!

Giovani disse...

Este trator TITAN teve como primeiro proprietário o industrial Luxemburguês, Louis Ensch, proprietário da Fazenda do Quilombo, em Pedro Leopoldo. Ele foi importado pelo Dr. Louis Ensch em meados dos anos 30 e vendido pela herdeira de Ensch, D. Mariel Coutinho.
Dr Ouis Jacques Ensch foi o fundador e presidente da CSBM, Companhia Siderúrgica BELGO MINEIRA.

Giovani disse...

Este trator TITAN teve como primeiro proprietário o industrial Luxemburguês, Louis Ensch, proprietário da Fazenda do Quilombo, em Pedro Leopoldo. Ele foi importado pelo Dr. Louis Ensch em meados dos anos 30 e vendido pela herdeira de Ensch, D. Mariel Coutinho.
Dr Louis Jacques Ensch foi o fundador e presidente da CSBM, Companhia Siderúrgica BELGO MINEIRA.