terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Fotos Antigas: Trator Custom do Aeroporto de Campinas - SP

- Raro registro de um raro trator contracenando com os enormes aviões, no dia da inauguração do aeroporto de Campinas, hoje o Internacional de Viracopos.

-  O trator era fabricado pela Custom Tractor Manufacturing Company na cidade de Hustisford - Wisconsin - EUA e certamente foi trazido por alguma companhia aérea para rebocar os aviões. Talvez seus últimos dias foram em algum ferro velho, após ser leiloado, porque não se tem notícia do mesmo em alguma coleção, ou algum museu aqui no Brasil.

- Curiosidade enviada pelo amigo e leitor do blog sr. Winter:  Em 1950, Harry A. Lowther Co., apareceu com esse trator, usando uma embreagem com fluido de óleo, fabricado pela Chrysler, chamado Gyrol Fluid Drive, que permitia o uso da potência do motor de forma gradual. (Daí o uso para mover aviões no pátio em aeroportos).

- As fotos datam de 19 de outubro de 1960 e vieram da página do Facebook - Campinas de Antigamente.



- Nesta foto, populares durante a cerimônia de inauguração do Viracopos. Ao fundo, fileira de grandes máquinas utilizadas na terraplenagem e construção da pista do aeroporto. 


2 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Aqui em Porto Alegre tem uns Valmet/Valtra sendo usados em atividades aeroportuárias. Cheguei a fotografar um acoplado a um cambão usado para rebocar aviões recentemente.

Daniel S. de Araujo disse...

Essa foto tem duas raridades...o trator e o Boeing 707-441 PP-VJB que voou muito pouco pois foi logo perdido em acidente.