terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relíquias do Brasil - Parte I - Unitrak

- Quando comecei a escrever as postagens neste blog, uma de minhas ideias foi falar a respeito dos tratores antigos mais raros encontrados em nosso país. O objetivo era tentar encontrar mais modelos espalhados Brasil afora. Para isso escrevi esta postagem: Relíquias do Brasil

- Depois de mais de três anos, muita informação nova foi aparecendo, e muitas novas relíquias também. Resolvi começar a reescrever esta postagem sobre as relíquias do nosso Brasil em partes, e, em cada uma delas, falarei particularmente de apenas um trator. Assim que já tiver reescrito todos os tratores da postagem atual, apagarei a mesma e continuarei dai em diante com novidades. Lembrando que reescreverei sobre todos, mas sempre atualizando e colocando novas informações.

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

Relíquias do nosso Brasil - Metallwerke Creussen modelo Unitrak


- O trator Unitrak é fabricado pela Metallwerke Creussen. Até mesmo na europa é difícil encontrar informação sobre ele. Provavelmente é mais um daqueles tratores que foram produzidos por fundições que aproveitavam sobras de material militar pós guerra. 

- É um trator pequeno, de um cilindro a diesel e refrigerado a ar. O que mais o diferencia são suas três rodas, sendo que as duas motoras vão à frente e a roda guia pequena fica atrás. Certamente um trator desenvolvido para pequenas propriedades e serviços de culturas pequenas, hortaliças e ou legumes, por ser pequeno e leve, era ágil e fácil de manobrar.

- No Brasil, existe um exemplar desse trator no Museu ASCOMAR de Máquinas Agrícolas de Maracaju - MSPelo que me informaram este trator do Museu Ascomar foi negociado no estado do Paraná. O outro modelo encontrei a foto na internet há algum tempo, e podemos ver que ele está em alguma exposição agrícola em Chapadão do Sul - MS. Os dois modelos que temos conhecimento estão hoje no Mato Grosso do Sul e podem ter alguma ligação em sua vinda para o país. Levando em consideração que esta marca deve ter produzido poucas unidades, além da possibilidade de que possa ter sido a mesma pessoa que os trouxe para o Brasil.




5 comentários:

Anônimo disse...

Lucas, só você mesmo tem competência para um projeto destes. Mais uma vez, parabéns. Ricardo.

Vendedor Chevrolet disse...

Preciso de ajuda, alguém sabe me falar de que epóca ou ano é esse teste de bomba injetora de oleo diesel e quanto valer$?

wilbar250.blogspot.com as fotos estão neste site

Anônimo disse...

ola, navegando na net achei algumas marcas os tratores como lamborghini, ferrari, landini, e o brasileiro agrale, pensei que talveis fosse do seu interesse,e gostaria de ve los aqui no seu blog. Fica ai a dica
Parabens pelo blog muito bom mesmo...

Unknown disse...

OLÁ, MEU IRMÃO TEM UM TRATOR DA MARCA UNITRAK DE 1933.E ESTÁ FUNCIONADO É A DIESEL.SABE ME DIZER QUAL O VALOR DESTA MARCA?

Unknown disse...

OLÁ.VENDO UM TRATOR UNITRAK A DIESEL,FUNCIONANDO.R$25.0000,00.INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO.(12)991261580.MÁRCIA.