terça-feira, 22 de maio de 2012

Fotos Antigas: Tratores construindo estradas na década de 40

- O amigo e leitor do blog, sr. Raul dos Santos, me enviou estas quatro fotos antigas! São fotos da época em que seu pai trabalhava com as máquinas que aparecem nas fotos, e em um período que as mesmas ainda não eram tão comum, início da década de 40!

- Segundo a descrição do próprio Raul, seu pai trabalhou no DNER (antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem) no período de 1941 a 1944, em seguida trabalhou nas empresas Th. Marinho de Andrade e Carmago Correa no período de 1945 a 1948, um dos cargos foi como Tornapullista (onde operava os scrapers motorizados Tornapull da Le Torneau). E, de 1948 a 1950, trabalhou na S.T.E.R. como tratorista. As fotos nos remetem a esse período, só não se consegue identificar o ano exato das mesmas.

- O Raul data as fotos como sendo de outubro de 1946, época em que seu pai trabalhava como encarregado de campo na Th. Marinho de Andrade. Nesta época ele gozou férias e aproveitou para registrar as imagens. Detalhe que o pai de Raul aparece nas fotos de terno, traje incomum para um dia de trabalho, o que ajuda a identificar o período de registro das mesmas.

- Nesta primeira foto um enorme e bem antigo trator de esteiras International TD-18 A. O mesmo pode ser identificado pelas duas saídas de escapamento que tinha para o motor de seis cilindros diesel. A máquina era do modelo mais antigo, pois utilizava o sistema de cabos de aço para o levante da lâmina. Na foto o pai de Raul opera o trator enquanto algumas crianças brincam a sua volta. O ano era 1952.



- Nas fotos seguintes podemos indentificar algumas esteiras Caterpillar (pela frente do radiador), e os demais praticamente não consegui identificar. Podem ser também International, Allis Chalmers ou Oliver Cletrac. Nas três fotos os tratores rebocando os scrapers para abertura das estradas de rodagem. E na última foto o barracão da "oficina", ou garagem do maquinário.





2 comentários:

João Silvio disse...

Fotos maravilhosas. Parabéns.

Anônimo disse...

Cara que fotos maravilhosas,, me levou a uma nostalgia doce e maravilhosa da minha infância quando meu também trabalhava na decada de 60 com D9 e 621,627, scrapers pela compahia de terra planagem contek. Rodamos o brasil todo. O nome dele é Thomaz hoje com 80 anos. Meu email : elcioalvesdelima@hotmail.com