quarta-feira, 29 de abril de 2009

História: CBT - Companhia Brasileira de Tratores

- Trecho de artigo escrito por Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, retirado do site Planeta Sustentável onde ao falar sobre o agronegócio brasileiro cita um trecho sobre a CBT - Companhia Brasileira de Tratores:

"Pode-se destacar um símbolo inicial da história, tardia, do agronegócio brasileiro: somente em 1959 nasce, no interior paulista, o trator da CBT, a Companhia Brasileira de Tratores. A tecnologia nacional ajuda a abrir as fronteiras da agropecuária, imperando por cerca de 20 anos. Mas já na década de 1980 as grandes multinacionais passam a dominar o mercado de máquinas agrícolas. A CBT abre falência."

- A história dos tratores CBT é longa. No Brasil, começaram a ser vendidos como tratores Oliver, os quais eram montados no Brasil pela então "futura" CBT - Companhia Brasileira de Tratores. Aos poucos, começam a surgir os tratores Oliver - CBT, montados aqui, já com bastante peças fabricadas no Brasil ou pela própria CBT.





- Anos depois os tratores passam a se chamar somente CBT, e prevalecem no mercado até o final dos anos 80 e início dos anos 90. Infelizmente a política nacional não conseguiu manter um produto de boa qualidade fabricado aqui mesmo, prova disso é a resistência dos CBT´s até hoje fazendo com que possamos ver os tratores da marca trabalhando por todo Brasil!



- Imagens: Acervo particular.

102 comentários:

Anônimo disse...

Para manter a história da industria nacional, resolver problemas de soluções mecanicas e demais assuntos relacionados com a CBT abri uma lista de discussão.
Afinal ainda tenho um CBT 2600 funcionando, mesmo depois de quase 15 anos do fechamento da fabrica.

cbt-tratores@yahoo.com.br

trajanomelo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

possuo 2 cbt 8060 e um 8240 todos funcionando em otimo estado ,, tambem possuo fotos antigas dos cbt catalogos etc..

Tratores Antigos disse...

Por favor, vocês que deixam algum comentário escrito, deixem um email para resposta, ou me enviem um, caso contrário não consigo responder a vocês.
Att
Lucas

Anônimo disse...

Panto arroz no RS e Tenho um 8060,2105 e um 2600 faz um ano que procuro sobre a historia dessa empresa e nunca achei nada em relção, queria
ver se alguem teria algo mais e se puder fotos de catalogos.
obrigado

José disse...

O trator Oliver 950 era na cor verde?

Tratores Antigos disse...

Olá José. Provavelmente os tratores Oliver 950 eram sim na cor verde. Aliás verde predominante a alguns detalhes brancos, como grades e rodas.

kinthen disse...

tenho um trator cbt 8440, e ele está derramando oleo pela tampa, quero saber onde fica o suspiro, pois ele deve estar entupido, e não consigo achá-lo

Anônimo disse...

Olá pessoal, meu nome e jaime e tive a oportunidade de pilotar um cbt 2105. Tirando os freios,o trator e muito bom para o trabalho. infelizmente as marcas 100% nacional não mais existem. Se tiverem o catalago dos cbts, por favor envie ao meu e-mail
jaime_pinheiro1@yahoo.com.br.

Unknown disse...

tenho dois cbt 8060 1994 e1995 os dois com motores om366 126 cv mercedes ambos 4-4 dos ultimos e tambem possuo fotos antigas e mais um 8240 meu email e ricardao.b@hotmail.com

Unknown disse...

mandei a foto do oliver 950 o comeco da cbt ,poderia publicala no seu site,,,,,

Carlos Garcia disse...

Por favor, preciso de ajuda para a montagem de uma pá carregadeira CBT. Será que alguem sabe se existe ainda manual que me auxilie nesta montagem.

Grato

Carlos Garcia
Duque de Caxias/RJ
(cgcampo@bol.com.br)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Complementando a mensagem anterior, o modelo é 2105.
Grato
Carlos Garcia

daniel maximiliano ruy disse...

pra quem conheçe mecanica a fundo sabe a superioridade dos tratores da marca simples e resistente de facil manuteçao e preços muito abaixo do mercado!
tenho um 2105 todo modificado, traçao e outros.. parabens pela reportagem

Anônimo disse...

Ola amigos... tenho um trator Oliver não sei muito bem o modelo, é bem antigo nele esta escrito OLIVER 66. a ultima vez que funcionou foi a uns 8 anos atrás,queria ideia de preço pois talves vou vende-lo!
Abraços
Renan Pencinato RJ
renan_set@hotmail.com

Unknown disse...

Ola colegas eu tenho dois CBTs um 2070 e um 2105, ambos com motor merceds bens e duas alavancas, esse ultimo é esselente força e economia, nao da problemas facil, parabens pelo site.

Braulino Junior
Paraiso do Tocantins

Everton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Everton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Everton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Everton disse...

Olá, meu pai possui um trator CBT 2105, adaptado com um carregador.
A montagem ficou muito boa, tanto a máquina quanto o trator correspondem com o esperado.O problema é que,onde moro, as regiões que possuem o reflorestamento de pinus é de terreno muito acidentado, deixando o trabalho com essa máquina difícil e perigoso, já que, mesmo feito algumas modificações nele, pondo freios, não deu certo.Os freios não seguram o trator, o que muitas vezes nos impedem de aceitar algum trabalho com a máquina...
Alguêm sabe de um sistema de freio que já deu certo nesse tipo de trator???
Obrigado!!!
email: evertoncastro12@gmail.com

Eduardo Farias disse...

Boa Noite ei tenho um CBT 1105 em otimo estado sou produtor de leite no interior de São Paulo das Missões no RS, estou adquirindo outro pois este tratoe não da problema e faz tudo que os outro fazem.
Eduardo Farias

andre disse...

boa tarde a todos, já trabalhei mais de 10 anos em fazenda plantando e colhendo na maioria destes 10 anos com cbt, eu adoro cbt principalmente por causa do sistema de cambio.os freios pra que? se vocẽ sabe trabalhar não prescisa.
quando eu me tornar milionario e isto vai acontecer em breve, vou rativar a marca e voltar a fabricar cbt, claro que dentro das exigencias do mercado né. já tenho até algumas idéias na cabeça. pode ate ser sonho meu, mas se deus permitir ele vai se realizar alias prescisamos de mais informaçoes sobre a cbt.

www.3gandredelphi.blogspot.com

andre disse...

esqueci de dizer minha fabrica sera em peabiru parana.

Anônimo disse...

Eu tenho 2 cbts o 8060 4x2 e o 8440 e dirijo os dois mas um o freio nao pega entao deixo ele no ponto morto para freiar e o 8060 ta sem freio de mao entao deix ele engatado quando esta em um barranco
flw
Ass: Thiago Yuji 13 anos!!

RICARDO AUGUSTO disse...

CAROS COLEGAS DONOS DE CBT. AOS QUE PERGUNTAM SOBRE SOLUÇÕES PARA O SISTEMA DE FREIOS.PODE SE USAR UM SISTEMA SEMELHANTE AOS CAMINHÕES CATERPILLAR E KOMATSU. USAM - SE SISTEMA MULTI - DISCOS BANHADOS À ÓLEO. É NESCESSARIO PORÉM DISTANCIAR AS RODAS. PODE - SE ADAPTAR SITEMAS MULTI - EMBREAGEM PARA FAZER O SISTEMA DE FREIOS.

neri disse...

ola tenho um cbt 2070 ano 78 motor prk estou com ele a 10 anos ele e pou para toda obra a cada ano gosto mais da marca cbt a mecanica muito simples eu sou o mecanico dele em breve vou atras de um cbt 8450 e meu sonho mas naõ vou vender o meu 2070 ele ja deu muito lucro para mim

Anônimo disse...

É realmente um excelente trator. Já tive a oportunidade de trabalhar em CBT's 1020, 1090, 1090A, 1105, 2105, 2600 e posso dizer que para preparo de solo não existe melhor. Só não é muito bom para arroz irrigado porque é um trator muito baixo.

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal.
Eu tenho em CBT 2105 ano 77 e quero colocar rodado duplo nele,pois ele esta patinando muito nas ladeiras puxando uma plantadeira 9 linhas, por causa da palha no solo. Fui procurar um mecanico que trabalha com CBT e ele me disse que não se deve colocar rodado duplo no CBT pois estraga as engrenagens da caixa e difencial. Solicito se alguem souber algo sobre isso ou se pode colocar o rodado duplo no CBT me mande ma mensagem, meu email é tesselecasarin@hotmail.com . Desde já agradeço a colaboração pois minha plantadeira é nova e eu não quero vender o meu trator que nta em excelente estado.

Anônimo disse...

um cbt 8060 duplado ficou swou de bola
fis ele em maripa perto de palotina na agricola maripa ,,pr

Anônimo disse...

voces que tem 2,3 CBT ainda tem cabelos na cabeça? os meus seforam com apenas 1 CBT;

Anônimo disse...

meu amigo se voce tivesse cbt 8060 tracado se ja mais falaria mal ,, por que na existe trator mais resistente que ele ,, simplesmente fantastico,,

Edson B. Vidal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson B. Vidal disse...

A CBT - Cia Brasileira de Tratores, tinham como acionistas as Indústrias Pereira Lopes, além da Oliver Corporation e Mesbla S.A., que organizaram a empresa, com um capital inicial de 20 milhões de cruzeiros, podendo ser elevado para 1 bilhão, dos quais US$ 700 mil constituídos no investimento estrangeiro trazido na forma de máquinaria americana da Oliver.

Para a fabricação amigo, a empresa construiu sua fábrica em São Carlos, numa área de 450 mil m², tendo 17 mil m² cobertos e planejava até 1961, construir 4 grupos de pavilhões de 66 mil m² cada.

A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.

O OLIVER 950 era um trator de potência de 75 hp com 1800 rpm e 65 hp na barra de tração, motor Perkins Diesel, 6 cilindros, 4 tempos, arrefecimento sob pressão, lubificação forçada,regulador centrífugo de velocidade.

Ele tinha 06 marchas à frente e 02 à ré. Sistema elétrico de 12 volts, motor elétrico de arranque direto no Diesel, 02 faróis diateiros e traseiros.

Destacam-se também: 4000 kg de peso operacional, comprimento total de 3,61m; largura de 3,15m; altura de 1,85m e distância entre eixos de 2,03m.

Na área de construção, a empresa fornecia as pás-carregadeiras sobre esteiras, modelos OC-126 e OC-156.

Lembranças boas que valem recordar. Um forte abraço amigo.

Anônimo disse...

rodado duplo;Caro Amigo,bom dia!

Com referencia a colocação de rodado duplo em vosso trator,pode
acontecer de sobrecarregar as engrenagens, mas voce deve ter uma tampa
que é conhecida ; tampa do diferencial reforçada,isto é,não permite
que as engrenagens desalinhem.
espero ter colaborado,valdemir

Anônimo disse...

Tenho 1 cbt 1000, e 1 cbt 8240, que estao em otimo estado. Trabalho com os dois, e os freios sao bons, nessecitam apenas de regulagens ocosionalmente. O cbt 1000 tem ate direcao hidraulica.

Anônimo disse...

Prezados:
Preciso comprar um CBT 8060 tracionado,sem lãmina frontal, motor mercedes, em bom estado de conservação, de preferencia fabricado após 1990, no Rio Grande do Sul. Contato:jerfersonvargas@gmail.com

fernando disse...

Preciso do manual de serviço do cbt 2105
Onde poss conseguir

fernando disse...

fiz uma pergunta sobre o manual de serviço do cbt 2105 mas esqueci de deixar o e mail ferreirinha2007@yahoo.com.br

Aurea disse...

SR

SERA QUE PODERIA ME AUXILIAR

TRABALHEI NA CBT EM 1966 A 1967 1968
ESTOU TENTANDO ME APOSENTAR
TEM CONTATO DE PROCURADOR OU REPRESENTANTE PARA ESTE CASO.
TRABALHEI NA EDIFICIO ITALIA
MEU NOME
LEIDE MATSUNAKA
TELEFONE 067-92090359-33686589
HOJE DIA 3/4/11 ESTOU EM SP TELEFONE 011-38770851 SE PUDER ME MANDE EMAIL
LEIDEMATSUNAKA@HOTAMAIL.COM
GRATA

Unknown disse...

Olá hoje encontrei um modelo de CBT,1020 aqui no Paraná...gostaria de saber se alguém conhece sobre esse modelo??? Tenho fotos,f100v81973@hotmail.com

Heleno disse...

Tenho un 8440 comprei a 1ano todos riran de mi cuando comprei agora estou reformando ele inteiro bomba. Comando duplo, injetora e bicos, pintura, pneus, banco. E estou fabricando gabina pra ele toda parte eletrica detalhe por detalhe todo originalsinho so que ja deu pros que riran se cosarran de mi cuando comprei agora estou reformando ele inteiro bomba. Comando duplo, injetora e bicos, pintura, pneus, banco. E estou fabricando gabina pra ele toda parte eletrica detalhe por detalhe todo originalsinho so que ja deu pros que riran se cosar

Anônimo disse...

O grande problema da CBT foi a verticalização da linha de produção. Eles produziam praticamente todas as peças do trator e em boa parte das vezes até a máquina que fabricava as peças, isso tornava o custo de produção muito oneroso e dessa forma não existia a possibilidade de concorrer com as montadoras estrangeiras.

Anônimo disse...

temos 09 CBT sendo 05 8060 4x4 03 8440 e 01 1105 todos sao otimos os 8060 eu uso para plantar eles pucham plantadeiras de 12 linhas todos 8060 sao turbinados pucham grade intermediaria de 24x28 discos gosto muito dos nossos CBT nao vendemos nenhum inclusive estou comprando mais 01 8060 meu email osmair_firmino@hotmail.com caldas novas goias

Ademir Soares disse...

Tenho 40 anos, qundo tinha 7 anos vi o primeiro trator "ZERO" que eram CBT 2105, acostumado com os outros da mesma marca com pararalamas redondos em 1978 quando chegou à onde eu morava esse modelo novo com paralamas quadrados, lanternas vermelhas era o trator mais bonito da época. Até hoje sou fã do CBT.

Anônimo disse...

gostaria de saber quantos cv tem un cbt 2500

PONTE PRETA disse...

Grandes amigos. tambem tive o prazer em pilotar um 1105 em meus 20 anos o bruto rastava uma grsde rome de 20 disco na quarta marcha,era um prazer olhar para traz e ver a terra tombando que SAUDADES!! Hoje infelismente aqui na minha regiao o eucalipto tomou conta de tudo.Mas ainda tenho esperança em comprar um 2105 se DEUS QUIZER! Sobre a duvida do amigo sobre os freios,sugiro que coloque um sistema de freio a AR usado em caminhoes e onibus . com certeza da certo ja vi em tratores que trabalhan em area acidentada florestal;realmente o freio do CBT e horrivel.Espero ter ajudado o amigo; Abraços Ponte PRETA!

Anônimo disse...

meu nome é felipe, sou agricultor no paraguai, tenho 4 CBT do modelo 8060 4x4, , comprei no brasil antigamente, 1 do ano 90, 2 do ano 91 e 1 do ano 93 . ótimos tratores, estao trabalhando ate hj, nao tirando o defeito do freio nao tenho nem uma reclamacao, ambos com o ótimo motor mercedes, quero saber uma coisa, eu sei q o ultimo q comprei é com 125 hp, e os outros ? e-mail, pipe_escher@hotmail.com

Anônimo disse...

Srs. gostaria de receber manual de operação do CBT 2105, em PDF. 0 modelo que estou referindo e o com a caixa de marchas com uma alavanca, fazendo baixa e alta, ok? Favor enviar resposta para e-mail: durvalino@construtoraalmeidacosta.com.br.

grato.

Jerferson Vargas disse...

Jerferson Vargas
Olá Pessoal: consegui adquirir um CBT 8060, 4x2 ano 1988, muito conservado, com freio original, hidráulico, TDF, comando,direção hidrostática, caixa alta e baixa, etc. Excelente trator, estou pensando em duplar o rodado traseiro e tenho uma lâmina frontal para colocar nele. Preciso do manual de operações, se alguém puder informar onde consigo? Contato jerfersonvargas@gmail.com Dom Pedrito - RS Tchê!!

michel disse...

estou pensando em adquirir um cbt 2080, gostaria de saber o q os senhores acham sobre ele,sou marinheiro de primeira viagem, estou em duvida entre esse cbt 2080 que esta em bom estado e um vakmet 85 id. muito obrigado pela atençao.

Rafael Vefago disse...

Rapaz, se falar mal em CBT lá em casa dá briga. Meu pai ainda guarda com muito orgulho uma pequena placa com os dizeres: "O maior vendedor de tratores CBT de 1986". Pode ser que tenha deixado muita gente careca, como li nos posts acima, mas conheço uma dezena de grandes empresários que aprenderam a trabalhar no caminho dos produtos CBT. Pena que a história seja hoje tão esquecida. Um museu da marca cairia bem.

Anônimo disse...

amigos tenho 2 cbt um 8060 e um 1105 não esiste trator de mecanica igual a estes e robustos pena que não fabricam mais

Anônimo disse...

que adilma envestisse novamente em tratores brasileiros que voltasse a fabricar novamente os tratores cbt abrçs

daniel disse...

caros amigos que gostem de cbt,estava lendo o comentario que o amigo ficou careca com um cbt,eu tenho um 8060traçado 1989 até hoje fis uma embreaje só,não tro por trator nenhun trator e cbt

Anônimo disse...

meu avo istalou num cbt 1105 freio banho de oleo e ficou um espetaculo

Anônimo disse...

meu avo istalou num cbt 1105 freio banho de oleo e ficou um espetaculo

Anônimo disse...

eu tenho 13 anos e ja dirigi um cbt 1105 com freio abanho de oleo

ricardo disse...

amigos gostaria que os antigos donos da cbt lessem esse comentario que escrevi teria uma possibilidade de voltaren os tratores cbt no mercado,fasen muita falta os tratores cbt,pensou hoje cada trator que não teria,abraços de uma pessoa que é fã dos tratores cbt

S.Lederman disse...

Olá todos os apaixonados pelo TRATOR CBT: Tenho vários amigos que trabalharam na extinta CBT, e que até hojê se reunem para falar sobre essa grande empresa que parou suas atividades por má administração do proprietário. Faliu em 1996, na cidade de São Carlos/SP. Mas, caso precisem de algo, entrem em contato por email garanto que encontrarei alguém que possa ajudá-los. Valeu pessoal. s.lederman@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA PESSOAL DO CBT, TENHO UM CBT 8450 4X4, MOTOR MWM 229 TURBO, TRAÇÃO ZF 4 CASTANHA, LAMINA BALDAN TODO ORIGINAL, JÁ POSSUÍ TAMBEM CBT 2105, 8440 E OUTRO 8450, SÃO EXCELENTES, RESISTENTES E DE FACIL MECANICA ALEM DE SEREM ECONOMICOS E AQUENTA O TRANCO PESADO, DE TODOS QUE EXISTEM QUEM TEM UM CBT 8450 JAMAIS VENDERIA, SÓ FABRICARAM 200 UNIDADES, O MEU TEM FREIO A OLEO.

Anônimo disse...

ola.... preciso de informação conheço uma pessoa que trabalhou na CBT a alguns anos atras e na época pediu demissão, sendo assim o FGTS dele ficou retido, hoje ele pode sacar esse FGTS por estar a mais de três anos consecutivo sem registro em carteira, mas para isso ele precisa ter copia do termo de rescisão de contrato. se alguém souber informar a onde podemos solicitar essa copia entre em contato elys426@hotmail.com pois como a empresa faliu nao temos ideia de onde procurar

Anônimo disse...

amigos gosto muito dos tratores cbt gostaria se alguem tiver fotos dos tratores cbt quando saiu na época envie no meu emeio danielvitorazo@hotmail.com obrigado

osmair firmino disse...

TENHO 3 CBT SENDO 1 8440 ANO 84 2 8060 1 E ANO 90 TURBO 4X4 MOTOR 352E O OUTRO 8060 E 93 TURBO 4X4 MOTOR 366 TRABALHO COM ELES COM GRADE DE 24X28 E PLANTA COM PLANTADEIRA JUMIL 12 LINHA TODOS TEM FREIO TANTO DE MAO COMO DE PE O 8060 93 E FREIO BANHO A OLEO OSMAIR FIRMINO CALDAS NOVAS GOIAS

Humberto disse...

Possuo um CBT 1105 e quero instalar uma tomada de força nele. Se alguem souber onde tem me contate. Email hjfabricio@uol.com.br com Humberto

Alucinantes disse...

Gostaria de ver uma ou mais fotos dos primeiros CBT que eram na cor verde,pois sairão na mesma cor dos OLIVER, seu antecessor,, cheguei a ver dois em 1970 de uma empresa chamada SOCIEDADE CONSTRUTORA TRIANGULO,,Sei que os dois primeiros anos 1969 e 1970 vieram na cor verde ABRS.



jonas disse...

tenho um trator cbt 8440,mas nao troco por nenhun outro trator,peguei ele usado,mas nao me encomodei com nada,só coloqui turbo,ficou respeitado na forsa,corto silage em terceira,com uma jf 12 faca,muito bom

Anônimo disse...

Estou a procura do manual de servico completo do trator 8060 4x4 se alguem puder me informar onde encontro ficarei muito grato meu hmail e robert_tavares_souza@hotmail.com . Agurdo o contato de alguem que possa me ajudar. Obrigado.

Anônimo disse...

Ola amigos.
Estou a procura do manual de serviço completo do trator CBT 2105 e 1105 se alguém puder me informar onde encontro ficarei muito grato meu hmail e fernandoematel@hotmail.com . Aguardo o contato de alguém que possa me ajudar. Obrigado.
Fernando

Unknown disse...

senhores, tenho trator CBT 8440 que tenho muito apreço por ele, só que agora deu um problema que já estou a 105 dias sem trabalhar com minha maquina, ele está sem direção já troquei a bomba da direção hidraulica, já coloquei 4 hidrostaticas novas e todas só da direção para um lado, será que alguem pode me ajudar a resolver este problema. Manuel(manuels.lopes@gmail.com

Anônimo disse...

Se alguem poder me irformar, gostaria de saber informaçoes sobre o 8060 e o 8260, mais precisamente sobre freios, a partir de q ano o freio é a oleo, e qual tração é melhor, a de 4 castanhas ou 3 castanhas?

Jeferson disse...

Tenho um 1105 para vender.. jefo_batista@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber se a tomada de força do cbt 8440 é boa ?? e se ele é um bom trator para fazer silagem com a ensiladeira ??

joao.l.silva@raizen.com

Unknown disse...

cbt muito bom trator, eu tenho um 8440 tem 22 anos que tenho ele e nunca deu problema nem na caixa e nem no diferencial, o motor já fis uma 4 vezes; Mais o causo da cbt foi o mesmo que aconteceu com a metal leve o governo nâo deu financiamento e obrigou a vender pra outra empresa no caso da metal leve vendeu pra malhe, a cbt foi obrigada a vender john deere, pois essas empresas compraram o presidente Fernando enrique cardoso esse era o tipo de corrupção que ele usava.

Anônimo disse...

Boa Noite.
Possuo um CBT 8060 Simples, desejo adaptar eixo dianteiro com tração.
Alguem tem alguma sugestão?
Agradeço.
Att: Andrei

Unknown disse...

ola. tenho paixão por tratores e maquinas pesadas. e gostaria de saber se alguém tem um manual de CBT. tenho interesse em conhecer mais sobre esta relíquia brasileira. sua mecânica. em especial motor e caixa de cambio. pois são muitos os mitos sobre ele. e sua operação. também podem mandar informações sobre como operar ele. OBG
e-mail: braulio1982@gmail.com

Unknown disse...

Tenho um CBT 8240, um ecelente trator, pena uma fabrica pioneira no ramo de fabricação de tratores brasileiros ter parado de fabricar, deveria voltar assim como voltaram o fusca

Unknown disse...

Se alguem tiver manual do CBT 8240 pra me mandar eu agradeço.
Email andregbarbosa78@gmail.com

Anônimo disse...

Manual como são as marchas trator CBT 2105 duas Caixa

Anônimo disse...

Meu pai tem um CBT 8440,um ecelente trator,adaptemo uma gabina nele i ficou muito bom

Unknown disse...

como e as macha cbt 2 alavanca

Ricardo disse...

ricrdo luis eu tenho um trator cbt 1090a 1975a ele esta comigo a 35 anos vivo trabalhando

Ricardo disse...

e um bom trator mais nao esta tendo mais peças para ele motor perkins eu gosto muito agui os mecanicos agui onde eu moro nao gueren trabalhar com eses motores mas mesmo asim eu continuo trabalhando con ele porgue eu gosto dos motores perkis eu vo conservar o tratror cbt ainda por muitos anos pois ele ja fais parte da minha vida eu moro em porangatu goias

Evandro Garcia disse...

Por quanto consigo comprar um conjunto de lâmina mais o hidráulica para um CBT 2105 ?
Desde já agradeço pela atenção.
Ou se alguém tiver pra vender ?
evan.garcia@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Alguem sabe onde posso encontrar um manual do Trator CBT 1000.
se alguem poderia postar para mim no email ficaria grato.
efooshang@hotmail.com

Décio disse...

Alguém sabe informar se posso colocar tomada de força e hidráulico traseiro no cbt 1105?
agronatu.br@gmail.com

Unknown disse...

Se conseguiu pode me mandar? Jaligeirin@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde!

Tenho a venda, CBT 2600 4x4, que é uma raridade, apenas 3700 horas de uso, muito novo! Interessados (19) 97124.9593 ou mabrigatti86@gmail.com

Unknown disse...

Esse modelo saiu de fábrica co. Motor MWM D229. O suspiro do motor fica logo acima da polia do motor, ao lado do alternador na tampa dianteira do motor

Alisson disse...

Boa noite! Preciso do manual do câmbio cbt 8240, quem tiver se puder me enviar por e-mail, agradeço alisson_fandrade@hotmail.com

Unknown disse...

Já tive um cbt 1000 e 2 2105. Somando da mais de 26 anos com esses tratores. Desmatamentos, represas, estradas abertas,muitos e muitos serviços feitos com cbt. Passei sustos por falta de freio. Pois uso a lâmina. Mas mesmo assim. Não fico sem cbt. Existem muitos videos no YouTube. Da para ver a força da máquina. Pois cbt. Tem chassis. Aguenta desmatar,tive um 95x e 85x tb. Com lâmina. Não aguenta desmatar. Quebra muito.pena q não dias de hoje. Fabricam tratores com muito plástico. Não fazem o serviço do cbt

Anônimo disse...

Tenho 1 CBT 1065, ano 73, um Senhor de 48 anos trabalhando diariamente com muito vigor.
jonasbarroso@gmail.com

Anônimo disse...

Você teria o manual do cbt 8240, quanto custaria, para você me enviar as imagens em pdf do mesmo, laerciogv2@outlook.com

Anônimo disse...

Peguei de herança um cbt 2105 do meu avô,todo remendado de solda a lâmima super tatu com boma superdimensionada, mas firme e forte, o motor mercedes 6 cilindros ronca com gosto até hoje depois de muitos desaforos sofridos, diesel ruim, agua suja, superaquecimento, o chassis inteiro depois de desmatar praticamente centenas de hectares. É um trator muito perigoso, estou revisando ele e não sei se vendo ou fico com ele, colocando freio a óleo, muita gente já morrereu nessas máquinas.

Unknown disse...

Tenho um CBT 4x2, ano 1994, motor OM 366. Gostaria de saber se alguém tem o manual do proprietário do 8060 OM 366. Quero saber quantos CV tem esse modelo. wanderleycamargopp@gmail.com

Marcelo rangel disse...

Tenho um cbt 1105 Estou procurando um trator 2070 ou 2080 algum sabe de um que esteja em bom estado de conservação. Meu email marcelo.rangel87069@gmail.com

Unknown disse...

Estou comprando um cbt 2600, pela manutenção barata e pelo preço do próprio trator um similar com a mesma potentencia de uma outra marca custa no mínimo o dobro, seray que estou fazendo o certo

Unknown disse...

Bom dia parabéns pelo site. Muito bom saber mais sobre o CBT a lenda. Em breve pretendo adquirir um CBT 2600 acho uma máquina incrível. Preciso saber se possível onde encontrar os braços completo do levante hidráulico e a tdp tomada de força. Obrigado.

Unknown disse...

Boa noite estou olhando um cbt 8060 vi que vc tem um quero ele para colocar na plantadeira 8 linha e para colocar no graneleiro vc me recomendaria ele?

Assis disse...

Uma triste historia da industria nacional que nunca teve apoio, e até hoje sofre com o pouco interesse em investir na ciência e na educação.
Empresas como a CBT, a Panair entre tantas outras conseguiram estabelecer produtos com qualidade, mas sofreram os efeitos de uma mentalidade terceiromundista no trato com as coisas nacionais.

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre cbt 6357 perkins
Fixa técnica e manual
Recebi um de herança e estamos tendo um pouco de dificuldade para dar manutenção gostaria dessas informações
Meu e-mail
Redefeitosa@gmail.com

Anônimo disse...

Sou José Sobrinho, Pará. Tenho um motor MWM, trabalhando, muito bom

Anônimo disse...

Nosso trator é o 8240, excelente.