segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Fotos Antigas: Fordson F em Paraty - RJ

- Curiosa fotografia de um trator Fordson model F enviada pelo sr. Luiz Prior. Na imagem podemos ver o trator que pertencia ao Sr. Oliveiros dos Santos Prior, imigrante português que possuía uma serraria na cidade de Paraty - Rio de Janeiro.

- E é por essa informação da serraria que fica a curiosidade! Inicialmente, ao ver a foto, imaginei que as rodas dianteiras teriam sido enchidas com concreto para dar peso de acordo com algum tipo de serviço executado. Porém olhando mais atentamente, fica claro que as rodas dianteiras do trator foram feitas de madeira! 

- Em cima do banco ainda podemos ver a correia que tocava as máquinas da serraria. Fica somente agora a curiosidade e imaginação livre para sabermos o por que o Sr. Prior fez naquela época um Fordson wood wheels!

2 comentários:

Prof. Chico disse...

Maravilha!

Luiz Prior disse...

Grato meu amigo! Meu pai ainda é vivo e sempre nos conta muitas novidades. Lembro-me bem da serraria, das correias "batendo palmas" entre si, das polias feitas de madeira. Sim... as rodas do trator eram de madeira e foi meu pai quem as fez. A serra também foi fabricada por eles mesmos. Era vertical e tocada à água. Saudades daquela época boa.