- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto
outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o
Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente
da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos
tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos
americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram
os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.
- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas
atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter
passado de dezenas de unidades, ou menos.
- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de
alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por
algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira
com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala"
pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.
Relíquias do nosso Brasil - Orenstein & Koppel - O&K
- Esta é uma marca alemã, muito famosa na Europa pela produção de lomotivas e outras máquinas pesadas. Provavelmente foi uma grande empresa que
ampliou sua linha de produção e chegou a produzir alguns modelos de tratores, tanto para uso agrícola, como também para outras atividades.
- O trator da foto abaixo se
encontra no museu de tratores da empresa Agromen em Orlândia-SP. É um bicilíndrico em V a diesel. O museu possui também outro exemplar O&K. Este, mesmo sendo um trator, está mais para uso industrial, pois possui um enorme tanque de ar com compressor. Resta saber se houve representante dessa marca no país, porque são poucos os tratores que se tem conhecimento da O&K no Brasil.
2 comentários:
Na década de 50, temos a INTIMEX Indústria e Comércio S/A (cf. anúncios de 1951 a 1953), a TEMIL S/A Máquinas para Indústria e Lavoura (cf. anúncio de 1955), a IMTEC – Importadora e Técnica S/A (cf. anúncio de 1957).
Existem outros dados históricos de O&K no mercado brasileiro: locomotivas, escavadeiras, dragas, material ferroviário e decauville.
Heavy Machinery Museum
meu pai tinha um O&K ele dizia que este trator é alemão e foi fabricado para o exército utilizado na segunda guerra da alemanha com finalidade de rebocar artefatos bélicos veio pouas unidades para o brasil em torno 250 unidades não como de venda mas sim como divida de guerra era usados . motor de 45 cv diesel 5 marchas e uma ré pesa 2.6tn era equipado com capota de lona e para brisa
Postar um comentário