- Recentemente descobri a página Memória da Aviação no Brasil, no Facebook. Nos meses a seguir irei publicar algumas fotos muito interessantes que encontrei por lá. Iniciei com a postagem do International Orchard e o B-17 e hoje publico duas fotos onde tratores Hanomag aparecem junto aos enormes aviões de passageiros da época!
- Nesta primeira foto o avião Super Constellation Intercontinental com um trator Hanomag ao fundo, e o carro de apoio da Varig. Esta foto foi tirada no aeroporto de Porto Alegre - RS.
- Neste belo registro um Hanomag talvez modelo R45 ou 55 reboca o avião da Varig no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos anos 60.
- Nesta última imagem, bem no centro da foto, um pequeno trator quase passa despercebido no enorme hangar junto aos aviões. Trata-se de um Le Roi. Para quem não conhece essa postagem fala desse raro trator: Relíquias do Brasil - Le Roi TractAir
- Mantendo a sequência de fotos antigas coloridas, essa porém um pouco mais nova, de 1984. No registro enviado pelo leito do blog sr. Rodolfo, a dupla de marcas concorrentes trabalhava junto no preparo de solo da usina em Tapiratiba - SP. O CBT 2400, já com os faróis dos paralamas tampados e o Massey Ferguson 296 com vários pesos na roda traseira eram os maiores tratores brasileiros naquela época, junto com o Valmet 118 claro.
- Desfile de 7 de setembro na cidade de Dourados - MS, e o tratorzinho alemão Gutbrod marcou presença carregando o mapa do Brasil. A foto colorida antiga veio da página no Facebook - Dourados, recantos e histórias.
- Interessante fotografia colorida de uma cena comum para época, o descarregamento do trem. Na realidade os dois tratores, um Fordson Major e um Ferguson apenas ajudavam a passar o container de madeira do vagão do trem para o caminhão Chevrolet.
- A foto da década de 60 veio da página Arapoti de Antigamente, no Facebook.
- Belíssimo registro de um trator International McCormick Deere Orchard O-14 rebocando o gigante avião B-17 no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.
- O trator que originalmente é um "orchard" ou fruteiro como denominamos por aqui, parece ser praticamente novo. Esses tratores eram do final da década de 30, levando a crer que a foto é no máximo do início dos anos 40.
- Mesmo sendo um trator com a designação para pomares, isso não impediu que fosse utilizado como rebocador em um aeroporto. Um fato curioso pois na época já existiam inúmeros modelos de tratores industriais para estas finalidades.
- Primeira postagem do ano e resolvi contar a história da reforma de meu trator CBT modelo 2400, desde o seu descobrimento até o término da restauração!
- A CBT - Companhia Brasileira de Tratores, foi uma empresa nacional situada em São Carlos-SP, que iniciou sua produção com uma versão nacionalizada do trator Oliver 990 americano. Era praticamente o mesmo trator que o norte americano, porém equipado com um motor nacional Perkins ou Mercedes. Em 1976 a CBT inovou ao lançar sua linha 2.000. E o modelo que inaugurou essa linha foi justamente o 2400, trazendo um novo motor, inédito até então! Era o GM Detroit, ou "gmc marítimo", um motor diesel de quatro cilindros e ciclo dois tempos, com compressor de ar tipo blower (soprador) e 120 cavalos nessa versão que equipou o trator. Muitos diziam que era turbinado, mas não era. O soprador faz parte vital do funcionamento do motor detroit, tanto que existem motores detroit turbinados, com o soprador e mais uma turbina de caracol na saída do escapamento. E foi com esse motor de ronco único que a CBT ofereceu no mercado o trator mais possante do Brasil para aquela época!
CBT 2400 - 1976 - chassis 000118
- Encontrei esse trator na cidade de Jaú-SP, quando fui até lá para ver um subsolador antigo da John Deere. Ao entrar no quintal onde eles estavam, notei o trator e pouco me importei com o implemento. Me chamou atenção pois não era apenas mais um velho CBT como muitos que vemos por aí. Negociei o subsolador e aquele 2400 não saiu mais da cabeça.
- Conhecia esse modelo da CBT apenas por algumas fotos e catálogos da internet. Nunca havia visto um ao vivo. Quando retornei para buscar o subsolador JD, fiquei analisando o trator e mesmo com o motor travado vi que ele tinha detalhes originais difíceis de se encontrar. Primeiramente por ser um modelo 2400 ainda com o motor original Detroit 4-53 (isso em pleno 2012, sendo que 99% desses tratores tiveram seu motor detroit substituído por motores mercedes). Segundo que mesmo bem judiado era um trator original ainda com a plaqueta e numeração de série baixa, um dos primeiros fabricados, além de ter a pintura original com os adesivos, hidráulico traseiro e filtro de ar originais, rodas, enfim, um trator que trabalhou e foi encostado. Faltava o escapamento, exclusivo desse modelo, e por causa dele, cheguei a ir procura-lo na antiga fazenda onde o CBT fora aposentado.
- Acabei por comprar o trator em outubro de 2012, e aqui começou toda saga de reforma. No início muitos palpites errados de amigos quase fizeram com que realmente eu trocasse o motor dele por um Mercedes, fácil de encontrar peças e consertar, porém como estava trabalhando em outros projetos de reforma, apenas abri o motor dele e encostei. O próprio tempo, ou até mesmo o próprio trator foram fazendo com que a restauração fosse para um caminho de total originalidade.
- Quando estive na fazenda do primeiro e único proprietário desse CBT, à procura do seu escapamento original, ouvi de um dos funcionários que por ter um motor diferente, não eram todos que gostavam de trabalhar com ele. E em uma determinada ocasião, ele simplesmente parou em pleno trabalho, e o encostaram. Alguém deve ter tirado o escapamento para usar em outro trator e os anos de sol e chuva completaram o seu total abandono.
- Fato curioso que acabei por descobrir depois foi que se ele realmente parou durante o trabalho na fazenda, e o encostaram, o motor devia ter alguma quebra, ou fundido. Mas não estava. Estava completamente cheio de água, sujo, porém inteiro! Talvez estivesse fraco por desgastes dos anéis e então resolveram deixar o 2400 de lado. Anos depois descobri que o filtro de ar dele datava de 1982!
- No ano de 2013 fiz pouco progresso na reforma, mas avancei bem no sentido de fazê-lo como saiu da fábrica. Inicialmente consegui duas rodas dianteiras aro 18 originais e praticamente sem uso. Vieram de um Valmet 85 mas são as mesmas rodas, mesmo fornecedor na época para ambas as fábricas. Em seguida restaurei todo o eixo dianteiro, fazendo o embuchamento e mantendo os cubos dianteiros originais dos CBT, com dois pinos.
- Nesse ano consegui também comprar um motor Detroit 4-53 porém de caminhão para servir de doador de peças. Foi aqui que vi algumas diferenças nestes motores de trator e de linha automotiva. Posição do filtro de óleo, alternador e outros itens é diferente. Além do motor de partida no CBT ficar em cima da embreagem e virar ao contrário. Mesmo assim aproveitei cabeçote e mais algumas peças desse motor de caminhão. Ainda consegui também fazer funilaria nos para-lamas e começar a encontrar peças originais CBT de estoque antigo em oficinas e auto peças que foram representantes da marca. Isso me animou a seguir com foco em fazer o trator sempre o mais original possível.
- No início de 2014 revisei toda a parte do câmbio e diferencial com troca de alguns rolamentos e todos os retentores. Pelo excelente estado do câmbio também chegamos a conclusão que o trator devia ter mesmo as dez mil e poucas horas que marcava no horímetro. Porém como em todo CBT, os pinhões da redução já estavam machucados e mandei encher. Após, inverti o lado das duas peças para que o lado recuperado ficasse para a marcha ré onde faria menos esforço.
- Através de conversa com amigos que já conheciam os motores Detroit acabei encontrando e comprando as peças para recuperar o motor no meio do ano, e no mês de setembro de 2014 o CBT 2400 de número de série 000118 roncava novamente. Após desmontar todo o motor, acabei por trocar camisas e anéis, mantendo os pistões originais que estavam em bom estado. Virabrequim e bronzinas estavam em bom estado e não foram trocados. Na parte de injeção troquei os quatro elementos injetores que são bico e bomba juntos, e também a bomba alimentadora do sistema nova. O restante foram retentores, alguns rolamentos, óleo, filtros, etc.
- Chegou o ano de 2015 e o projeto CBT 2400 estava atrasado. Minha meta era ter participado do Trekker Trek na cidade de Holambra-SP em 2014 o que não ocorreu. Pra 2015 corri contra o tempo colocando pneus novos, e acertando diversos itens que não havia mexido até então: embreagem, parte elétrica, painel, direção, radiador, hidráulico. Consegui deixar o trator mecanicamente pronto, faltando somente pintura nova, e então fiz algumas horas de serviço com ele arrastando grade de 16 discos para o amaciamento do motor novo.
- Participei no mês de agosto da competição em Holambra na classe de até 5.500 kgs com um trator de 40 anos e motor todo original com 120 cavalos, concorrendo com outros tratores de até cinco vezes mais potência. Porém meu intuito não era competir e sim ver o resultado de todo trabalho mecânico que havia feito nele. Lógico que se houvesse uma classe específica para tratores originais minha satisfação seria ainda maior por poder comparar o CBT com outro trator original da época ou até com um atual.
- Em 2016 terminei outro trator que estava restaurando e no segundo semestre do ano iniciei a desmontagem completa do CBT para iniciar a pintura. Muitos perguntavam se havia necessidade de tirar o motor para pintar, ou porque zincar todos os parafusos, mas até ali, ao concluir a fase mecânica da restauração, eu já havia encontrado inúmeras peças originais, escapamento, faixas e adesivos, banco, faróis, tudo original da época, algumas peças sem uso ainda na embalagem da CBT, e isso mostrava que o serviço de pintura teria que ser feito no capricho.
- E finalmente em 2017 consegui terminar o trator e deixá-lo o mais perto possível de quando saiu da fábrica no distrito de Água Vermelha e foi para a empresa Marka veículos em Jaú, revendedor CBT naquela época para a região. Um amigo colecionador me contou que lembra perfeitamente ter visto um CBT 2400 no ano de 1976 na revenda em Jaú, e na época poucos agricultores se interessavam por ser uma novidade com aquele motor. Do revendedor em Jaú, este 2400 foi trabalhar na fazenda onde ficou por 36 anos, até que viesse parar em minhas mãos e em cinco anos mais tarde ficasse reluzindo como se estivéssemos voltado no tempo, para o ano de 1976.
- Belo e antigo registro de duas motoniveladoras na cidade paulista de Parapuã. A julgar pelo caminhão e pelas máquinas, a foto deve ser dos anos 40, e a marca das máquinas nos deixa na dúvida entre Galion, Adams, entre outras americanas.
- A fotografia veio do Facebook da cidade de Parapuã - SP.
- Uma bela foto para registro com os dois arados e os funcionários de uma empresa que não produziu tratores, mas sim implementos para diversos modelos nacionais e importados!
- A Painco S/A existe até hoje no município de Rio das Pedras - SP. Fundada inicialmente sob nome de PAMEC - Patrulha de Mecanização Agrícola em 17 de junho de 1957, logo após muda sua razão social para o nome atual e passa a fabricar equipamentos agrícolas como arados, grades e cultivadores.
- Após, especializa sua produção na fabricação de carregadeiras de cana, pá carregadeiras, retros e niveladoras adaptadas a tratores agrícolas.
- Belo trator da marca alemã Nordtrak na localidade de Esquina União, município de Cândido Godói. Esses tratores eram dotados de tração nas quatro rodas, algo bem incomum para aquela época. No retrato o sr. Lunkes dono do trator e seu filho ao volante. A foto pertence ao acervo de Laurí C. Lunkes.
- Bonito Hanomag em retrato na cidade de Ibitinga no interior Paulista. Hoje capital do bordado, mas no passado a cidade teve muitos tratores em suas lavouras. O R-45 da foto, a julgar pelos detalhes como os faróis, lataria e pneus deveria ser praticamente novo.
- A foto veio da pagina Memória Ibitinguense no Facebook, e foi gentilmente enviada pelo filho de um dos senhores que posam para o registro em cima do trator.