sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Agência Massey Ferguson em Itapetininga-SP

- Bonita foto de uma agência Massey Ferguson nos anos 70. Na imagem que retire da página Itapetininga Antiga em Fotos, no Facebook, um provável Massey 265 novo e um Massey 50x, certamente usado, junto as grades, plantadeira e carretas. Além dos carros da época.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Tratores da Família Graeff



- O leitor do blog, sr. Luis Fernando Graeff, nos envia bonita foto dos tratores da família de décadas atrás. Da esquerda para a direita, Hanomag R45, IH Farmall, International 560, Massey Harris e Ferguson, junto aos Graeff e amigos, bem antigamente lá no querido Rio Grande do Sul!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Hanomag da Fazenda Suíssa

- Iniciamos o ano de 2016 com uma bela e rara foto de uma esteira Hanomag WD Z25 do final da década de 1920, junto ao surpreendente relato que segue abaixo:


“Essa foto mostra como por si só, um avanço tecnológico pode ser enganoso. Até então havia nas estradas da fazenda somente tração animal de cavalos, mulas e bois. As carroças e os carros de bois tinham grandes rodas de bitola estreita, eram puxadas por 6 juntas de animais que aos pares sob o peso das cangas venciam qualquer terreno. Logo havia 200 mulas e dezenas de carroças à cuidar mas já que não faltava terra para pastagens o problema maior era conseguir carroceiros habilidosos. A colheita aumentava juntamente com a área de plantio. Muitos quilômetros de estrada arenosa, o calor e a sede obrigavam a troca frequente dos animais e jornadas de trabalho reduzidas. Com o acúmulo dessas dificuldades algo tinha que ser feito a respeito dos transportes. A solução do problema parecia ser a mecanização mas como os caminhões Ford e Chevrolet, os únicos disponíveis com qualidade e preço razoável, transportavam pouca carga e sempre patinavam nos areões só restava arriscar a importação da última novidade: o trator de esteira Hanomag que os irmãos Bromberg tinham acabado de receber de sua sede em Hamburgo. Esse trator era sensacional, forte como um tanque de guerra, motor a gasolina com 100 cv, barulhento, acionado por alavancas, manivelas e pedais, com uma cabine atrás do comprido capô de latão polido. Ele puxava uma carreta sobre esteiras com o dobro do comprimento dos carros de boi e capacidade de carga três a quatro vezes maior, adequado ao solo fofo, enfim o veículo ideal! A sensação, o monstro Hanomag e sua gigantesca carreta, durou pouco como costuma acontecer com sensações, pois ficou evidente que um avanço tecnológico no lugar errado pode ser enganoso. Esse primeiro trator de esteira dos anos 1920 chegou cedo demais. O motor superaquecia e as esteiras quebravam em pouco tempo vitimadas pela abrasão da areia. A boa ideia não estava amadurecida porém o feito pioneiro apesar de grandioso foi logo esquecido.”

- A foto e o belo texto contando a chegada e posterior "desastre" com a esteira Hanomag retirei do blog Memória 22 que resgata a história da Fazenda Suíssa, antiga fazenda cafeeira do Oeste Paulista, hoje pertencente ao município de Guaimbê-SP.

- Importante destacar que esse é um dos muitos exemplos do que aconteceu com o maquinário importado que vinha ao Brasil daquela época. As máquinas eram desenvolvidas e produzidas sempre visando seu país de origem, e os primeiros problemas eram com o clima, o tipo de solo, etc. Sem contar a falta de instrução dos carroceiros, que do dia pra noite viravam tratoristas de máquinas inglesas, polonesas, alemãs, italianas, americanas, russas, enfim seria necessário um verdadeiro poliglota pra entender todas as configurações uma vez que os manuais nem sempre eram traduzidos!


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Restaurações: Fordson County CDA-50 1964

Fordson Major County 

- Acredite quem quiser, mas as imagens da foto acima são da mesma máquina, e nos mostra que dedicação, tempo, e bom gosto podem trazer resultados que muitos consideram impossíveis.


- O trator da foto é um Fordson Super Major, equipado com esteiras modelo CDA 50, nº de série 11804, fabricada pela inglesa County, e pertencente ao sr. Roberto da cidade de Pederneiras-SP. Se trata de um modelo raro no Brasil onde se tem conhecimento de apenas 3 máquinas destas atualmente. A Fordson nunca chegou a fabricar esteiras, mas a County fez com que muitos tratores da marca virassem esteiras (crawlers), tratores 4x4 e diversas outras máquinas com finalidade industrial. 

- Esta County foi encontrada em Sertãozinho-SP, e algumas visitas foram necessárias até se conseguir negociar a máquina. Com ela na oficina, todo o processo de desmontagem foi iniciado. A primeira surpresa foi a quantidade de água dentro da caixa de câmbio e diferencial, que curiosamente acabou preservando as engrenagens. Vários rolamentos e retentores trocados, embreagens laterais revisadas, e a parte traseira da máquina estava pronta pra receber o motor.


 - Falando em motor, segundo o Roberto, o problema maior foi encontrar o motor certo, pois estas esteiras eram montadas em tratores Super Major, os últimos da linha fabricados entre 1960 e 64. Na região e até em grande parte do país se vê com certa facilidade os tratores Fordson Major e Fordson Power Major, porém o modelo Super Major fabricado após 1960, foi importado em menor quantidade, talvez devido ao início do plano de produção do trator nacional, e fechamento da importação de tratores em uma certa faixa de tamanho e potência.




- Após localizado, revisado e instalado um motor, a próxima etapa foi uma completa revisão nos pinos e buchas da esteira, última etapa antes de se andar com a County. Outro detalhe é que esta máquina possui a lâmina (dozer) tornando-a ainda mais "industrial" do que agrícola. Fato este que também resultou na escolha da cor amarela, mundialmente utilizada em tratores e máquinas e equipamentos industriais, de construção.




- Outra parte trabalhosa na restauração foi a confecção de peças da lâmina faltantes, como os braços estabilizadores, onde se conseguiu reproduzir através de fotos, e desenhando no computador para confeccionar as peças em seguida.

- Após toda mecânica pronta, foi hora de testar a esteira Major para então começar a fase final de funilaria e pintura. O resultado são as fotos abaixo, uma máquina rara, restaurada 100% nos padrões originais, e o mais importante, mecanicamente operacional, só faltando serviço pra trabalhar!









terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Fotos Antigas: IH TracTractor em Birigui-SP

- Fotos da preparação do terreno para o futuro campo de aviação da cidade de Birigui. Na imagem o trator de esteiras McCormick Deering modelo TracTractor Diesel arrancava os enormes tocos de raízes das árvores já derrubadas.

- A máquina, mesmo já à diesel, confere com a data da foto de 1935! E curiosamente o modelo do trator era um TD-35. Estas esteiras dariam início a famosa linha TD da International Harvester. Uma raridade e tanto que trabalhou por aqui. Infelizmente não deve ter sobrado alguma pra contar história.

- As imagens retirei da página do Museu do Calçado de Birigui.




sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Fotos Antigas: O Allis Chalmers pagador de promessa

- Mesmo nas décadas passadas, onde o uso de tratores para locomoção ainda era mais comum, o Allis Chalmers WD 45 da foto participou de um feito para poucos! No início dos anos 60, o senhor Renato Mousessian viajou com seu trator de São João da Boa Vista até Aparecida perfazendo um trajeto de aproximadamente 300 quilômetros.

- Na chegada, o trator com a carreta posando em frente a antiga igreja de Aparecida - SP, junto a amigos ou populares. A foto veio da página no Facebook - Memória Sanjoanense.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Fotos Antigas: Ford e Fordson em Campanha - MG

- Belíssima foto, mesmo que pequena, do primeiro trator Fordson que arou os campos da cidade mineira de Campanha. Na imagem podemos ainda conferir o Ford modelo T, certamente dirigido pelo fazendeiro (de terno), que veio conferir o serviço. As crianças ainda acompanhavam ao acontecimento sentadas no estribo do Fordinho.

- O modelo do trator e do carro confirmam a data da foto como sendo de 1923! O arado de duas aivecas era o par dos Fordson modelo F na aração, porém de outras marcas como John Deere ou McCormick Deering, pois a Ford não produzia implementos nessa época.

- Vale mais uma vez lembrar que estes tratores foram presença constante em grande parte das fazendas de todo país, principalmente pelo fato das revenda Ford e de sua produção em "massa". A foto retirei do blog Isto É Campanha.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Propagandas Antigas: CBT - O mais Possante e Versátil Trator Nacional

- Propaganda de época do final dos anos 60, ou até começo da década de 70, dos tratores nacionais CBT 1090 motor Perkins. Curioso o trator ainda na cor marrom e branco com o emblema antigo e o logotipo da empresa já do modelo novo com a cor vermelha ao fundo.

- A Companhia Brasileira de Tratores ficava em um distrito de São Carlos - SP, onde hoje encontra-se o museu de aviões da empresa TAM. A propaganda retirei do blog www.lugardotrem.com.br 


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Fotos Antigas: John Deere G em Brasília - DF

- Trator John Deere modelo G, dos anos 50, posando para foto durante as obras de construção da capital Brasília. No fundo ainda pode-se ver outro John Deere modelo D, ambos ainda gasolina/querosene.

- Podemos ver também um rolo compressor e a traseira do Jeep Willis, mostrando que os tratores deviam puxar alguma grade ou rolo no canteiro de obra. Mais um exemplo do uso de tratores agrícolas na construção civil.

- As fotos vieram da página "Brasília Das Antigas que Amamos Muito" no Facebook.






quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Fotos Antigas: Máquinas de esteiras International no transporte

- Encontrei esta foto hoje na página do Facebook - Memória Sanjoanense. A imagem ilustra a chegada do calçamento para uma das primeiras ruas do município de São João da Boa Vista - SP. 

- Uma "modernidade" para a época mas a pesada carga foi transportada por carreta de quatro rodas de ferro puxada por dois tratores de esteira que arrisco dizer serem International Harvester. Curiosamente logo atrás vermos um caminhão, o qual poderia fazer o transporte. Mais curioso ainda eram os enormes faróis que equipavam as máquinas. 

- A bela foto deve ser do final dos anos 30, início da década de 40, e talvez toda a logística e o emprego das duas máquinas no transporte se justificassem pelo peso da carga!