segunda-feira, 28 de março de 2016

Fotos Antigas: Esteiras IH da Usina Itaiquara

- Bela e rara coletânea de fotos que registrou os tratores de esteiras da marca International Havester pertencentes a Usina Itaiquara. As fotos vieram da página do Facebook - Itaiquara Alimentos onde antigos moradores e trabalhadores da fazenda relembram os velhos tempos.

- As imagens foram dica do amigo e leitor do blog Rodolfo Podsiadlo, e ilustram uma esteira IH TD-6 e seu tratorista o sr. Nélo. A outra máquina é uma gigante IH TD-18, com motor de seis cilindros e peso aproximado de 10 mil kgs, fotografada junto aos trabalhadores e talvez chefe da fazenda.





segunda-feira, 21 de março de 2016

Fotos Antigas: Distrito de Marcílio Dias - SC

- "Povoado mais antigo de Canoinhas, foi colonizado por alemães. Nele ainda nota-se a presença de arquitetura em madeira e no estilo enxaimel. Era conhecido como a Capital da Manteiga, em função da produção de manteiga e derivados do leite por vários proprietários que possuíam rebanhos bovinos da raça holandesa."

- Do blog Distrito de Marcílio Dias retirei as belas fotos abaixo, que postei seguindo uma ordem cronológica pelo ano dos tratores.

- Foto do Instituto Agronômico de Canoinhas datada de 1939, onde o sr. Clóvis, operava trator e semeadeira John Deere no plantio de trigo.

- Trator Allis Chalmers B e ceifadeira durante algum desfile comemorativo.


- Demonstração de tratores Valmet com alunos do CEDUP - Centro de Educação Profissional - Vidal Ramos, na década de 70.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Fotos Antigas: CBT 1020 em Nova Floresta - PB

- Na época de ouro do sisal, aquele que se tornaria um dia o "rei do cerrado", o CBT 1020 foi o rei da Civilização Dourada. Nome este dado pela revista O Cruzeiro, à Nova Floresta - PB em virtude do grande movimento do sisal iniciado na década de 60 pela Cia Sisaleira do Cuité Cosite.


- Na época a empresa movimentou muito a economia da cidade, chegando a empregar mais de 600 funcionários, atrair bancos, e implantar novas tecnologias. Inicialmente foram empregados motores Skoda de 300 hp para movimentar a desfibradora. Após 1967, com a chegada da energia elétrica, os motores à diesel foram substituídos.

- A Cosite trouxe também o emprego de tratores agrícolas para o transporte do sisal do campo à usina. A frota era composta de três CBT 1020, um Oliver e um Valmet, além de um Jipe para uso interno. No total setenta carretas de 4.000 kgs cada eram utilizadas, sendo mais de 660 carretas de sisal por semana!

- Abaixo um dos tratores CBT 1020 da Cosite rebocando seis carretas com sisal e trabalhadores! A foto retirei da página: www.noticiandopb.com.br


segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fotos Antigas: Fazenda Paredão em Oriente-SP

- Fruto do visionário imigrante suíço, Max Wirth, a Fazenda Paredão foi pioneira na região no cultivo de diferentes culturas como café, laranja, grãos, algodão, e atualmente é destaque na produção de gado de corte.

- Da página da empresa www.fazendaparedao.com.br retirei as imagens abaixo da década de 50/60.


- Trator Massey Ferguson com arado de três aivecas. Curioso observar que ao se inverter as rodas para obter a bitola desejada, os desenhos dos pneus ficaram invertidos, mostrando que não compensava inverter os pneus nos aros.



- Fordson Major no plantio com a tradicional capota "brasileira" da época e um curioso tanque de adubo na dianteira.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Fotos Antigas: Agência Ford Foletto

- Apesar dos tratores estarem em segundo plano, vale mostrar o registro de 1967 da revenda Ford de São Luiz Gonzaga - RS, pertencente a família Foletto. Na foto, o Galaxie "zero bala" à venda seguido de dois tratores Ford 8-BR do último modelo, na cor azul.

- Atrás do carro nota-se um trator Massey Harris (anos 50), que devia estar na oficina ou no posto de gasolina Esso. Destaque para a bonita pintura na parede da agência de um trator 8-BR ! O local devia ser um conglomerado de marcas automotivas, revenda de carros e tratores Ford, pneus Firestone, filtros Cav, combustíveis Esso, e itens agrícolas como os arados e plantadeiras a esquerda na imagem.

- A foto, dica do Guilherme Gomes, do blog Antigos Verde Amarelo, veio da página no Facebook - Missioneiros Antigos - Cultura Retrô.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Tratores Farmall em Birigui - SP


- Nada menos que oito Farmall FC-N Diesel enfileirados para a foto antes de seguirem rumo aos seus novos proprietários. A outra imagem talvez um desses tratores fotografado durante as obras de calçamento de uma das ruas da cidade. As fotos vieram do MuseuBirigui.com.br

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Ferguson em São João da Boa Vista

- Senhor João Mousessian e seu Ferguson diesel com o arado dois discos (também Ferguson). A foto que deve ser dos anos 60, veio da página Memória Sanjoanense no Facebook. 



Fotos Antigas: Agência Massey Ferguson em Itapetininga-SP

- Bonita foto de uma agência Massey Ferguson nos anos 70. Na imagem que retire da página Itapetininga Antiga em Fotos, no Facebook, um provável Massey 265 novo e um Massey 50x, certamente usado, junto as grades, plantadeira e carretas. Além dos carros da época.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Tratores da Família Graeff



- O leitor do blog, sr. Luis Fernando Graeff, nos envia bonita foto dos tratores da família de décadas atrás. Da esquerda para a direita, Hanomag R45, IH Farmall, International 560, Massey Harris e Ferguson, junto aos Graeff e amigos, bem antigamente lá no querido Rio Grande do Sul!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Fotos Antigas: Hanomag da Fazenda Suíssa

- Iniciamos o ano de 2016 com uma bela e rara foto de uma esteira Hanomag WD Z25 do final da década de 1920, junto ao surpreendente relato que segue abaixo:


“Essa foto mostra como por si só, um avanço tecnológico pode ser enganoso. Até então havia nas estradas da fazenda somente tração animal de cavalos, mulas e bois. As carroças e os carros de bois tinham grandes rodas de bitola estreita, eram puxadas por 6 juntas de animais que aos pares sob o peso das cangas venciam qualquer terreno. Logo havia 200 mulas e dezenas de carroças à cuidar mas já que não faltava terra para pastagens o problema maior era conseguir carroceiros habilidosos. A colheita aumentava juntamente com a área de plantio. Muitos quilômetros de estrada arenosa, o calor e a sede obrigavam a troca frequente dos animais e jornadas de trabalho reduzidas. Com o acúmulo dessas dificuldades algo tinha que ser feito a respeito dos transportes. A solução do problema parecia ser a mecanização mas como os caminhões Ford e Chevrolet, os únicos disponíveis com qualidade e preço razoável, transportavam pouca carga e sempre patinavam nos areões só restava arriscar a importação da última novidade: o trator de esteira Hanomag que os irmãos Bromberg tinham acabado de receber de sua sede em Hamburgo. Esse trator era sensacional, forte como um tanque de guerra, motor a gasolina com 100 cv, barulhento, acionado por alavancas, manivelas e pedais, com uma cabine atrás do comprido capô de latão polido. Ele puxava uma carreta sobre esteiras com o dobro do comprimento dos carros de boi e capacidade de carga três a quatro vezes maior, adequado ao solo fofo, enfim o veículo ideal! A sensação, o monstro Hanomag e sua gigantesca carreta, durou pouco como costuma acontecer com sensações, pois ficou evidente que um avanço tecnológico no lugar errado pode ser enganoso. Esse primeiro trator de esteira dos anos 1920 chegou cedo demais. O motor superaquecia e as esteiras quebravam em pouco tempo vitimadas pela abrasão da areia. A boa ideia não estava amadurecida porém o feito pioneiro apesar de grandioso foi logo esquecido.”

- A foto e o belo texto contando a chegada e posterior "desastre" com a esteira Hanomag retirei do blog Memória 22 que resgata a história da Fazenda Suíssa, antiga fazenda cafeeira do Oeste Paulista, hoje pertencente ao município de Guaimbê-SP.

- Importante destacar que esse é um dos muitos exemplos do que aconteceu com o maquinário importado que vinha ao Brasil daquela época. As máquinas eram desenvolvidas e produzidas sempre visando seu país de origem, e os primeiros problemas eram com o clima, o tipo de solo, etc. Sem contar a falta de instrução dos carroceiros, que do dia pra noite viravam tratoristas de máquinas inglesas, polonesas, alemãs, italianas, americanas, russas, enfim seria necessário um verdadeiro poliglota pra entender todas as configurações uma vez que os manuais nem sempre eram traduzidos!