terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relíquias do Brasil - Parte I - Unitrak

- Quando comecei a escrever as postagens neste blog, uma de minhas ideias foi falar a respeito dos tratores antigos mais raros encontrados em nosso país. O objetivo era tentar encontrar mais modelos espalhados Brasil afora. Para isso escrevi esta postagem: Relíquias do Brasil

- Depois de mais de três anos, muita informação nova foi aparecendo, e muitas novas relíquias também. Resolvi começar a reescrever esta postagem sobre as relíquias do nosso Brasil em partes, e, em cada uma delas, falarei particularmente de apenas um trator. Assim que já tiver reescrito todos os tratores da postagem atual, apagarei a mesma e continuarei dai em diante com novidades. Lembrando que reescreverei sobre todos, mas sempre atualizando e colocando novas informações.

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

Relíquias do nosso Brasil - Metallwerke Creussen modelo Unitrak


- O trator Unitrak é fabricado pela Metallwerke Creussen. Até mesmo na europa é difícil encontrar informação sobre ele. Provavelmente é mais um daqueles tratores que foram produzidos por fundições que aproveitavam sobras de material militar pós guerra. 

- É um trator pequeno, de um cilindro a diesel e refrigerado a ar. O que mais o diferencia são suas três rodas, sendo que as duas motoras vão à frente e a roda guia pequena fica atrás. Certamente um trator desenvolvido para pequenas propriedades e serviços de culturas pequenas, hortaliças e ou legumes, por ser pequeno e leve, era ágil e fácil de manobrar.

- No Brasil, existe um exemplar desse trator no Museu ASCOMAR de Máquinas Agrícolas de Maracaju - MSPelo que me informaram este trator do Museu Ascomar foi negociado no estado do Paraná. O outro modelo encontrei a foto na internet há algum tempo, e podemos ver que ele está em alguma exposição agrícola em Chapadão do Sul - MS. Os dois modelos que temos conhecimento estão hoje no Mato Grosso do Sul e podem ter alguma ligação em sua vinda para o país. Levando em consideração que esta marca deve ter produzido poucas unidades, além da possibilidade de que possa ter sido a mesma pessoa que os trouxe para o Brasil.




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fotos Antigas: Caterpillar, laranja, vinho e alfafa.

- Recentemente encontrei essas fotos antigas que pertencem a uma coleção da Universidade Cal Poly Pomona, doadas pelo sr. Paul Hofer em Junho de 2001.


- As fotos mostram diversas máquinas de esteiras Caterpillar, modelos D2, D4 e D6, e motores estacionários, trabalhando em diversas culturas no estado da Califórnia, Estados Unidos. Muito interessante ver o cultivar de laranja, uva para vinho, e também alfafa há mais de 50 anos atrás! Notem a organização e o emprego da mecanização e tecnologia já naquela tempo!

- Sempre prefiro publicar fotos antigas de tratores trabalhando em nosso país Brasil, mas estas fotos realmente me chamaram a atenção. Principalmente por serem exclusivamente máquinas de esteiras em trabalho que hoje seria comum a tratores de rodas.

- Todas as fotos da coleção podem ser vistas aqui: www.csupomona.edu/~library/specialcollections/caterpillar/catindex.html , acompanhadas de descrições!










terça-feira, 6 de novembro de 2012

Propagandas Antigas: Fordson - O trator universal

- Bonita propaganda que retirei do blog Iba Mendes, onde aparecem diversas propagandas de carros e caminhões dos anos 20. 

- Nesta propaganda, o trator Fordson entitulado "Universal" devido ao fato de já ser produzido em massa naquele tempo e também estar presente em vários países do mundo.

- No Brasil foi um trator muito vendido, tanto no sul do país ( como é o caso desta propaganda ), e também em regiões antigas de café, como Rio de Janeiro e São Paulo.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fotos Antigas: Fábricas de tratores antigamente

- Resolvi reunir as fotos que tenho ligadas ao tema "Fábrica de Tratores", tanto fotos nacionais como estrangeiras, de tratores nos pátios das fábricas antigamente, e porque não, do interior das fábricas também.

- As fotos são de diferentes companhias, em períodos diversos, entre décadas de 1950 a 1970. Lembrando que algumas fotos eu já foram postadas no blog anteriormente.

- Tratores Zetor 25, modelos A e K, enfileirados no pátio da fábrica


- Interior da fábrica de tratores Ursus, mostrando a produção do modelo C-45


- Fotos do interior da fábrica de tratores UTB, e tratores UTOS 45 enfileirados no pátio da fábrica.






- Fotos da revista LIFE sendo elas: Tratores Farmall, tratores Caterpillar, interior de uma fábrica de motoniveladoras, tratores russos no interior na linha de montagem, tratores de esteira russos na linha de montagem e em frente a fábrica.

- Linha de produção da fábrica dos tratores Pampa argentinos. I.A.M.E. - Indústrias Aeronáuticas e Mecânicas do Estado (em português).



- A já nacional fábrica da Valmet, localizada em Mogi das Cruzes-SP. Nas fotos os tratores Valmet 360 enfileirados e na linha de produção.

- Tratores Deutz enfileirados em frente a fábrica da DEMISA - Deutz Minas S.A.


- Os tratores Ford "Brasileiro" 8-BR recém produzidos, e o novo modelo na cor azul, sendo montado na linha de produção.



- Os tratores CBT 1000 lado a lado no pátio da fábrica. E duas fotos mostrando o interior da fábrica da CBT - Companhia Brasileira de Tratores em São Carlos-SP.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vídeo: Antigo comercial do trator Ferguson

- Muito interessante este vídeo de um comercial antigo do trator Ferguson. Notem as placas de aviso, os carros, os agricultores, os tratores e implementos, tudo a sua época! Vale a pena assistir!


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fotos Antigas: Exposição agrícola de Guarapuava em 1974

- Foto da década de 70, na cidade de Guarapuava - PR, que retirei do Blog do Pato, jornalista esportivo que publica também algumas fotos antigas da cidade!

- Nesta foto de 1974, o trator nacional Deutz DM 55, novo, em exposição junto aos caminhões Mercedes e os implementos agrícolas da Massey Ferguson. Na placa os dizeres: "Guarapuava - Mecanizada com os tratores e implementos Massey Ferguson - Magparaná Ltda. - Ponta Grossa - Castro - Guarapuava".

- Notem também o cartaz/catálogo oficial da Exposição Agrícola daquele ano.



- Abaixo, mais uma foto que encontrei no blog do Pato com a descrição: "Compra da primeira niveladora de estrada em 1940, puxada pelo moderno trator da época". O trator acredito ser um Case. Uma pena a foto ser pequena.



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Curiosidades: O Allis Chalmers mais veloz do mundo!

- Mesmo não sendo fã de provas onde os tratores são "modificados" para desempenharem papéis parecidos com o de automóveis, achei essas fotos antigas interessantes e coloco aqui no blog como curiosidade.

- Os estado unidenses tem idéia pra tudo, e lá pelos anos 30, o piloto Ab Jenkins marcou um novo recorde de velocidade com um trator Allis Chalmers. O trator era equipado com pneus Firestone (notem a placa de propaganda já naquela época), e a velocidade alcançada foi de 65.45 milhas por hora, ou aproximadamente uns 105 km/h, em 20 de setembro de 1934.








- A real história dos tratores recordistas de velocidade foi uma forma de "marketing" dos anos 30, da empresa Allis Chalmers Tractors e seu responsável o sr. Harry Merritt. A empresa começou a desenvolver pneus de borracha para seu trator Allis Chalmers modelo U, em uma época que os pneus de borracha já se mostravam uma inovação e uma corrida para quem conseguisse desenvolver a tecnologia primeiro.

- Em conjunto com a Firestone, diversos testes forem feitos. Inciaram usando pneus de aviões na traseira, e pneus de caminhões na dianteira, todos lisos, sem garras. O problema maior foi a pressão, que não dava o desempenho esperado ao trator, sendo que nessa parte ele perdia para a melhor tração dos tratores equipados com rodas de ferro. Foi em um destes teste que alguns engenheiros da Allis Chalmers resolveram baixar a pressão do pneu, algo simples, tendo como resultado um sucesso absoluto!

- Foi então que Harry Merrit começou a promover demonstrações em campo onde comparava os mesmos tratores Allis Chalmers U, um equipado com rodas de ferro, e outro equipado com pneus de borracha. Como as demonstrações agrícolas não atraíam público suficiente, Harry equipou alguns modelos de tratores com uma quarta marcha de alta velocidade, e contratou alguns pilotos famosos de carros de velocidade.

- A partir daí começaram diversos shows com os tratores velozes da Allis Chalmers. A partir de 1933 em diante, os pilotos Frank Brisko, Barney Oldfield e Ab Jenkins (do recorde acima) se exibiram para um público de mais de um milhão de pessoas em diversos shows pelo país. Frank Brisko marcou e mantém até hoje o recorde de velocidade com um trator, com a marca de 67.877 milhas por hora (aproximadamente 110 km/h).

- Mais do que um show de velocidade e o desenvolvimento dos pneus de borracha, a idéia de Harry Merritt foi uma bem idealizada jogada publicitária, que trouxe como resultado a associação do desenvolvimento de pneus de borracha para tratores à empresa Allis Chalmers até hoje!


- Mais três páginas que falam a respeito dos shows de velocidade dos  tratores Allis Chalmers e o recorde de velocidade:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Curiosidades: A enxada e o Trator

“Nós brasileiros, pecamos por não dar o devido valor para com nossos costumes, para com as nossas tradições, por não registrarmos dados, fatos e datas importantes com relação à nossa história. Assim, quando sobram alguns registros, alguma lembrança, são sempre pedações de uma história mutilada, incompleta, distorcida e obscurecida pelo descaso ou inconsciência do seu valor prático, histórico e cultural no correr dos eventos, ou ainda, pelo nosso descompromisso para com o futuro” (VIRGILIO, 2003, p.11).

- O título acima se refere ao trabalho de Dissertação de Mestrado da jornalista e pesquisadora Joana Casturina da Silva, a qual me enviou seu trabalho que direta ou indiretamente, aborda o mesmo tema deste blog. O intuito de resgatar e tentar entender porque poucas pessoas dão valor ao nosso passado, nossa história, principalmente em nosso país Brasil, onde a agricultura foi a responsável pelo nosso desenvolvimento, pela vinda de famílias de imigrantes, pelo povoamento desse país! 

- A dissertação traça um histórico da agricultura no Brasil abordando os "objetos" desde o arado de tração animal a chegar na mecanização agricola com o emprego do trator. Um capítulo importante a parte a respeito da CBT - Companhia Brasileira de Tratores, sendo a primeira e unica (digamos assim) empresa a produzir um trator nacional. Fica aqui a dica para leitura da dissertação!