terça-feira, 23 de outubro de 2012

Curiosidades: O Allis Chalmers mais veloz do mundo!

- Mesmo não sendo fã de provas onde os tratores são "modificados" para desempenharem papéis parecidos com o de automóveis, achei essas fotos antigas interessantes e coloco aqui no blog como curiosidade.

- Os estado unidenses tem idéia pra tudo, e lá pelos anos 30, o piloto Ab Jenkins marcou um novo recorde de velocidade com um trator Allis Chalmers. O trator era equipado com pneus Firestone (notem a placa de propaganda já naquela época), e a velocidade alcançada foi de 65.45 milhas por hora, ou aproximadamente uns 105 km/h, em 20 de setembro de 1934.








- A real história dos tratores recordistas de velocidade foi uma forma de "marketing" dos anos 30, da empresa Allis Chalmers Tractors e seu responsável o sr. Harry Merritt. A empresa começou a desenvolver pneus de borracha para seu trator Allis Chalmers modelo U, em uma época que os pneus de borracha já se mostravam uma inovação e uma corrida para quem conseguisse desenvolver a tecnologia primeiro.

- Em conjunto com a Firestone, diversos testes forem feitos. Inciaram usando pneus de aviões na traseira, e pneus de caminhões na dianteira, todos lisos, sem garras. O problema maior foi a pressão, que não dava o desempenho esperado ao trator, sendo que nessa parte ele perdia para a melhor tração dos tratores equipados com rodas de ferro. Foi em um destes teste que alguns engenheiros da Allis Chalmers resolveram baixar a pressão do pneu, algo simples, tendo como resultado um sucesso absoluto!

- Foi então que Harry Merrit começou a promover demonstrações em campo onde comparava os mesmos tratores Allis Chalmers U, um equipado com rodas de ferro, e outro equipado com pneus de borracha. Como as demonstrações agrícolas não atraíam público suficiente, Harry equipou alguns modelos de tratores com uma quarta marcha de alta velocidade, e contratou alguns pilotos famosos de carros de velocidade.

- A partir daí começaram diversos shows com os tratores velozes da Allis Chalmers. A partir de 1933 em diante, os pilotos Frank Brisko, Barney Oldfield e Ab Jenkins (do recorde acima) se exibiram para um público de mais de um milhão de pessoas em diversos shows pelo país. Frank Brisko marcou e mantém até hoje o recorde de velocidade com um trator, com a marca de 67.877 milhas por hora (aproximadamente 110 km/h).

- Mais do que um show de velocidade e o desenvolvimento dos pneus de borracha, a idéia de Harry Merritt foi uma bem idealizada jogada publicitária, que trouxe como resultado a associação do desenvolvimento de pneus de borracha para tratores à empresa Allis Chalmers até hoje!


- Mais três páginas que falam a respeito dos shows de velocidade dos  tratores Allis Chalmers e o recorde de velocidade:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Curiosidades: A enxada e o Trator

“Nós brasileiros, pecamos por não dar o devido valor para com nossos costumes, para com as nossas tradições, por não registrarmos dados, fatos e datas importantes com relação à nossa história. Assim, quando sobram alguns registros, alguma lembrança, são sempre pedações de uma história mutilada, incompleta, distorcida e obscurecida pelo descaso ou inconsciência do seu valor prático, histórico e cultural no correr dos eventos, ou ainda, pelo nosso descompromisso para com o futuro” (VIRGILIO, 2003, p.11).

- O título acima se refere ao trabalho de Dissertação de Mestrado da jornalista e pesquisadora Joana Casturina da Silva, a qual me enviou seu trabalho que direta ou indiretamente, aborda o mesmo tema deste blog. O intuito de resgatar e tentar entender porque poucas pessoas dão valor ao nosso passado, nossa história, principalmente em nosso país Brasil, onde a agricultura foi a responsável pelo nosso desenvolvimento, pela vinda de famílias de imigrantes, pelo povoamento desse país! 

- A dissertação traça um histórico da agricultura no Brasil abordando os "objetos" desde o arado de tração animal a chegar na mecanização agricola com o emprego do trator. Um capítulo importante a parte a respeito da CBT - Companhia Brasileira de Tratores, sendo a primeira e unica (digamos assim) empresa a produzir um trator nacional. Fica aqui a dica para leitura da dissertação!






quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Restaurações: John Deere B 1948

- Esta é a história da reforma do trator John Deere modelo B, ano 1948, que pertence ao sr. Antonio Carlos Canal, de Itaju-SP. Esta restauração é realmente aquelas em que, quando a pessoa vê o antes e o depois, não acredita ser o mesmo trator!

- Esse trator ficou por algum tempo a venda no site mercado livre. Estava na cidade de Pratápolis-MG, e certamente deve ter sido comprado novo e aposentado naquela mesma cidade. Pertencia a um senhor, e após sua morte, o trator ficou de herança para os filhos. Um deles resolveu colocá-lo a venda na internet. Algum tempo depois, o Antonio Carlos viu o anúncio e resolveu ir até Minas Gerais para negociar o trator.



- Na primeira foto acima, o trator no lugar que ficou por longos anos. Na foto seguinte o trator já na rua da cidade de Pratápolis aguardando transporte para o sítio do Antonio Carlos.


- Com a chegada do trator ao sítio, a primeira coisa foi começar a desmontá-lo para ver o que precisava ser feito. Segundo a conclusão do próprio Antonio Carlos, este trator trabalhou até bastante, mas o que o destruiu foi a falta de mecânicos mais experientes e ferramentas adequadas para os consertos. Nota-se que quando o John Deere quebrava, tentavam consertá-lo de qualquer maneira e com qualquer ferramenta, resultando em reparos que geravam mais quebras futuras!

- O que mais estava em desacordo no trator foi a caixa de direção. No lugar dela adaptaram uma outra de automóvel em um serviço muito mal feito. Com muita sorte deu pra recuperar a caixa de direção original e fazer o sistema voltar a funcionar corretamente. No mais, todo o resto resumiu-se a limpeza. Desmontar, limpar e desemgripar. Muitos lugares havia terra, certamente colocada por brincadeiras inocentes de crianças. No hidráulico havia abelhas... No óleo do câmbio e diferencial, muita água e sujeira... 




- O jeito então foi transportar o trator para outro local, e inciar uma limpeza mais severa. Depois de algumas partes já desmontadas e limpas, o câmbio já limpo e fechado, iniciou-se a revisão das partes mecânicas do motor, a começar pelo cabeçote, seguido de uma nova junta, revisão da embreagem, ajustar e limpar os freios e o mais difícil: melhorar o visual do chassis do trator, que estava lotado de soldas mal feitas e amassados.

- Com as partes principais já prontas, a etapa de pintura começou. Após isso, o trator começou a tomar forma novamente. Novos pneus, rodas amarelas, e o John Deere ia renascendo. As latas não estavam boas, o capô foi todo trabalhado pra ficar como novo, a grade dianteira precisou parcialmente ser refeita. Nos finalmentes sempre sobram os pequenos detalhes. Como lembrança o Antonio Carlos manteve o couro original do banco do tratorista!




- Com o trator já praticamente montado, a etapa seguinte foi funcionar o motor e colocá-lo para andar, para  ver o resultado e regular ele por completo. No início o carburador deu um certo trabalho e a embreagem precisou de algumas regulagens até ficar boa também.

- Este John Deere é um modelo diferente dos demais. A maioria dos JD modelo B no Brasil são tratores a querosene. Possuem um tanque maior para o querosene e outro pequeno para a gasolina, pois no frio dava-se partida na gasolina e depois de quente trabalhavam com o trator usando o querosene (mais barato). Mas este modelo em específico é um trator movido somente a gasolina, não possui o tanque de querosene, e o coletor do motor é diferente. E também por ser somente a gasolina desenvolve um pouco a mais de potência que o mesmo trator movido a querosene.

- Depois de pronto andar no John Deere foi o que não faltou, desde ir até Itaju nos domingos, como ir rodando com ele até o encontro de carros antigos da cidade de Bariri-SP.



- Ainda faltam detalhes como os paralamas, hidráulicos, engate para puxar o arado John Deere de duas aivecas, entre outros. Mas o mais importante é que o trator já está totalmente pronto, andando e funcionando perfeitamente. Vendo a primeira foto desta postagem é impossível dizer ser o mesmo trator desta última foto abaixo!


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fotos: Lanz Bulldog e o Cristo Redentor

- O amigo e leitor do blog Rodolfo mais uma vez se aventurou com seu Lanz Bulldog. Desta vez a o trajeto foi a subida do morro até o Cristo Redentor de sua cidade, Tapiratiba-SP.

- Ele aproveitou e registrou toda a subida em vídeo e fez algumas fotos que enviou aqui para o blog!





quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fotos Antigas: Trator Oliver na construção da Noroeste do Brasil

- As estradas de ferro desenvolveram o nosso Brasil, tanto de norte a sul, como de leste a oeste. Nos remetem a um tempo onde trator ainda era "coisa do futuro" e o máximo de tecnologia que existia eram as máquinas a vapor. Toda a construção e aterro dos leitos das estradas de ferro eram feitos por trabalhadores braçais e através de animais, mulas e burros puxando carroças carregadas com terra e materiais.

- O Brasil teve o seu apogeu das estradas de ferro e também grande parte dessas ferrovias teve seu declínio. Algumas operam até hoje, e já depois de certa idade tiveram seus ramais aumentados. É o caso destas duas fotos, onde podemos ver um trator de esteiras Oliver Cletrac trabalhando na terraplanagem do leito de algum prolongamento da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

- Na segunda foto ainda podemos ver o trator sendo transportado em um dos vagões, na foto tirada quando a composição atravessava o rio. Notem a ponte feita ainda no improviso, toda de toras de madeiras empilhadas.

- As fotos retirei da galeria de imagens da página www.topvitrine.com.br/galerias-de-fotos/9 onde mais fotos antigas da Noroeste do Brasil podem ser vistas!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Restaurações: Lanz Bulldog D8506 35 PS 1951


- A história desse trator se resume bem naquele velho ditado que diz: "O que é do homem, o lobo não come!", ou trocando em outras palavras, quando alguma coisa tiver que ser sua, ela será!

- O primeiro conhecimento que tive sobre este Lanz Bulldog foi no ano de 2008. Eu estava navegando pela internet quando o vi sendo sendo leiloado no site Superbid.com.br. Na hora a vontade de comprar toma conta, mas diversos fatores "contra" vão colocando nosso pé no chão. O trator estava em Rio Brilhante - MS, distante uns 800 kilometros só de ida aqui de minha cidade, sem contar o preço elevado dos lances já feitos.

- Mas fora isso, mesmo as fotos da página do leilão sendo pequenas, via-se que o trator estava completo, e  que não era um trator destruído pelos anos de trabalho. As latas estavam inteiras, paralamas, parabrisa, etc. Parecia ter trabalhado pouco em relação a inúmeros outros tratores, e como estava pintado, certamente devia estar exposto em algum jardim de fazenda.


- Lembro de ter acompanhado o leilão, se não estiver enganado aparecia até a cidade das pessoas que deram lances. Mas o leilão encerrou e não vi quem foi o comprador. Para minha surpresa, algum tempo depois, o mesmo trator Lanz novamente sendo leiloado. Algum problema deveria ter ocorrido no leilão inicial, mas novamente lances de valor alto e eu sem dinheiro!

- Passado um ano ou até menos, em alguma de minhas visitas ao amigo Osires em Piracicaba-SP (protagonista das Histórias com os tratores Ursus), ao passar em frente a uma empresa de comércio de tratores usados, vejo em frente ao prédio o mesmo trator Lanz azul do leilão de Rio Brilhante-MS. Na hora já pensei, são eles os ganhadores do leilão! Passaram mais alguns meses, e mais umas duas ou três vezes passei em frente ao Lanz sempre aos sábados de tarde ou domingos, estando a empresa sempre fechada.

- No início de 2010, fui até Piracicaba devido alguns compromissos e lembrando que a loja de tratores estaria aberta parei para ver o já conhecido Lanz Bulldog de perto. Cheguei a conclusão que era mesmo um trator que estava de enfeite em alguma fazenda, por dentro era pura ferrugem, o motor estava travado, mas por fora pintaram ele e colocaram pneus novos. Do mesmo jeito que ele chegou de Rio Brilhante-MS em Piracicaba-SP, lá ele ficou por pouco mais de dois anos no pátio da empresa. Depois de ver o trator pessoalmente, tentei comprá-lo do atual proprietário, mas sem sucesso. Lembro que nos anos seguintes  ainda passei mais algumas vezes em frente a empresa onde ele estava. 


- No início de 2011 comprei um outro trator Lanz Bulldog. Este trator hoje pertence a um amigo de Guarapuava-PR. Depois de ter comprado esse trator, um amigo me avisou que o senhor de Piracicaba iria  vender o Lanz Bulldog azul do leilão. Liguei pra ele novamente e acabamos por fechar negócio. Só que para a compra do Lanz azul de Rio Brilhante, precisei vender o Lanz Bulldog que já havia comprado, e foi assim que este trator veio parar em minhas mãos e o outro Lanz foi para o estado do Paraná, na colônia de Entre Rios.

- Após comprá-lo e trazê-lo para minha cidade em Março de 2011, coloquei pneus velhos para deixar o trator em pé e comecei a reforma alguns meses depois. O foco principal seria o motor que estava travado, então de início desmontamos toda a parte do motor, para tentar tirar o pistão que estava preso na camisa. Por sorte, mesmo com muita ferrugem, conseguimos tirar o pistão, lixar a camisa, limpar os anéis e funcionar o motor. As únicas peças que estragaram com a entrada de água no motor foram os rolamentos do virabrequim, que foram substituídos por dois novinhos, mesmos rolamentos do caminhão antigo Alfa Romeo.


- Fora isso, todo o restante da reforma foi basicamente, desmontar, tirar a ferrugem, limpar, engraxar, soldar, desemgripar, etc etc etc. A parte de câmbio estava tudo em ordem e nova, nota-se que era mesmo um trator pouco trabalhado. Na embreagem foram trocados os materiais dos discos. Na verdade comprei dois discos da embreagem do caminhão Scania, torneamos os pedaços e adaptamos na embreagem do trator.


- Antes de começar a montar as partes do motor resolvi fazer o jateamento do trator inteiro, porque havia muita ferrugem com uma camada grossa de tinta azul em cima. Depois de pronta as partes do motor, funcionamos ele em meados de outubro de 2011. Apenas o motor. Em janeiro deste ano trouxe o trator até minha casa onde finalizei ele por inteiro. Limpei cubos dianteiros, freios e cubos traseiros, sempre trocando algum retentor ou rolamento que fosse necessário.




- Todas as latas do trator também foram para o jateamento e logo após pintadas por um amigo funileiro. A pintura foi iniciada na oficina onde montamos o motor, e depois terminei de pintá-lo em casa. Mais alguns meses para montar as latas, para-lamas, banco, para-brisas, e novamente jatear as rodas que deixei por ultimo, e que após pintadas, receberam pneus novos para finalizar a reforma.



- Acabei finalizando o trator e andando com ele no mês de setembro de 2012. Nunca imaginava que aquele trator que vi a venda no leilão na internet, acabaria vindo parar aqui perto na cidade de Piracicaba, e depois que eu mesmo acabaria comprando-o e fazendo ele funcionar perfeitamente!


- No mês de Julho de 2012 fui viajar para Maracaju-MS, conhecer pessoalmente o amigo colecionador Henricus, e o museu ASCOMAR de Máquinas Agrícolas Antigas daquela cidade. Por coincidência dois amigos de Maracaju conheciam este trator e na brincadeira ficaram até bravos que o tirei de perto deles, mas sabem que não fui eu, o próprio destino foi quem fez valer o ditado que citei no início da postagem.

- O mais interessante foi que o sr. Henricus possuía algumas fotos de quando ele mesmo foi ver este Lanz Bulldog na cidade de Rio Brilhante - MS. Uma das fotos é a primeira foto desta postagem, e confirmam o que eu já imaginava. Este trator pertencia a uma antiga fazenda que foi vendida para o grupo multinacional Louis Dreifus. Este grupo leiloou todo o maquinário existente na fazenda, inclusive o trator-enfeite Lanz. De lá pra cá, toda a história eu já contei!

- Todas as fotos da reforma, que seguem uma sequência de datas, podem ser vistas aqui:  https://picasaweb.google.com/110409315516863575593/LanzBulldogD850635PS1951

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Serraria em Três Passos - RS

- Bonita foto que retirei da página www.regiaoceleiro.com.br onde há diversas fotos antigas das cidades daquela região.

- Nesta foto, que imagino ser do início dos anos 60, aparecem dois caminhões Ford e os tratores Minneapolis Moline e Zetor 50 Super de uma serraria localizada em Padre Gonzales. Os homens da serraria contentes posando junto a enorme tora em cima do caminhão Ford, e o fotógrafo aproveitou para registrar a frota de máquinas da serraria.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Curiosidades: Revistas Antigas de Agricultura

- Muitas das fotos antigas e informações desse blog consigo através da Internet, mas grande parte do material como as informações da postagem sobre o "Primeiro Trator Brasileiro", eu consegui através de revistas antigas de agricultura brasileiras.

- É por isso que irei usar o blog Tratores Antigos para pedir ajuda de vocês leitores para conseguir juntar mais números dessas revistas sobre a agricultura no Brasil. 

- Quem souber algum sebo, ou alguém que tenha estas revistas, ou simplesmente quiser me fazer uma doação, procuro as seguintes revistas:

** COOPERCOTIA

** MUNDO AGRÍCOLA

** SÍTIOS E FAZENDAS

** O DIRIGENTE RURAL

** A FAZENDA

E qualquer outra revista sobre agricultura brasileira anterior a década de 1980.

Agradeço qualquer pequena ajuda!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fotos Antigas: 1º Concurso Estadual de Tratoristas - ESALQ Piracicaba

- Mais três fotos que encontrei pela internet, buscando fotos antigas da ESALQ de Piracicaba. Estas imagens ilustram um pouco do Concurso Estadual de Tratoristas realizado, no ano de 1963, nas dependências do campus da ESALQ.


- Nesta primeira foto, aparece uma faixa com os dizeres: "VALMET Saúda os participantes do 1º Concurso Estadual de Tratoristas." E pessoas que podem ser tanto os participantes, como alunos da Esalq que foram prestigiar o acontecimento.



- Nestas duas fotos os tratores Ferguson diesel e Fordson Dexta em algum tipo de prova, puxando grade de discos.

- Relembrando que já havia comentado sobre esse concurso de tratoristas nesta postagem: http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2011/12/1-concurso-de-tratoristas-do-estado-de.html, onde aparece o sr. José da Silva campeão do Concurso!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fotos Antigas: Primeiro trator da ESALQ Piracicaba

- Fotos que encontrei pela internet, em álbum de fotos antigas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ em Piracicaba - SP. As fotos nos mostram diversas autoridades, professores, alunos e técnicos em torno do que deve ter sido o primeiro "trator" a fazer experimentos naquela universidade.

- O trator de três rodas, um Massey Harris Big Bull, puxava um arado de duas aivecas, que certamente era o mesmo equipamento puxado por tração animal! Nota-se a alegria e surpresa que uma máquina dessas gerava na época, tão grande era sua inovação!

- O trator da Big Bull americano, tinha também um irmão menor o Little Bull, e a marca posteriormente foi comprada pela empresa Massey Harris.







- Vídeo de um trator Big Bull funcionando: