sexta-feira, 23 de março de 2012

Fotos Antigas: Festa do Arroz de São João do Polêsine - RS

- Festa do arroz, desfiles, cidade do Rio Grande do Sul e imigrantes europeus são ingredientes para se encontrar ótimas fotos antigas. E foi o que aconteceu, desta vez por sinal com muita sorte, ao encontrar a página da cidade de São João do Polêsine - RS com fotos antigas da Festa do Arroz, realizada na década de 50.

- São João do Polêsine é uma pequena cidade do interior gaúcho,  com cerca de 3 mil habitantes. Nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista a boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pôm no norte da Itália. Situada na parte central do Vale do Jacuí, está a 45 quilômetros de Santa Maria e integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado.

- As fotos são registro sensacionais, raríssimos e únicos. Isso porque dificilmente veremos um acervo fotográfico antigo, onde aparecem tratores de varias  marcas e modelos diferentes. Todas as fotos são créditos do álbum de fotos da página www.polesine.com.br, de onde as retirei.

http://www.polesine.com.br/images/cidade/1arroz/fotos.php?foto=1

- Nesta foto: Hanomag R45, MAN Ackerdiesel, Hanomag R45 com rodas de ferro, outro Hanomag menor talvez um R35, outro modelo de Hanomag com rodas de ferro e por último um Cockshutt. No fundo diversos caminhões Ford.

- Trator Urus Allrad 4x4 seguido de um Lanz Bulldog (reparem as rodas de ferro lisa, sem garras), além de caminhões e trilhadeiras de arroz.

- Hanomag R45 equipado com rodas de ferro alargadas rebocando uma trilhadeira de arroz.

- Mais raridades: Trator Steyr seguido de um alemão Orenstein & Koppel ou O&K. Lá no fundo o já "antigo para a época", o Fordson dos anos 20, equipado com paralamas!

- No meio de tanto trator europeu, uma marca americana (mas fabricada na França ou Alemanha) McCormick Deering, modelo ainda não identificado.

- Fordson Major puxando uma carreta, ao seu lado um pequeno Lanz Bulldog. Lá atrás um Zetor 25 seguido de um americano Oliver, modelo não identificado.

- Fordson Power Major puxando a carreta certamente com autoridades. Lá atrás, um Lanz Bulldog com rodas de ferro bem largas, usadas na cultura do arroz.

- Hanomag R45, Zetor 25, Steyr e O&K.

- Trator Lanz Bulldog tendo a sua frente uma "mula-mecânica" as pequenas enxadas rotativas motorizadas.

- Zetor 25 K (rodeiro alto e fino), seguido do Urus Allrad, trator equipado na época com tração nas quatro rodas

- Trator Fordson Major com pneus arrozeiros (acredito que novidade para época), rebocando uma das carretas enfeitadas para o desfile. Ao seu lado trator não identificado.

- Última foto, encerrando com chave de ouro! Reparem que esta é a primeira foto da postagem porém tirada na posição inversa, talvez da janela do prédio que aparece atrás dos tratores na primeira foto. Nesta foto no canto inferior direito podemos conferir o Fordson 1920 de costas, e ao seu lado esquerdo um grande trator com rodas de ferro. Lá no fundo ainda dá pra se identificar dois Zetor 25 e no canto direito um Lanz Bulldog.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Propagandas Antigas: Deutz DM 55 - "O MINEIRÃO"

- Muitas vezes ao conversar com amigos a respeito dos tratores Deutz fabricados em Minas Gerias pela Demisa, sempre vinha à conversa o nome "Mineirão" para aquele trator. Para mim não passava de mais um apelido colocado pelos agricultores na época, assim como o "Férguinho", "Fêndi", "Cinquentinha" e muitos outros apelidos que surgiam do popular rural brasileiro.

- Mas esta semana minha idéia mudou. E muito! Recebi do amigo Edson, do blog Heavy Machinery Museum a propaganda a seguir, que comprova ser o "Mineirão" um nome dado pela própria fábrica ao trator Deutz DM 55, certamente como uma forma de propaganda para que o mesmo ficasse famoso já que era um lançamento, e também diferente dos outros tratores pela sua refrigeração "a Ar".


"Minas Gerais entra na indústria de automotores, fabricando o primeiro trator brasileiro resfriado a ar, o "MINEIRÃO" - DEUTZ 50 H.P."

"Agora produzido no Brasil, igual em tudo ao famoso modelo alemão, capaz de atender às nossas necessidade agrícolas e às variadas condições do nosso solo."

"Minas Gerais entra com o pé direito na indústria nacional de automotores. O primeiro veículo de sua fabricação é uma importante unidade agrícola - o "Mineirão" Deutz - o primeiro trator brasileiro resfriado a ar. Graças a esse sistema de arrefecimento - turbina de ar - foi eliminado todo o sistema clássico de radiador de água, o que torna o motor mais simples, mais eficiente, mais prático e muito menos sujeito a enguiços."

"O "Mineirão" Deutz, com seu motor Diesel de 53,5 H.P. - por sua elevada capacidade de tração e maior velocidade, representa mais hectares-hora nos trabalhos de campo. Isto quer dizer que, ao fim de cada jornada, o trator "Mineirão" Deutz trabalhou mais hectares em menos horas. O "Mineirão" Deutz tem a mesma versatilidade e os mesmos implementos do modelo alemão, o que o transforma num verdadeiro "faz-tudo" em sua fazenda."

"Com o novo "Mineirão" Deutz, V. obtém maior rendimento! Menor desgaste! Maior economia!"

- Que bela propaganda de época!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Fotos Antigas: Oliver Cletrac - Terraplenagem no Quartel de Palmas - PR

- Estes dias estão sendo recheados de fotos antigas. Encontrei muitas fotos, e também recebi muitas fotos antigas de amigos! Prova disso é esta raríssima foto enviada pelo Jaime do site Eko Bar - Clevelândia.

- Na descrição da foto: "Serviço de terraplenagem no Quartel do 111/15º R.C.I. - Palmas - PR - 26/09/1945".

- Raríssima porquê? Fácil! Pela data da foto, e descrição da mesma! Pela qualidade da foto! Reparem o tamanho deste trator de esteira Oliver Cletrac, ainda mais puxando um scraper! A pose das pessoas para a foto! Resta saber se o trator e o scraper pertenciam ao quartel do Exército Brasileiro, ou alguma empresa, ou até ao município.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Fotos Antigas: Tratores em Pessegueiro - Passo Fundo - RS

- O amigo Fernando Graeff nos envia esta bonita imagem, que foi feita na propriedade de seu avô, sr. Oscar Graeff, lá no início da década de 1960. A propriedade situada em Passo Fundo - RS, na localidade de Pessegueiro possuia uma "frota de máquinas" bem diversa, como nos mostra a foto a seguir:


- Na foto podemos conferir da esquerda a para a direita: A colheitadeira Massey Harris, o Ford 8-BR primeira série, verde e amarelo, o Ford A 1929 seguido do caminhão Dodge 1950, o trator Hanomag R55 e a plantadeira também Massey Harris. Registro único do maquinário da fazenda!

- Que diversidade de nacionalidades. Canadá, Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Antigamente, grande parte das propriedades se constituia de apenas uma nacionalidade de máquinas, dependendo claro da nacionalidade dos agricultores. Era muito comum se ver em colônias européias principalmente no sul do Brasil, marcas mais tradicionais alemãs como Deutz, Hanomag, Lanz, entre outras. E dependendo da cultura e nacionalidade de outras localidades, a presença de marcas americanas, canadenses, inglesas ou italianas era maior! Com a "globalização" isso já não existe mais...

- Na foto abaixo, o mesmo trator Hanomag R55 da foto antiga, desta vez participando de uma sessão de fotos para a revista Classic Show em 2007!


sexta-feira, 9 de março de 2012

Fotos Antigas: Dupla de tratores Case em Guaraci - SP

- Bela foto que achei no blog "Guaraci divisa com Minas" onde aparecem dois tratores Case, uma colheitadeira também Case e um automóvel.

- Na descrição da foto no blog: "Década de 1950 - Lavouras mecanizadas, mais alento para o município."

- Na foto podemos indentificar em primeiro plano a grande Case DC, seguida de sua irmã menor a Case SC e a colheitadeira Case. Todo o maquinário é da década de 1950, acredito eu 1954 ou mais. Resta saber em que cultura os tratores estavam trabalhando, talvez arroz, ou algum outro cereal pela colheitadeira Case.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Fazenda Olympia - Cisalpina em Panorama - SP

- Quatro belas imagens! Este foi um desfile cívico realizado em Panorama - SP na década de 1960. Os tratores e máquinas pertenciam ao Grupo Cisalpina, tanto que podemos conferir nas faixas penduradas em todas as máquinas e tratores o nome "Cisalpina" sempre destacado.

- Tudo tem início com o italiano naturalizado brasileiro sr. Luigi Cantone. Um dos pioneiros na ocupação das áreas da margem direita do rio Paraná, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, o sr. Luigi adquiriu grande propriedade de terra no município de Brasilândia - MS, onde fundou a fazenda Olympia.

- O sr. Luigi, em um gesto ousado, adquire maquinário importado e de última geração para o cultivo de arroz na fazenda Olympia. Na décade de 60, todo o maquinário da fazenda, seus funcionários, e talvez até o sr. Luigi, desfilam pelas ruas de Panorama-SP. Infezlimente o sr. Luigi não obteve êxito na cultura do arroz naquela região.

- Na primeira foto podemos conferir o trator John Deere R, seguido de um Fordson Major, ambos com a faixa da empresa Cisalpina.


- Nesta segunda foto, muito curiosa, um trator Fordson Major, ainda com rodas traseiras de ferro e sem garras, operando o que parece ser um guincho hidráulico. No detalhe o homem erguido pelo guincho chamando a atenção no desfile. Ainda na foto podemos conferir um Jeep, e uma colheitadeira de arroz com esteiras, que me parece ser da marca John Deere.


- Nas duas últimas fotos, outro Fordson Major puxando o que parece ser uma colheitadeira de arroz, seguido de mais tratores. E mais uma colheitadeira, que não identifiquei a marca seguida de mais alguns tratores.

- O nome Cisalpina vem do latim "Caesalpinia echinata", nosso conhecido Pau Brasil. Já o nome da Fazenda Olympia talvez tenha ligação com as conquistas olímpicas do sr. Luigi Cantone. Hoje grande parte da área da fazenda é uma área de reserva natural: a Reserva Cisalpina.

- Toda história envolvendo a região de Brasilândia/MS, a Agrícola Cisalpina, a Fazenda Olympia e o sr. Luigi Cantone pode ser conferida aqui: http://institutocisalpina.org, de onde retirei todas as informações e fotos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fotos Antigas: Desfile de Tratores em Clevelândia - PR

- Esta foto nos deixa uma dúvida!!! Qual a marca ou modelo do primeiro trator da foto???

- Diretamente do álbum de fotos do site EKO BAR - Clevelândia - ekobar.wordpress.com/no-tunel-do-tempo/ , retirei esta foto datada de 1972, onde em comemoração à V EAPI - Exposição Agropecuária e Industrial de Clevelândia, aconteceu este desfile de tratores!

- Arrisco dizer que puxando a fila está um Deutz DM 110, trator que nunca vi pessoalmente e não tenho nenhuma foto ou catálogo de época, mas posso afirmar que existiu, mesmo em poucas unidades. Era um Deutz nacional fabricado pela Demisa e equipado com motor 6 cilindros diesel refrigerado a ar.

- Seguido do Deutz DM 110 vem um CBT 1090, da primeira série cor ainda marrom. Logo atrás outro Deutz, que não dá pra identificar se é outro misterioso DM 110, ou um Deutz DM 75 ou DM 90. O Deutz esconde um Valmet, identificado pelos paralamas.

- Seguindo o Valmet, o já "antigo" Allis Chalmers (que também pode ser um Sheppard), seguido de mais dois CBTs. Logo atrás diversas colheitadeiras e mais tratores! Mas que bela foto!


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fotos Antigas: Fordinho 8N no carnaval de Juiz de Fora - MG

- Encerrando o mês de fevereiro com mais um Fordinho! O carnaval já acabou, mas mesmo um pouco atrasado ainda estamos no mês de fevereiro, então ainda vale a postagem!!

- A foto, dica do Guilherme Gomes - antigosverdeamarelo.blogspot.com, veio do blog mariadoresguardo.blogspot.com e ilustra o carnaval da cidade de Juiz de Fora - MG no ano de 1963. No tratorzinho, já com seus 10 anos de idade ou mais, dois homens travestidos curtindo a folia do carnaval!


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fotos Antigas: Fordinho 8N em Rancharia - SP

- Uma dupla de Fords. O trator Ford 8N, que deve ser ano 1951, e o caminhão Ford Big Job. A foto retirei do blog http://rancharia-fatos-fotos.blogspot.com com crédito para Sueli Coleto.

- Rancharia naquela época chegou a ser a capital do algodão. Muitas máquinas como tratores e colheitadeiras devem ter trabalhado lá, vamos ficar na esperança de aparecerem mais fotos!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

História: Tratores do Brasil S.A.

- A palavra tratores e a palavra Brasil são vistas com frequência no blog. Sempre dei valor aos tratores antigos que trabalharam em nosso país, e isso resultou em postagens como: O primeiro trator brasileiro, o trator mais antigo do Brasil, entre outras.

- Desta vez o tema novamente é: Tratores do Brasil. Porém desta vez como uma "marca" registrada - Tratores do Brasil S.A.
- Diretamente do blog: http://hm-museum.blogspot.com - Heavy Machinery Museum, do amigo Edson, retirei as informações abaixo sobre a empresa Tratores do Brasil S.A.. Mesmo o foco principal do blog ser os tratores agrícolas, coloco aqui a história desta empresa, que mesmo em grande parte sendo estrangeira, escolheu um nome 100% nacional para sua operação no Brasil!

- A Tratores do Brasil S. A. foi uma empresa subsidiária da LeTourneau-Westinghouse Company, fabricante de máquinas para terraplenagem no município de Sumaré, comarca de Campinas. Foram 28 anos de fabricação em solo brasileiro, até que, em 1982, a empresa foi adquirida pela Müller S. A.

- Os registros mais antigos de máquinas LeTourneau no Brasil, datam do ano de 1937, quando chegou ao nosso país, um Le Tourneau Carryall Scraper, tipo Y, com capacidade de 12 jd³, montado sobre 4 pneus de 18x24 e um Le Tourneau Rooter, tipo Heavy Duty.

- Ambas máquinas eram rebocados por tratores que controlavam os seus movimentos. O primeiro modelo era aplicado no transporte de materiais por ela excavados e carregando-se a medida que vão sendo recocado. O segundo modelo era aplicado na escarificação de terrenos duros e no dilaceramento de raízes e tocos.
- Essas modernas máquinas foram usadas em Mogi Mirim - SP na construção do ramal de Conchal pelo DER. O Sr. Ranulpho Pinheiro Lima, secretário da Viação e Obras Públicas, ficou impressionado com as máquinas, ao assistir as experiências realizadas, que, segundo ele, foi a melhor possível.
- Outro registro de 1941, mostra-nos o serviço de máquinas LeTourneau na construção do prolongamento dos trilhos da E. F. A. (Estrada de Ferro Araraquara) a Porto Presidente Vargas, ligando importante zona ao Porto de Santos.
- Nesta importante obra, destacam-se 08 carryalls LeTourneau e outras duas máquinas do mesmo fabricante. Outras 03 (três) unidades motrizes, denominados "Tournapulls", modelo C - equipado com carryalls modelo "LS" de 11 jd³, nas quais os visitantes da obra tiveram a oportunidade de ver em funcionamento, vieram pela primeira vez à América do Sul, sendo introduzida como pioneira na construção da E. F. A..
* A representação brasileira
- Em 1941, a Lion & Cia. Ltda foi nomeada como representante exclusiva para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso da R. G. LeTourneau Inc. e outras marcas (La Plant-Choate Mfg. Co., Willamette Hyster Co., etc). Em 1944, a Sociedade Thela Comercial Ltda., foi distinguida com a representação da R. G. LeTourneau Inc. para os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. A representação no Brasil compreendido pelos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, foi confiada à Geovias Ltda.
- Tournapulls, tournatrailers, angledozers, bulldozers, scrapers, guindastes, rooters e guinchos eram distribuídos no Brasil.

 * A subsidiária brasileira
 - Em 23 de dezembro de 1953 era fundada a Tratores do Brasil S. A., filiada da LeTourneau-Westinghouse Company, Peoria, Estados Unidos. Eram diretores da empresa: Afranio Affonso Ferreira (diretor-presidente), Frank Harold Weis (diretor-secretário), além de Gentil Faria de Andrade e Raul Guedes de Mello (diretores).
 - A sede social da empresa era situada na Rua Visconde do Rio Branco, 301, 2º andar, sala 201, na cidade de Campinas.
* O anúncio da fábrica
- O anúncio oficial da construção da unidade fabril foi feita pela LeTourneu-Westinghouse Co., em Peoria, Illinois, Estados Unidos, conforme divulgado pela imprença em março de 1954. A empresa adquiriu na estrada de Limeira, dentro do município de Campinas, um terreno de 108.000 m², sendo a única no gênero no continente latino-americano.
- Conforme divuldado em setembro de 1954, com a execução do primeiro pavilhão (em andamento), o início de suas atividades eram incertas. Até essa data mencionada, havia um pedido de licença de importação das máquinas na SUMOC, aguardando autorização. Aos 23 de maio de 1955, a empresa comunicou a transferência de sua sede social para o edifício, recentemente construído, da fábrica na Via Anhanguera (trecho Campinas a Limeira).

- Em setembro de 1955 a empresa concluiu a construção de seus pavilhões (aparelhagem da unidade), entrando em produção no ano seguinte. Há quem diz, que em 1955, a empresa dava início a produção nacional, fornecendo peças de reposição e em seguida, a fabricação de alguns ítens das máquinas.
* A primeira máquina nacional
- No dia 15 de março de 1956, a Tratores do Brasil S. A. entregou as três primeiras máquinas fabricadas no Brasil, os tournarockes, de 22 toneladas. Robert L. Wollberg (diretor-gerente) da Tratores do Brasil, saudou os presentes e manifestou seu apreço e gratidão em entregar as primeiras unidades brasileiras.
- As 03 máquinas foram entregues a empresa Cavalcanti Junqueira S. A. que foram utilizados na construção da barragem do Rio paraíba, da Light & Power, em Santa Branca, São Paulo.
- Os tournarockers eram constituídos por duas partes: o tournapull (cavalo mecânico) e o Rear Dumps (este construído no Brasil).
- A fábrica de Tratores do Brasil S. A. era situada à Via Anhanguera, Km 106, cidade de Sumaré, comarca de Campinas, SP.
* A caminhada da empresa
- No dia 21 de novembro de 1956, a Tratores do Brasil entregou a Cia. Construtora de Estradas, dois tournapulls, equipados com "rear dumps". 


- Nesse ano, iniciou a produção de motoniveladoras ADAMS no Brasil. Dentre as suas características técnicas e funcionais, as primeiras motoniveladoras constituiram um marco decisivo no desenvolvimento do Plano Rodoviário Nacional.
- Diz um anúncio de outubro de 1957, que 88% dos elementos que integram a maior parte dos equipamentos da Tratores do Brasil S. A. são absolutamente nacionais. Em 1958, foi concluída a primeira etapa das obras de ampliação da unidade brasileira. Até agosto de 1958, por exemplo, o Brasil contava com 08 (oito) rede de distribuidores. Talvez, um dos distribuidores que mais se destacaram foi a Thela Comercial S. A..
- A Thela Comercial entregou a Construções e Comércio Camargo Corrêa S. A. o maior trator-pusher, o Twin C, fabricado pela LeTourneau-Westinghouse Co., além de disponibilizar para pronta entrega, a motoniveladora Adams 550.
- Os scrapers CT e DT (rebocáveis de 18 e 11 jd³), tournapulls C, tournatractors C e o dumptors 60, eram exemplos de máquinas fornecidas em nosso país.
- Em agosto de 1962, Tratores do Brasil S. A. apresentou o primeiro tournapull modelo C, nacional (constituído por componentes nacionais). A máquina tinha motor de 290 hp. e 2100 rpm, atingindo velocidade de até 40 km/h e pesava 20441 Kg (45000 Ib).
- A linha nacional da empresa, ademais do modelo apresentado, era compreendida pelo rolo compactador pé-de-carneiro W-2, os scrapers (CR, CT, BT, DT e DM) e os moto-escrêiperes Hancock C e D (que entraram na linha de produção a partir de 1963). Aos poucos, novos modelos de equipamentos foram introduzidos na linha de montagem brasileira.
- Em 1965, a Thela Comercial entregou a S. A. Paulista de Construções e Comércio a primeira de uma série das unidades "tournapull C" auto carregável, modelo 222, chegada ao Brasil.
- Essa máquina foi enviada a trabalho em São Manoel, na conclusão do trecho Igualdade - Santa Maria da Serra, que liga estas localidades à BR-34., além de colocar na Rodovia D'Oeste outra máquinas, do mesmo tipo, em demonstração.


- Até julho de 1969, a linha de máquinas para terraplenagem nacionais, eram constituídas por 05 modelos básicos: 2 tournapulls (séries diferentes), o trator-scraper C222F e 229F; e o scraper CT. O modelo Auto Carregável C222F tinha 318 hp e 21 jd³ de capacidade.
* A Wabco Brasil Equipamentos S. A.
- Aos 13 de abril de 1970, a Tratores do Brasil S. A. alterou sua razão social para Wabco Brasil Equipamentos S. A. e, posteriormente, em 16 de outubro de 1970, alterou para Wabco Brasil Equipamentos Ltda. Nesta época, a empresa abriu uma filial na capital paulista à Avenida Mofarrej, 401.


 * O desfecho da história
- Em 24 de setembro de 1982, a Müller S. A. assinou contrato de compra da empresa Wabco Brasil Equipamentos Ltda. Foram exatamente, 28 anos (1955 - 1982) de fabricação de equipamentos LeTourneau-Westinghouse e Wabco na América do Sul.