domingo, 3 de abril de 2011

Fotos Antigas: Tratores Ford 8-BR

- Muito boa esta foto enviada pelo Renato de Minas Gerais, leitor aqui do blog. Nela podemos conferir ao menos uns 25 tratores Ford 8-BR Diesel no pátio da fábrica, além claro de uma centena de caminhões Ford lá ao fundo! No centro da foto também dá para ver um 8-BR já carregado no caminhão e outro prestes a ser carregado pelo guincho.


quarta-feira, 30 de março de 2011

Propagandas Antigas: Tratores e motores BUKH


- No Brasil os tratores dinamarqueses Bukh são vistos com certa facilidade, devido a sua mecânica simples, sua praticidade e a quantidade de tratores. Acredito que um número razoável de unidades do modelo DZ - 30 deva ter sido importado, mas não sei afirmar se existe algum outro modelo além deste no Brasil. Da marca Bukh no Brasil também temos motores a diesel para geradores ou estacionários para máquinas.

- O amigo Armando me indicou este ótimo site dedicado especialmente aos tratores Bukh: www.bukh-traktor.dk . O site está em dinamarquês mas se usarmos o navegador Chrome do Google, ele nos traduz facilmente toda a página.



sexta-feira, 25 de março de 2011

Fotos Antigas: Memorial do Arroz - Tratores

- Visitando o blog maragatoassessoramento.blogspot.com onde o sr. Otávio escreveu uma bela história sobre a cultura do arroz no Rio Grande do Sul, salvei algumas fotos para meu arquivo e coloco elas aqui também para compartilhar com quem está sempre lendo o blog.

- Nesta primeira foto, o Sr. Otávio (Maragato), sua noiva e a cadelinha em frente ao trator Zadrugar no ano de 1961.

- Nesta foto a família reunida em torno do grande Massey Harris 44 - Diesel. Ao volante do trator o pai do sr. Otávio, ao lado suas irmãs e em pé ao lado do trator seu irmão. 

- A família reunida posando para a foto junto aos Ford, o trator e o caminhãozinho.

- Em 1954, posando para a foto com o Ford, Maragato e irmãos.

- Esta foto mostra um trator Zetor 50 tocando uma trilhadeira de arroz, e o trabalho de vários homens desde a colheita até o ensacamento do arroz.


- Estas duas fotos já são coloridas, mas devem ter uns 20 anos ou até mais. Nelas, no mesmo lugar, os irmãos tchecos que ficaram conhecidos por todo nosso Brasil agrícola: o Zetor 25 (Zetorzinho), e o Zetor 50 (grande).

- Nesta última foto, já colorida, mas também antiga, um trator Steyr 30 de 1954 em serviço pelo campo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Catálogos Antigos: CBT 2400 - Detroit Diesel

- A pedido do Milton Martins, leitor aqui do blog, coloco aqui fotos e ficha técnica do trator CBT 2400 Diesel.

- Para muitos este é apenas mais um modelo dos tratores CBT, mas para muitas outras pessoas, apaixonadas por essas máquinas, este não era apenas um modelo de CBT, era na época o mais forte trator de nossa indústria nacional!

- Equipado com um motor Detroit Diesel de 4 cilindros e 120 cavalos, o CBT 2400 ficou na memória de muitos pelo seu ronco único, inconfundível. O motor Detroit é um motor diesel porém de ciclo 2 tempos, equipado com um compressor de ar (blower). Por ter uma explosão a cada dois ciclos do motor (2 tempos), têm-se a impressão do dobro de rotação de um motor diesel 4 tempos. Porém a rotação do motor é na mesma faixa de 2.000 rpm de um motor diesel comum. Por isso ele parece trabalhar em giros bem mais altos e tem esse ronco característico!

- Este motor também foi utilizado nos caminhões Chevrolet D-60 e D-70 e nos Ford F-13000 e F-14000 na época, além de usado nos tratores como o caso do CBT, e também na indústria naval. Porém por algum motivo na linha automotiva este motor não vingou, desaparecendo quase que completamente nos dias de hoje. Talvez por necessitar de condutores mais conhecedores, ou por possuir uma manutenção mais cara que os outros motores Perkins ou Mercedes na época... mas essa é apenas uma suposição.






- Aqui coloco um vídeo de um trator Oliver 990. Não é um CBT, mas o motor é praticamente o mesmo e o som é música para muitos ouvidos!!



terça-feira, 1 de março de 2011

Fotos antigas da revista Life - Colheitadeiras Massey Harris

- Continuando a postar essas belíssimas fotos da revista Life divulgadas pelo Google, desta vez as fotos antigas são coloridas!! As fotos mostram o transporte de algumas colheitadeiras Massey Harris e o seu trabalho em campo, um registro único! 
- Curiosidade: em algumas fotos podemos notar o nome Massey Harris nas colheitadeiras, porém também pode ser visto o símbolo M - F nas mesmas, já da nova marca Massey Ferguson.













sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

História: Comemoração dos 15 anos da CBT

- Aqui estão algumas propagandas da época em que a CBT comemorou seus 15 anos de vida. "Fortes, ágeis e versáteis", assim eram os CBT!




CBT: 1975 - 15 anos. Vou contar uma história:

- Depois de sua fundação em 01 de setembro de 1959, a CBT fez um acordo operacional com a Oliver Corporation, no qual passou a fabricar em nosso país o seu primeiro trator, o CBT-Oliver, baseado no Oliver 950. A Oliver Corporation, produziu o Oliver 950, ademais dos modelos 990 GM Diesel e o 995 GM Lugmatic Diesel, de 1958 a 1961.

- Eram cerca de 200 tratores produzidos e a CBT nacionalizava o CBT-Oliver. A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.
Segundo alguns estudiosos em história, o trator completamente brasileiro que se fabricava, foi o CBT-1020 em 1962. A sua fabricação encerrou-se em junho de 1968, quando o seu motor Mercedes-Benz (de 78,9 hp) foi substituido pelo Perkins 6340 (de 89,7 hp).

- Em junho de 1968, surgiu o CBT-1090: a mais pesada e possante máquina nacional. Um fato curioso é que a CBT foi substituindo o motor Perkins por outro da mesma marca e, de igual potência, portanto com tecnologia superior. Baseado nessa mudança, surgiu o CBT-1090A.

- Em 1970 veio o CBT-1000. Um trator de motor Perkins de 53,7 hp.. Foram vendidos cerca de 4000 unidades do CBT-1000 em apenas 01 ano e 06 meses. Essas vendas se deram logo em seguida ao seu lançamento.

- Atualização de seus produtos, bem como seu aperfeiçoamento, foram feitos nos CBT-1090A e CBT-1000, mesmo após de sua aceitação pelo comprador. Por exemplo, o CBT-1000 recebeu motor de injeção direta em substituição ao motor de injeção combinada.

- Em 1972, a CBT apresentou ao mercado o CBT-1105 com motor Mercedes-Benz de 98,6 hp.. No ano seguinte, em 1973, veio o CBT-1065 de 64,1 hp.. O CBT-1065 era um trator médio de motor Mercedes-Bens.

- Em 1975, a CBT completava seus 15 anos de Brasil, desde a fabricação do primeiro trator. Em abril de 1976, apresentou o CBT-2400. Era uma máquina incrível amigo, de 118,3 hp e de 4 cilindros.

- Além de máquinas agrícolas, no mundo da construção, fabricou no Brasil, a raspadeira (scraper), modelo SS-650. Essa máquina foi apresentada no mercado em 1975.

- Até 1976, a linha da empresa compreendia pelos 06 modelos de tratores (CBT-1000, CBT-1065, CBT-1090A, CBT-1105 e CBT-2400), além da raspadeira (SS-650).

- Do início de suas atividades em 1959, no município de Ibaté-SP, fabricando peças e motores, representando e montando os tratores da Oliver Corporation (em 1960), que então, se tornou Oliver-CBT, a empresa inaugurou em 1961 sua nova fábrica em São Carlos-SP.

- Vieram então os primeiros testes com um trator movido a álcool, realizados em 1979, com os modelos CBT-2100 e CBT-2105, equipados com motor Dodge V8 de 112 hp. Em 1980, desenvolveu o CBT-3000, que entrou em comercialização em 1982, juntamente com o modelo CBT-3500.

- Projetos de aeronaves, denominada RPV (BQM-1BR), vieram em 1982. Infelizmente, a empresa acabou abandonando o projeto, devido o fim do apoio de órgãos governamentais. Fabricou também o Jeep Javali, segundo carro criado e desenvolvido no Brasil. Por ser um projeto próprio da fábrica, ele acabou tendo um custo elevado para a mesma. Segundo pesquisas, o Javali havia sofrido grandes atrasos quanto da sua construção, iniciados em 1987, e desde então, sem previsões de seu lançamento. Em 1988, em fase de protótipo, a empresa antes mesmo de iniciar a produção, havia vendido 270 jipes. O Javali lembrava o saudoso Jeep Willys-Ford (1957 - 1983). Com tanque de 60 litros de diesel, pesando 1650 kg, o Javali tinha comprimento de 349,5 cm; largura de 180,7 cm; altura de 180 cm, sendo a altura mínima do solo de 24 cm. A capacidade de carga era de 750 kg e possuia motor turbo diesel 3.0 de 82,8 hp.

- O Jeep Javali era semelhante aos tratores, quanto de sua fabricação (mecanização) e com isso tinha seus defeitos (barulho e fumaça em excesso) e qualidades (motor turbo diesel). "É um jipe de serviço. Mas não precisava ser tão barulhento" - dizia a imprensa. A produção iniciou-se em dezembro de 1988. Uma nova indústria automobilística nascia no Brasil - CBT. Até fins de maio de 1990, haviam sido produzidos 750 veículos. Segundo consta amigo, em 1994, encerrou-se a fabricação do mesmo.

- Vale lembrar que até meados de outubro de 1987, a CBT estava mergulhada numa fase difícil. A empresa estava individada. O socorro veio pelo BNDES, dentro do programa de socorro a grandes empresas, recebendo um empréstimo de US$ 40 milhões. A empresa saiu da crise e lançou o jipe (o Willys foi o inspirador).

- A CBT encerrou suas atividades em 1995. No local, funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho, ademais do Aeroporto de São Carlos (construído pela própria CBT, que é denominado Aeroporto Mário Pereira Lopes e foi totalmente remodelado).


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fotos: Trator MAN do Museu de Caçapava-SP

- Dizem que uma boa notícia sempre vem junto com outras...  e foi o que aconteceu esses dias. Depois do desenrolar de toda longa história do Museu de Automóveis de Caçapava-SP, fundado pelo sr. Roberto Lee, e que estava fechado havia uns 30 anos por questões judiciais, recebi do Songa a notícia que o museu em breve estará aberto novamente, agora pela Prefeitura Municipal, e que lá tem também um trator, dentre os vários carros do acervo.

- O trator em questão é um MAN Ackerdiesel (provavelmente) modelo C40. O ano irei confirmar, mas deve ser 1956 - 57. Pela foto podemos ver que está bem completo, faltando os faróis e algum outro detalhe que não dá para conferir com a foto. 

- O museu também possui o único exemplar do Brasil do famoso carro Tucker Torpedo, o qual teve apenas 50 unidades fabricadas. Não longe dele está o tratorzinho MAN, com poucas unidades restantes no Brasil e 500 unidades produzidas deste modelo igual ao do museu.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vídeo: Tratores Antigos em Maracaju - MS

- A ASCOMAR de Maracaju - MS já foi tema do blog nesta postagem: Tratores Ascomar.

- Agora coloco aqui o vídeo dos tratores da Associação, que estavam em exposição na última Feira de Agronegócios de Maracaju.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vídeo: Coleção de tratores antigos

Coleção de tratores antigos das mais variadas marcas no Brasil.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

História: CBT - O começo

- Postado como comentário no blog, as informações abaixo vieram novamente do Edson, responsável pelo blog  Máquinas e Equipamentos Pesados.

- Irei atualizar esta postagem seguindo uma ordem cronológica e tentar contar do início ao fim a história da CBT - Companhia Brasileira de Tratores. Para tanto... aqui vai o início de sua história:




A CBT - Cia Brasileira de Tratores, tinha como acionistas as Indústrias Pereira Lopes, além da Oliver Corporation e Mesbla S.A., que organizaram a empresa, com um capital inicial de 20 milhões de cruzeiros, podendo ser elevado para 1 bilhão, dos quais US$ 700 mil constituídos no investimento estrangeiro trazido na forma de maquinaria americana da Oliver.

Para a fabricação dos tratores, a empresa construiu sua fábrica em São Carlos, numa área de 450 mil m², tendo 17 mil m² cobertos e planejava até 1961, construir 4 grupos de pavilhões de 66 mil m² cada. 

A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.


O OLIVER 950 era um trator de potência de 75 hp com 1800 rpm e 65 hp na barra de tração, motor Perkins Diesel, 6 cilindros, 4 tempos, arrefecimento sob pressão, lubificação forçada e regulador centrífugo de velocidade.


Ele tinha 6 marchas à frente e 2 à ré. Sistema elétrico de 12 volts, motor elétrico de arranque direto no Diesel e dois faróis diateiros e dois traseiros. Destacam-se também: 4000 kg de peso operacional, comprimento total de 3,61m; largura de 3,15m; altura de 1,85m e distância entre eixos de 2,03m.

Na área de construção, a empresa fornecia as pás-carregadeiras sobre esteiras, modelos OC-126 e OC-156.



- A Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi fundada em 1959 no município de Ibaté fabricando motores e peças além de representar e montar tratores Oliver. Em 1961 inaugurou sua nova fábrica no distrito de Água Vermelha, no município de São Carlos para montagem dos tratores CBT e encerrou suas atividades em 1995.

- A Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central.

- No ano de 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, sendo o segundo carro totalmente fabricado no Brasil e por se tratar de um projeto próprio o custo de produção era elevado. O Javali utilizava mecânica de trator, produzido na própria CBT, e possui alguns defeitos, como a fumaça excessiva e o barulho, mas também trazia qualidades, como motor turbo diesel que ajudava nas trilhas mais pesadas.

- No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência por causa da "abertura econômica" iniciada no governo Collor e concluído no governo FHC que extinguiu a proteção à industria automobilística nacional. Hoje no local da antiga fábrica funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho.