sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

História: Comemoração dos 15 anos da CBT

- Aqui estão algumas propagandas da época em que a CBT comemorou seus 15 anos de vida. "Fortes, ágeis e versáteis", assim eram os CBT!




CBT: 1975 - 15 anos. Vou contar uma história:

- Depois de sua fundação em 01 de setembro de 1959, a CBT fez um acordo operacional com a Oliver Corporation, no qual passou a fabricar em nosso país o seu primeiro trator, o CBT-Oliver, baseado no Oliver 950. A Oliver Corporation, produziu o Oliver 950, ademais dos modelos 990 GM Diesel e o 995 GM Lugmatic Diesel, de 1958 a 1961.

- Eram cerca de 200 tratores produzidos e a CBT nacionalizava o CBT-Oliver. A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.
Segundo alguns estudiosos em história, o trator completamente brasileiro que se fabricava, foi o CBT-1020 em 1962. A sua fabricação encerrou-se em junho de 1968, quando o seu motor Mercedes-Benz (de 78,9 hp) foi substituido pelo Perkins 6340 (de 89,7 hp).

- Em junho de 1968, surgiu o CBT-1090: a mais pesada e possante máquina nacional. Um fato curioso é que a CBT foi substituindo o motor Perkins por outro da mesma marca e, de igual potência, portanto com tecnologia superior. Baseado nessa mudança, surgiu o CBT-1090A.

- Em 1970 veio o CBT-1000. Um trator de motor Perkins de 53,7 hp.. Foram vendidos cerca de 4000 unidades do CBT-1000 em apenas 01 ano e 06 meses. Essas vendas se deram logo em seguida ao seu lançamento.

- Atualização de seus produtos, bem como seu aperfeiçoamento, foram feitos nos CBT-1090A e CBT-1000, mesmo após de sua aceitação pelo comprador. Por exemplo, o CBT-1000 recebeu motor de injeção direta em substituição ao motor de injeção combinada.

- Em 1972, a CBT apresentou ao mercado o CBT-1105 com motor Mercedes-Benz de 98,6 hp.. No ano seguinte, em 1973, veio o CBT-1065 de 64,1 hp.. O CBT-1065 era um trator médio de motor Mercedes-Bens.

- Em 1975, a CBT completava seus 15 anos de Brasil, desde a fabricação do primeiro trator. Em abril de 1976, apresentou o CBT-2400. Era uma máquina incrível amigo, de 118,3 hp e de 4 cilindros.

- Além de máquinas agrícolas, no mundo da construção, fabricou no Brasil, a raspadeira (scraper), modelo SS-650. Essa máquina foi apresentada no mercado em 1975.

- Até 1976, a linha da empresa compreendia pelos 06 modelos de tratores (CBT-1000, CBT-1065, CBT-1090A, CBT-1105 e CBT-2400), além da raspadeira (SS-650).

- Do início de suas atividades em 1959, no município de Ibaté-SP, fabricando peças e motores, representando e montando os tratores da Oliver Corporation (em 1960), que então, se tornou Oliver-CBT, a empresa inaugurou em 1961 sua nova fábrica em São Carlos-SP.

- Vieram então os primeiros testes com um trator movido a álcool, realizados em 1979, com os modelos CBT-2100 e CBT-2105, equipados com motor Dodge V8 de 112 hp. Em 1980, desenvolveu o CBT-3000, que entrou em comercialização em 1982, juntamente com o modelo CBT-3500.

- Projetos de aeronaves, denominada RPV (BQM-1BR), vieram em 1982. Infelizmente, a empresa acabou abandonando o projeto, devido o fim do apoio de órgãos governamentais. Fabricou também o Jeep Javali, segundo carro criado e desenvolvido no Brasil. Por ser um projeto próprio da fábrica, ele acabou tendo um custo elevado para a mesma. Segundo pesquisas, o Javali havia sofrido grandes atrasos quanto da sua construção, iniciados em 1987, e desde então, sem previsões de seu lançamento. Em 1988, em fase de protótipo, a empresa antes mesmo de iniciar a produção, havia vendido 270 jipes. O Javali lembrava o saudoso Jeep Willys-Ford (1957 - 1983). Com tanque de 60 litros de diesel, pesando 1650 kg, o Javali tinha comprimento de 349,5 cm; largura de 180,7 cm; altura de 180 cm, sendo a altura mínima do solo de 24 cm. A capacidade de carga era de 750 kg e possuia motor turbo diesel 3.0 de 82,8 hp.

- O Jeep Javali era semelhante aos tratores, quanto de sua fabricação (mecanização) e com isso tinha seus defeitos (barulho e fumaça em excesso) e qualidades (motor turbo diesel). "É um jipe de serviço. Mas não precisava ser tão barulhento" - dizia a imprensa. A produção iniciou-se em dezembro de 1988. Uma nova indústria automobilística nascia no Brasil - CBT. Até fins de maio de 1990, haviam sido produzidos 750 veículos. Segundo consta amigo, em 1994, encerrou-se a fabricação do mesmo.

- Vale lembrar que até meados de outubro de 1987, a CBT estava mergulhada numa fase difícil. A empresa estava individada. O socorro veio pelo BNDES, dentro do programa de socorro a grandes empresas, recebendo um empréstimo de US$ 40 milhões. A empresa saiu da crise e lançou o jipe (o Willys foi o inspirador).

- A CBT encerrou suas atividades em 1995. No local, funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho, ademais do Aeroporto de São Carlos (construído pela própria CBT, que é denominado Aeroporto Mário Pereira Lopes e foi totalmente remodelado).


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fotos: Trator MAN do Museu de Caçapava-SP

- Dizem que uma boa notícia sempre vem junto com outras...  e foi o que aconteceu esses dias. Depois do desenrolar de toda longa história do Museu de Automóveis de Caçapava-SP, fundado pelo sr. Roberto Lee, e que estava fechado havia uns 30 anos por questões judiciais, recebi do Songa a notícia que o museu em breve estará aberto novamente, agora pela Prefeitura Municipal, e que lá tem também um trator, dentre os vários carros do acervo.

- O trator em questão é um MAN Ackerdiesel (provavelmente) modelo C40. O ano irei confirmar, mas deve ser 1956 - 57. Pela foto podemos ver que está bem completo, faltando os faróis e algum outro detalhe que não dá para conferir com a foto. 

- O museu também possui o único exemplar do Brasil do famoso carro Tucker Torpedo, o qual teve apenas 50 unidades fabricadas. Não longe dele está o tratorzinho MAN, com poucas unidades restantes no Brasil e 500 unidades produzidas deste modelo igual ao do museu.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vídeo: Tratores Antigos em Maracaju - MS

- A ASCOMAR de Maracaju - MS já foi tema do blog nesta postagem: Tratores Ascomar.

- Agora coloco aqui o vídeo dos tratores da Associação, que estavam em exposição na última Feira de Agronegócios de Maracaju.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vídeo: Coleção de tratores antigos

Coleção de tratores antigos das mais variadas marcas no Brasil.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

História: CBT - O começo

- Postado como comentário no blog, as informações abaixo vieram novamente do Edson, responsável pelo blog  Máquinas e Equipamentos Pesados.

- Irei atualizar esta postagem seguindo uma ordem cronológica e tentar contar do início ao fim a história da CBT - Companhia Brasileira de Tratores. Para tanto... aqui vai o início de sua história:




A CBT - Cia Brasileira de Tratores, tinha como acionistas as Indústrias Pereira Lopes, além da Oliver Corporation e Mesbla S.A., que organizaram a empresa, com um capital inicial de 20 milhões de cruzeiros, podendo ser elevado para 1 bilhão, dos quais US$ 700 mil constituídos no investimento estrangeiro trazido na forma de maquinaria americana da Oliver.

Para a fabricação dos tratores, a empresa construiu sua fábrica em São Carlos, numa área de 450 mil m², tendo 17 mil m² cobertos e planejava até 1961, construir 4 grupos de pavilhões de 66 mil m² cada. 

A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.


O OLIVER 950 era um trator de potência de 75 hp com 1800 rpm e 65 hp na barra de tração, motor Perkins Diesel, 6 cilindros, 4 tempos, arrefecimento sob pressão, lubificação forçada e regulador centrífugo de velocidade.


Ele tinha 6 marchas à frente e 2 à ré. Sistema elétrico de 12 volts, motor elétrico de arranque direto no Diesel e dois faróis diateiros e dois traseiros. Destacam-se também: 4000 kg de peso operacional, comprimento total de 3,61m; largura de 3,15m; altura de 1,85m e distância entre eixos de 2,03m.

Na área de construção, a empresa fornecia as pás-carregadeiras sobre esteiras, modelos OC-126 e OC-156.



- A Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi fundada em 1959 no município de Ibaté fabricando motores e peças além de representar e montar tratores Oliver. Em 1961 inaugurou sua nova fábrica no distrito de Água Vermelha, no município de São Carlos para montagem dos tratores CBT e encerrou suas atividades em 1995.

- A Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central.

- No ano de 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, sendo o segundo carro totalmente fabricado no Brasil e por se tratar de um projeto próprio o custo de produção era elevado. O Javali utilizava mecânica de trator, produzido na própria CBT, e possui alguns defeitos, como a fumaça excessiva e o barulho, mas também trazia qualidades, como motor turbo diesel que ajudava nas trilhas mais pesadas.

- No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência por causa da "abertura econômica" iniciada no governo Collor e concluído no governo FHC que extinguiu a proteção à industria automobilística nacional. Hoje no local da antiga fábrica funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Propagandas Antigas: Valmet linha 73

- O Edson do blog equipamentospesados.blogspot.com me enviou estas propagandas antigas dos tratores Valmet da linha de 1973. Neste ano foram lançados os novos tratores Valmet modelos: Cafeeiro, 62 id, 65 id, 85 id e o 110 id, todos na nova cor marrom. Achei legal esta primeira propaganda com os tratores da linha formando o V de Valmet.








quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Restaurações: MAN Ackerdiesel C-40 1956

- Depois do Hanomag R45 e do Lanz Bulldog, vou mostrar a reforma do trator MAN modelo C-40 do ano de 1956, reformado neste ano de 2010. Este é um trator alemão com motor de quatro cilindros a diesel, e possui o diferencial de ter tração nas quatro rodas o que destacava o trator dos demais, principalmente na década de 50.


- Este trator foi comprado na revenda Agromotor S.A. em São Paulo, certamente no ano de 1956, por um agricultor da cidade de Pindamonhangaba-SP, dono de uma fazenda que produzia arroz. Tanto que o trator MAN foi comprado justamente para isso: por possuir tração 4x4 seria usado para arrastar as carretas no banhado de arroz. O trator funcinou, porém o que não funcionavam eram as carretas que após carregadas afundavam na lama, e somente anos mais tarde começaram a aparecer os pneus apropriados para este tipo de solo, segundo contou-me o dono da fazenda. O trator também foi muito usado parado tocando uma trilhadeira de arroz através da polia do trator e correia.

- O primeiro passo na reforma do trator foi abrir o motor pois ele não estava funcionando. Após aberto, as camisas do cilindro foram trocadas, assim como novos anéis do pistão. Os pistões foram mantidos os originais. Foram refeitos também os bicos injetores e a bomba injetora ambos Bosch. No resto o trator estava bem inteiro, só necessitando troca de alguns rolamentos e retentores e pequenos reparos.

- Depois de pronto e funcionando foi hora de revisar a parte elétrica e após tudo pronto, desmontá-lo parcialmente para pintura. Antes de pintar, grande parte das peças foram jateadas para eliminar ferrugem e várias camadas de tinta antiga. A cor verde com detalhes brancas foi feita conforme os tratores originais. O trator ganhou também dois pneus dianteiros com desenho de tração usados porém em bom estado, que são difíceis de encontrar na medida original aro 20.








sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Fábrica dos tratores Pampa

- Os tratores Pampa são argentinos e não foram vendidos no Brasil, mas achei essa foto interessante e coloquei aqui no blog. Estes tratores eram produzidos sobre licença da Lanz alemã pela I.A.M.E. - Indústrias Aeronáuticas e Mecânicas do Estado na Argentina. Nos dias de hoje a grande maioria dos Pampa são comprados e levados para países europeus.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Tratores na Estação Experimental de Machado - MG

- As fotos a seguir retirei do Arquivo Público Mineiro. São fotos datadas de 1953, e mostram tratores em diferentes atividades na Estação Experimental da cidade de Machado - MG.

- A descrição desta primeira foto no site está assim: "Demonstração do funcionamento do trator Fergusch". Na realidade se trata de um trator alemão da marca LHB puxando um arado de arrasto em uma demonstração. Alguém deve ter confundido o nome do trator, ou associado a palavra a marca de tratores Ferguson.

- Esta segunda bela foto nos mostra por volta de sete tratores Ford, todos equipados com implementos Dearborn - Ford, como plaina, grade de discos, arado de aivecas, arado de discos, broca furadeira, entre outros. A descrição da foto no site é: "Tratores Fordson da Estação Experimental".

- Esta última foto tem a seguinte descrição: "Máquina de preparação do solo para cultivo de cana-de-açúcar". O mais curioso desta foto é que tenho uma propaganda antiga que retirei de uma revista de agricultura da década de 50 chamada A Fazenda, e as máquinas, da foto e da propaganda, coincidem em muitos detalhes.

- Esta máquina da propaganda é da marca americana Thomson Machinery, e mostra o modelo XTD equipado com motor GM e tração nas quatro rodas. Existia uma outra versão sem a tração. Este trator da propaganda na minha opinião é o mesmo da foto em demonstração na Estação Experimental.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Caterpillar e o arado Killefer

- Pela internet achei esta foto datada de 1937. Nela podemos admirar o trabalho de uma antiga máquina de esteira Caterpillar arrastando um arado Killefer. Podemos reparar na foto, o grande tamanho dos faróis da máquina, e a ausência do escapamento (coitado do tratorista). A Caterpillar também tinha uma polia em sua traseira. Detalhes um tanto quanto curiosos.

- A foto veio do Blog do Mirante e mostra o serviço da máquina Caterpillar no preparo do solo em São Gonçalo, Paraíba.