- Postado como comentário no blog, as informações abaixo vieram novamente do Edson, responsável pelo blog Máquinas e Equipamentos Pesados.
- Irei atualizar esta postagem seguindo uma ordem cronológica e tentar contar do início ao fim a história da CBT - Companhia Brasileira de Tratores. Para tanto... aqui vai o início de sua história:
A CBT - Cia Brasileira de Tratores, tinha como acionistas as Indústrias Pereira Lopes, além da Oliver Corporation e Mesbla S.A., que organizaram a empresa, com um capital inicial de 20 milhões de cruzeiros, podendo ser elevado para 1 bilhão, dos quais US$ 700 mil constituídos no investimento estrangeiro trazido na forma de maquinaria americana da Oliver.
Para a fabricação dos tratores, a empresa construiu sua fábrica em São Carlos, numa área de 450 mil m², tendo 17 mil m² cobertos e planejava até 1961, construir 4 grupos de pavilhões de 66 mil m² cada.
A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.
O OLIVER 950 era um trator de potência de 75 hp com 1800 rpm e 65 hp na barra de tração, motor Perkins Diesel, 6 cilindros, 4 tempos, arrefecimento sob pressão, lubificação forçada e regulador centrífugo de velocidade.
Ele tinha 6 marchas à frente e 2 à ré. Sistema elétrico de 12 volts, motor elétrico de arranque direto no Diesel e dois faróis diateiros e dois traseiros. Destacam-se também: 4000 kg de peso operacional, comprimento total de 3,61m; largura de 3,15m; altura de 1,85m e distância entre eixos de 2,03m.
O OLIVER 950 era um trator de potência de 75 hp com 1800 rpm e 65 hp na barra de tração, motor Perkins Diesel, 6 cilindros, 4 tempos, arrefecimento sob pressão, lubificação forçada e regulador centrífugo de velocidade.
Ele tinha 6 marchas à frente e 2 à ré. Sistema elétrico de 12 volts, motor elétrico de arranque direto no Diesel e dois faróis diateiros e dois traseiros. Destacam-se também: 4000 kg de peso operacional, comprimento total de 3,61m; largura de 3,15m; altura de 1,85m e distância entre eixos de 2,03m.
Na área de construção, a empresa fornecia as pás-carregadeiras sobre esteiras, modelos OC-126 e OC-156.
- A Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi fundada em 1959 no município de Ibaté fabricando motores e peças além de representar e montar tratores Oliver. Em 1961 inaugurou sua nova fábrica no distrito de Água Vermelha, no município de São Carlos para montagem dos tratores CBT e encerrou suas atividades em 1995.
- A Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central.
- No ano de 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, sendo o segundo carro totalmente fabricado no Brasil e por se tratar de um projeto próprio o custo de produção era elevado. O Javali utilizava mecânica de trator, produzido na própria CBT, e possui alguns defeitos, como a fumaça excessiva e o barulho, mas também trazia qualidades, como motor turbo diesel que ajudava nas trilhas mais pesadas.
- No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência por causa da "abertura econômica" iniciada no governo Collor e concluído no governo FHC que extinguiu a proteção à industria automobilística nacional. Hoje no local da antiga fábrica funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho.
- A Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central.
- No ano de 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, sendo o segundo carro totalmente fabricado no Brasil e por se tratar de um projeto próprio o custo de produção era elevado. O Javali utilizava mecânica de trator, produzido na própria CBT, e possui alguns defeitos, como a fumaça excessiva e o barulho, mas também trazia qualidades, como motor turbo diesel que ajudava nas trilhas mais pesadas.
- No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência por causa da "abertura econômica" iniciada no governo Collor e concluído no governo FHC que extinguiu a proteção à industria automobilística nacional. Hoje no local da antiga fábrica funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho.