segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Caterpillar e o arado Killefer

- Pela internet achei esta foto datada de 1937. Nela podemos admirar o trabalho de uma antiga máquina de esteira Caterpillar arrastando um arado Killefer. Podemos reparar na foto, o grande tamanho dos faróis da máquina, e a ausência do escapamento (coitado do tratorista). A Caterpillar também tinha uma polia em sua traseira. Detalhes um tanto quanto curiosos.

- A foto veio do Blog do Mirante e mostra o serviço da máquina Caterpillar no preparo do solo em São Gonçalo, Paraíba.


Propagandas Antigas: McCormick International

- Antigamente, aqui no Brasil, as propagandas que anunciavam os tratores eram veiculadas em revistas de agricultura, e quase sempre, eram propagandas já prontas, vindas do país de origem do trator e traduzidas de sua língua original para o português.

- Acontece que esta propaganda abaixo tem algo diferente. Retirei ela de uma revista agrícola lá dá década de 50, e a propaganda contém o depoimento do agricultor Sylvio Ferreira Soares de Pelotas - RS, demonstrando o porque de sua escolha pelo trator McCormick International Super BWD-6 Diesel. Muito interessante encontrar esta propaganda que mostra o interesse da International Harvester em divulgar seus tratores no Brasil através da opinião dos próprios agricultores brasileiros.

"Escolhi este trator baseado nas características e potência, na tradição da International Harvester como fabricante e na minha própria experiência com outros modelos International. Declaro que não me arrependi, pois o mesmo tem rendido o máximo que se pode esperar de um trator da sua classe. Com o meu Super BWD-6 arei e gradeei, rápida e economicamente, 100 (cem) hectares de terra para arroz." - Sylvio Ferreira Soares.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Restaurações: Lanz Bulldog D-8506 1938

- Esta é a bonita história de um trator Lanz Bulldog 1938 - D 8506 - 35 PS, pertencente ao amigo Rodolfo de Tapiratiba-SP.


- Este Lanz Bulldog foi adquirido em julho de 1938 no representante Bromberg de São Paulo. Na época, os tratores vinham acompanhados de uma série de implementos, e com este Lanz não foi diferente. O trator veio com 2 carretas de quatro rodas, com feixe de molas e cabeçalho alto que engatava no engate superior do trator. Estas carretas eram próprias para transporte de 5 toneladas de cana. Acompanharam também o trator um arado de arrasto de 3 discos e uma grade niveladora de 20 discos que já não existem faz bem tempo, segundo o Rodolfo.

- Conta-se que naquela época não havia operador qualificado para trabalhar com o trator, por isso ensinavam um carroceiro de qualquer forma, passando a ele os conceitos básicos e logo ele já estava trabalhando na máquina, resultando em um trator que estava sempre quebrado. Como resultado disso também, o escapamento e o filtro de ar deste Lanz ainda tem sinais de amassados de capotamentos com as pesadas carretas de cana.

- A história do Rodolfo com o trator Lanz começa muito antes do próprio trator, lá na Europa. Seu pai era polonês e viveu na Alemanha como prisioneiro na 2º guerra, e depois, no pós guerra até 1951 quando veio então para o Brasil. Na Alemanha, seu pai trabalhou como mecânico e tratorista dos Lanz Bulldog, que eram os tratores símbolo daquela nação no pós-guerra. Na vinda para o Brasil, seus pais vieram juntos com o patrão da alemanha para uma fazenda em Igaraí, que os alemães haviam comprado para fornecer cana para a usina de Tapiratiba.

- Logo os donos do Lanz Bulldog souberam que na fazenda que fornecia cana a eles havia um senhor que entendia dos tratores Lanz. Assim, sempre o buscavam na fazenda vizinha para consertar o trator que vivia quebrado, até que em 1958, o pai de Rodolfo aceitou o convite para trabalhar na usina como mecânico de tratores e máquinas onde trabalhou até sua aposentadoria.

- O Lanz trabalhou até meados da década de 80, pois não era mais viável sua atividade. Ficava encostado e somente o Rodolfo que o funcionava de vez em quando. Em 2001 o trator estava em um lote de tratores desativados para serem vendidos, e então, foi quando o Rodolfo contou para o diretor da usina que ele estava prestes a se aposentar e gostaria de levar o trator Lanz com ele. Em consideração a seu pai e a ele que sempre cuidavam do trator, Rodolfo ganhou o trator em 21 de abril de 2001 e trouxe o trator para Tapiratiba rodando, mesmo com o tanque de combustível furado.

- Na reforma do trator, foi confeccionada outra bronzina da biela, trocadas as lonas de freio, trocados os pneus e o trator recebeu uma nova pintura nas cores originais. Para funcioná-lo ainda é usado o maçarico original do trator que esquenta o enorme cabeçote. Após algumas viradas no volante encaixado no virabrequim o Lanz já está em movimento, e a vizinhança já sabe que o Rodolfo vai dar umas voltas!








segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Tratores Ursus trabalhando

- Para começar as postagens do ano com o pé direito, separei estas belas imagens. São fotos de alguns tratores Ursus trabalhando a uns 40 anos atrás.

- Esta primeira foto foi enviada por um amigo do Paraná e mostra o trator Ursus puxando uma grande grade de discos. Curioso aqui é notar o modelo de Ursus um pouco mais "velho" em razão do filtro de ar, das calotas na roda e de não possuir hidráulico.





- Estas outras quatro fotos foram enviadas pelo amigo Osires e mostram seu trabalho com o trator Ursus em diversas situações pela região de Piracicaba-SP. Destaque para a última foto que registra toda a dificuldade de tirar o trator que afundou no formigueiro.

- Os tratores Ursus possuem um motor de um pistão, a diesel e de 2 tempos de baixa rotação. Seu ronco é característico, e talvez por isso seja lembrado com mais facilidade pelas pessoas mais antigas.

- Algumas boas histórias sobre os tratores Ursus que escutei vieram do sr. Osires, como a vez em que ele, partindo de sua casa, atravessou com o trator Ursus todo o centro da cidade de Piracicaba para chegar as terras em que iria trabalhar. Seria uma travessia comum pela rua do Rosário, não fosse o fato de o trator ser extremamente barulhento e as pessoas nem terem acordado, pois ainda era de madrugada, por volta das cinco da manhã.

- Outras histórias do sr. Osires envolviam também seu irmão que trabalhava junto com ele, com outro trator Ursus. A dupla era sempre bem animada, e certa vez ao parar em uma vila, os tratores chamaram a atenção dos populares. Sabendo o que ia fazer, o irmão do sr. Osires, manualmente, fez com que o motor disparasse soltando fogo pelo escapamento, fechou a torneira do óleo diesel sem ninguém perceber e correu gritando: Vai explodir!! Contam os irmãos que alguns populares de tanto medo atravessaram cercas e cercas de arame.

- Para dar partida no motor, usa-se uma bateria e uma bobina muito forte que gera uma faísca contínua, ligando-o assim na gasolina. Em alguns casos o choque no tratorista acontecia! Quando eles comentavam do choque da bobina do trator Ursus, um negro muito forte resolveu desafiá-los alegando aguentar segurar a vela na mão com a faísca ligada!!! Segundo o sr. Osires e seu irmão, foi só ligar a bobina e o negro correu como um doido de tanta dor, mudando assim sua fama de machão no vilarejo.

- Outra história eu ouvi de um outro amigo, o qual me contou que em uma fazenda o tratorista não conhecia muito bem o funcionamento do trator Ursus e fez com que o motor disparasse com o trator em movimento. Com o motor disparado, soltando bolas de fogo pelo escape, o motorista assustado pulou fora do trator que seguiu desenfreado até cair dentro de um rio. Contam que o trator continua lá até hoje. O curioso foi que quando contei essa história para o sr. Osires, ele mesmo já havia escutado a mesma de outra pessoa.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Propagandas Antigas: Confraternização

- Este texto retirei de um exemplar da revista "A Fazenda" da década de 50. É uma propaganda da empresa americana de tratores Minneapolis Moline. Que o belo exemplo dos cavalos sirva para todos nós neste ano de 2011 que se inicia!



   Não importa que uma porteira ou uma cerca os separe. Quando um cavalo quer coçar suas costas e não pode, procura outro para fazê-lo. E, para mostrar ao companheiro o lugar exato onde a coceira o aflige, começa a mordiscar-lhe levemente as costas, precisamente no lugar onde a sua está coçando. O outro compreende e em seguida retribui a “carícia”...

   Que lição admirável para este mundo inquieto, onde torrentes e torrentes de palavras não conseguem trazer compreensão, paz e boa vontade entre os homens!

  De fato: a mútua compreensão e ajuda é coisa que todos procuram! No que respeita à agricultura moderna, sua cooperação para solver o problema cifra-se em prover alimentos, fibras e óleos, em abundância. A história da civilização nos ensina que as nações bem alimentadas e vestidas são as mais compreensivas e colaboradoras.

   A Minneapolis-Moline sente-se orgulhosa do papel que suas Modernas Máquinas, Tratores “Visionlined” e Grupos Motores vem desempenhando para ajudar a agricultura moderna a obter mais e melhores produtos do campo, com menos mão de obra e despesas. Os produtos da MM, bem empregados, ajudam também a preservar a virtude produtiva das terras, para a geração presente e as futuras.

   O desenho bem feito, a construção robusta e o controle da qualidade nas fábricas MM garantem um rendimento indefectível e seguro no campo, ano após ano, em toda parte onde o homem trabalha a terra pelos processos modernos.

Minneapolis – Moline Power Implement Company

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Histórias: Apaixonado por trator

- A reforma de um trator, carro ou caminhão antigo, não nos dá como resultado somente o trabalho final, a reforma terminada. Durante a reforma e depois dela continuamente, fazemos amizades com mecânicos, pintores, borracheiros, eletricistas, e principalmente pessoas interessadas pelas máquinas antigas, e isso é certamente o melhor resultado final que podemos ter!

- Foi durante a reforma do trator Ursus que conheci o sr. Osires da cidade de Piracicaba-SP. Resumindo um pouco a história, foi passando na Toretta Tratores em Americana-SP que me indicaram o sr. Osires como a pessoa certa para assuntos sobre o trator Ursus. E foi assim que tive meu primeiro contato com um apaixonado por trator, não só pela máquina, mas por sua história, a mecânica, o trabalho, as dificuldades e principalmente pela paixão por passar esse conhecimento adiante.

- Obviamente o sr. Osires não estava sozinho, e sempre me falava de outro apaixonado pelos tratores, o Sr. Zico Daniel, também de Piracicaba-SP. Não conheci o sr. Zico pessoalmente, mas consegui encontrar a bonita matéria que a Revista Rural fez com ele em sua edição 130 de Dezembro de 2008. Já fazem 2 anos, e com certeza mais alguns tratores ganharam nova vida nas mãos do sr. Zico Daniel. Segue a matéria:

"NOVINHO EM FOLHA"



A paixão por tratores faz mecânico investir até 20 mil reais para revitalizar tratores das décadas de 50, 60 e 70.

O trator é uma das máquinas mais usadas no campo e deve ter muita gente que não agüenta mais trabalhar em cima de uma dessas todos os dias. Por outro lado, há quem não viva sem elas. “Eu sou apaixonado por trator”. A frase é de José Daniel, conhecido como Seu Zico. Morador de Piracicaba, no interior de São Paulo, ele é dono de uma oficina mecânica e passa a semana trabalhando com carros e motos. Quando está de folga volta para a oficina, mas desta vez para cuidar exclusivamente de tratores, e dos antigos. A maior paixão de Zico é restaurar tratores, seja de 1950, de 60 ou 70. O primeiro a ser restaurado foi um Massey Ferguson 50X, de 1972. O segundo foi um Valmet 60 ID de 1970. De lá pra cá, já foram 10 tratores restaurados. “Coloco todas as peças originais, nada de substituir por peça de outro trator, senão perde a graça”, afirma Seu Zico. Mas com certeza o trator que ele mais se dedicou foi um Ford 1951 que era do próprio pai. “Quando a gente morava na fazenda aqui em Piracicaba mesmo, meu pai tinha esse trator, um Ford 1951. Quando eu tinha 11 anos a gente saiu da fazenda e o trator ficou. Há cerca de cinco anos mais ou menos, descobri que o Ford estava parado lá na fazenda. Na mesma hora, fui até lá e trouxe aqui para a oficina”, afirma o restaurador.

Mas depois de pronta, esta não durou muito na mão de Seu Zico e um colecionador de tratores fez uma oferta pela máquina que, segundo o restaurador, era irrecusável. Roberto Machni, o colecionador, levou o Ford 1951 para Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Os outros tratores já foram vendidos para empresas e colecionadores. Hoje, seu Zico está com dois tratores prontos, um Ford 1950 e um Ford 1954.

Para deixar o trator idêntico de quando saiu da fábrica pela primeira vez, com 100% das peças originais, Seu Zico já chegou a gastar mais de 20 mil reais ao restaurar apenas um trator. “Geralmente pego só a carcaça dos tratores. A maioria das peças tem que trocar e as originais têm de vir dos Estados Unidos, então acaba ficando um pouco caro, mas vale a pena”, explica. Antes de importar qualquer peça, ele procura em ferro velhos da região para tentar achar um trator semelhante que tenha a peça em condições de reutilizá-la. Quando não encontra por aqui, Seu Zico depende de amigos e conhecidos que vão aos Estados Unidos para trazer algumas peças. Porém, outras que não há como trazer, ele importa direto da fábrica.

“Conheço outras pessoas que também fazem esse trabalho, mas ninguém que restaure o trator com todas as peças originais como eu”, afirma Seu Zico. Ao ser indagado sobre a opinião da mulher em relação aos gastos de tempo e de dinheiro com a atividade, respondeu: “Ela sabe que gosto de trator. Antes de me mudar aqui para frente da oficina era pior porque eu morava longe, mas agora é mais tranqüilo porque ela sabe que estou aqui, mexendo com meus tratorzinhos”, explica.

Atualmente, Seu Zico está restaurando um Ford 54 e já tem planos para começar um Ford 56. Segundo ele, cada trator demanda cerca de dois anos para completar o serviço. “É legal quando termino o trabalho, o problema é que começo a receber propostas pelos tratores e não tem como segurar. As máquinas que vendi para colecionadores e empresas devem estar rodando por aí até hoje”, afirma Seu Zico, que garante a funcionalidade do trator. “Esses tratores que restauro duram para sempre, é só cuidar direitinho”, explica.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fotos Antigas: Tratores em Holambra II

- A Cooperativa Agro Industrial Holambra de Paranapanema fica localizada em Paranapanema-SP. Ela nasceu através do pioneirismo de holandeses da Holambra de Campinas-SP e de novos imigrantes que se uniram para formar a nova cooperativa, conhecida por Holambra II

- Do site de comemoração do cinquentenário da cooperativa de Holambra II retirei algumas fotos antigas dos primeiros tratores utilizados na abertura das novas áreas.


- Chegada dos primeiros tratores e vistoria dos mesmos.

- Descanso para o almoço

- Tratores trabalhando

- Desmatamento das primeiras áreas.


- Curiosidade: Trator que "veio na mala" - Ferguson trazido da Holanda.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

História: O milésimo trator nacional Massey Ferguson

- Em Janeiro de 1963, a revista Coopercotia divulgava a comemoração da Massey Ferguson em sua fábrica de Mogi-Guaçu - SP, por atingiar a marca de 1.000 tratores produzidos! Nesta data estiveram presentes na fábrica diversas personalidades tanto brasileiras como estrangeiras.


- Quase dois anos e meio depois, nos dias 6, 7 e 8 de Maio de 1965,  em Poços de Caldas - MG, era realizada a 4ª Convenção Nacional dos Revendedores Massey Ferguson. Na ocasião estiveram presentes mais de 400 pessoas representando quase 200 revendedores de todo o país!! E novamente diversas personalidades estiveram presentes.

- O ponto alto do evento foi o lançamento do trator Massey Ferguson 65, plantadeiras, cultivadores e diversos implementos de fabricação nacional.

- Terminada a convenção, o sr. Albert A. Thornbrough, então presidente mundial da organização Massey Ferguson, retirou da linha de produção da fábrica o trator MF de número 10.000, comemorando o fato de ser a primeira empresa nacional a atingir esse número na fabricação de tratores.



Propagandas Antigas: Tratores Zadrugar


- "Da Iugoslávia para o Brasil!!! - Tratores Zadrugár em estoque! - A Cia. Fábio Bastos tem a satisfação de lançar no mercado brasileiro, com exclusividade, os extraordinários tratores Zadrugár. Por suas inovações e seu elevado grau de rendimento, o trator Zadrugár mereceu a aprovação do Ministério da Agricultura nos testes oficiais a que foi submetido na Fazenda Ipanema!"

- Este anúncio retirei de uma revista antiga de agricultura. O trator Zadrugar era vendido aqui pela Companhia Fábio Bastos, que possuia distribuidores em diversas cidades nas regiões sul e sudeste.

- Este modelo era equipado com motor Perkins e tinha algumas particularidades como a alta velocidade de tráfego de 30 km/h, sistema hidráulico com engate de três pontos e também ampla assistência técnica e peças genuínas (certamente providas pela Cia. Fábio Bastos).

- Imagem: Acervo particular.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fotos Antigas: JK e o Ford 8 BR

- Visitando o blog Show Room Imagens do Passado podemos conferir algumas fotos do II Salão do Automóvel realizado no ano de 1961. Entre as fotos, uma me chamou a atenção. Na foto abaixo nosso então Presidente Juscelino Kubitschek, um dos maiores incentivadores da indústria automobilística nacional (e também dos tratores), sentado no recém lançado trator Ford 8-BR Diesel em exibição naquele salão.