quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Propagandas Antigas: Guia do Comprador Rural de 1967

- Para quem estava envolvido no meio rural na época, aqui vai o guia do comprador rural do ano de 1967, veiculado na revista Dirigente Rural de Novembro do mesmo ano .

- Estes eram os lançamentos de tratores no país para o próximo ano de 1968:

- Fendt F 51
- Valmet Sincro-O-mático
- Massey Ferguson 65
- Massey Ferguson 50 X
- CBT 1090

- Ford Super Major 5000
- Case 1200
- John Deere 5020 S
- Allis Chalmers HD-3
- Caterpillar D4D

- Fiat AD 12
- Caterpillar D-5
- Tobatta
- Agrisa-Bungartz
- Iseki - K14BH

- Fotos: Acervo particular.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Curiosidades: Tratores deverão ser registrados em 2010



- Deliberação adia entrada em vigor da Resolução que estabelece critérios para o emplacamento e registro de tratores.

A resolução número 281 de 26 de junho de 2008 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que estabelece critérios para o registro de tratores no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) que entraria em vigor em janeiro de 2010 foi adiada para primeiro de julho deste ano por uma Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no dia 16 de dezembro de 2009.

O anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) designa trator como sendo veículo automotor que realiza trabalho agrícola, de construção e pavimentação e que traciona outros veículos e equipamentos.

Devem ser registrados os tratores que transitem em vias públicas. O agricultor que utiliza o trator apenas em sua propriedade e que não transita com ele em vias públicas não precisa efetuar o registro.

O registro poderá ser feito de todos os tipos de tratores, sejam eles zero quilômetro ou usados, independente do ano de fabricação.

O trânsito desses veículos sem o licenciamento e emplacamento incorrerá em multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitiação (CNH). O condutor deverá portar habilitação na categoria ‘C’ ou superior.

“Pra nós agricultores é um absurdo, pois aprendemos a trabalhar com o trator no campo. Uma ou outra vez por necessidade saímos em uma rodovia, seja Federal ou Estadual, não que usamos esse trator para passeio, mas sim para o serviço. Agora o governo vem com uma resolução de uma lei antiga para o emplacamento de tratores”, destacou o agricultor Euclides Luciano Gasparini.

Conforme a Resolução 281/2008 do Contran, todos os tratores e máquinas agrícolas novos poderão vir com o Certificado de Registro de Veículo (CRV), mesmo tipo de documentação dos automóveis, desde que o comprador declare que vá utilizá-lo em vias públicas.

Os proprietários de máquinas agrícolas antigas devem procurar o órgão ou despachante a partir de julho de 2010, para regularizar a situação.

O único tributo que será pago pelos proprietários de tratores registrados será o licenciamento anual no valor de R$ 29,34. “Isso acontece por este tipo de veículo ser isento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo (IPVA) e Seguro Obrigatório”, informou Ivo Kestring do Detran de Medianeira.

Para circularem fora da propriedade rural também deverão apresentar, além da placa, luz de freio, farol alto e baixo, pisca-pisca e porte obrigatório do documento. Estas exigências estavam previstas desde o Código Brasileiro de Trânsito de 1966. Mas diversos movimentos em prol dos trabalhadores rurais conseguiram evitar a aplicabilidade.

Ao procurar o Detran para realizar o registro, os proprietários devem ter em mãos os seguintes documentos: comprovante de residência, cópia autenticada de CPF e RG e principalmente nota fiscal.

Também é necessário conduzir o veículo até o órgão competente ou despachante para a vistoria do mesmo.

“A maioria desses tratores antigos ninguém mais tem nota, uns por não ter o costume de guardar e outros por ter tido vários donos. Isto vai dificultar mais ainda, pois qualquer documento que você for buscar através de cartórios, tudo tem custo. Os benefícios são bem menores e eu acho que não há uma necessidade tão grande de ter esses emplacamentos”, disse o agricultor.

O emplacamento também trará benefícios ao agricultor. “Ao possuir o registro o veículo estará documentado e devidamente registrado nos órgãos competentes, o que garante ao dono a posse do veículo devidamente comprovada. É uma forma mais segura de ter a propriedade garantida do que apenas a nota fiscal. Outro benefício será as diferentes linhas de crédito que terá acesso nos bancos, algumas com custos menores”, frisou Ivo.

“O emplacamento tem benefícios, mas acreditamos que isso vai ter custos e em um momento de crise, de preços baixos dos produtos, e ter mais uma despesa com o emplacamento fica complicado. Outra questão são as pessoas mais velhas com mais de sessentas anos, que durante toda a vida dirigiram tratores sem carteira de motorista, não por falta de competência, mas por não ter necessidade e agora terão que ir para uma auto-escola e investir para fazer a habilitação”, reclamou o produtor.

O emplacamento não dá direito ao tráfego desse tipo de veículo em rodovias federais, salvo em ocasiões especiais, com autorização dos órgãos competentes.

“Quanto a transitar com os tratores na BR, ocasionalmente precisamos fazer isso, mas apenas por não termos vias alternativas. É proibido andar na BR, mas não temos uma via alternativa”, finaliza Euclides.
 
 
De: Assessoria e Redação Nossa Folha (http://www.nossafolha.com.br)

Por: Joseani Reinheimer (redacao@nossafolha.com.br)




** E os tratores antigos como ficam nessa história???


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fotos: ASCOMAR - Associação dos Colecionadores de Máquinas Agrícolas Antigas de Maracaju - MS


- Já faz uns anos que li uma reportagem na revista Panorama Rural, sobre um grupo de holandeses de Maracaju-MS que preservavam os primeiros tratores que trabalharam naquela região. O número de pessoas e tratores foi crescendo e fundaram então a ASCOMAR - Associação dos Colecionadores de Máquinas Agrícolas Antigas de Maracaju.

- O acervo da Ascomar está reunido atualmente em um bonito galpão construido no parque de exposições da cidade e que abriga os 22 tratores e 7 máquinas agrícolas do acervo pertencente aos 27 associados.

- Recentemente consegui encontrar o site da Ascomar - sites.google.com/site/ascomarmju/, onde é possível conferir fotos dos tratores, história da associação e endereço do museu.






segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fotos Antigas: Tratores Ursus rumo ao Brasil!

- O amigo polonês Paul, do site www.retrotraktor.pl, me enviou estas fotos da época em que os tratores Ursus eram exportados para a América do Sul e consequentemente o Brasil.

- As fotos foram retiradas da revista Motor nº 52, publicada em 25 de dezembro de 1955. A descrição das fotos é: "Trator polonês Ursus no navio alemão "Santa Maria" com destino a América do Sul. Aqui, um exemplo da cooperação internacional para a economia. Esta foto foi feita no porto de Gdynia. Foto: CAF (Agência Fotográfica Central)."

- Na primeira foto em destaque o trator Ursus modelo que saiu até 1956. Provavelmente este modelo foi destinado ao sul do Brasil. Na outra foto podemos ver no canto esquerdo alguns Ursus C-45, no centro cobertos por uma capa, os tratores Ursus C-325 (que no Brasil receberam o nome de Tur C-325) e ao fundo os tratores de esteira Mazur. Tecnologia polonesa com destino ao Brasil!!!


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fotos: Fazenda Lageado - Botucatu - SP

- Nos dias entre o feriado de Natal e o ano novo visitei a UNESP de Botucatu, mais precisamente a antiga Fazenda Lageado, a qual foi sinônimo de potência na produção de café na região.

- A sede da Fazenda Lageado, sua Tulha de café, terreiros, o casarão, entre outros são preservados pela Unesp e lá existe o Museu do Café. Em frente a antiga tulha de café estão alguns implementos antigos e uma esteira Fiat que serviram a fazenda algumas décadas atrás.

- Interessante mesmo foi ver lá uma antiga plaina da marca Caterpillar. A mesma plaina aparece também na foto de época da fazenda Lageado, que retirei do blog Tractors and Trucks.

domingo, 27 de dezembro de 2009

História: Tratores UTOS e UTB

- No Brasil algum carro antigo bem raro é tratado com a mais alta fama. Isso não acontece com os tratores, os quais, em alguns modelos, são itens raros não só aqui no Brasil mas no mundo todo.

- É o caso do trator UTOS 45 que foi exportado para o Brasil pela Romênia e tem uma história bastante peculiar. Aqui no Brasil pode-se encontrar alguns exemplares ainda, mas na Romênia o trator praticamente não existe mais.

- Tive conhecimento do trator Utos quando passei por um sítio em minha cidade e me deparei com um antigo trator em um terreiro de café. Estava sem as rodas dianteiras, o capô e a grade estavam no chão e não se encontrava cor nenhuma nele, somente ferrugem.
- Na grade dianteira um emblema trazia o nome UTOS, e uma outra placa embaixo do banco identificava o ano de 1960. Tinha um motor de 4 cilindros a diesel bem grande e alguns detalhes que chamavam atenção.

- Desde então sempre procurei na internet informação para o tal trator, e infelizmente, não se encontra muito sobre o mesmo. Com o passar do tempo descobri se tratar de um trator Romeno da marca UTOS, modelo 45, original na cor vermelha e o porque de não se encontrar informação tão fácil sobre o trator.

- Curiosamente o mesmo trator foi exportado para cá em duas versões. Uma com motor de partida elétrico, e o outro com motor de partida de um cilindro e dois tempos a gasolina (o famoso motor de garupa).

- Há algum tempo atrás consegui conversar com um rapaz que reside na Romênia, e por sorte ele me passou um breve histórico da companhia que viria a produzir o trator UTOS 45.

1925 - IAR (Interprinderea Aeronautica Romana) - (Companhia Aeronáutica Romena) é estabelecida como uma companhia francesa-romena. A principal atividade era a construção de aviões.
1925-1945 - IAR constrói 19 tipos diferentes de aviões e se torna uma das grandes fábricas de aviões do mundo.
1946 - Depois da segunda grande guerra, a União Soviética toma conta de grande parte das instalações da IAR. Neste período a IAR passa a produzir tratores e seu primeiro modelo foi o trator IAR 22, desenhado pelo engenheiro romeno Radu Emil Mardarescu, que copiou um trator Hanomag. O trator IAR 22 pesava 3400 kgs e era dotado de um motor diesel de 38 HP. O primeiro trator modelo 22 saiu da fábrica em 26 de dezembro de 1946 e o milésimo exemplar do modelo foi produzido no início de 1949.
1947 - O nome IAR muda para IMS - Interprinderea Metalurgica de Stat.
1948 - O nome IMS - Interprinderea Metalurgica de Stat muda para UTB - Uzina Tractorul Brasov, onde o foco passa a ser a produção de tratores.
1950-1960 - Neste período o nome da cidade de BRASOV na Romenia muda para ORASUL STALIN. Os tratores produzidos nesta época pela fábrica recebem o nome então de UTOS - UZINELE DE  TRACTOARE ORASUL STALIN.
1960 - Após a mudança do nome da cidade para Brasov novamente, os tratores voltam a receber a marca UTB, e neste ano o primeiro trator completamente Romeno, o modelo UTB 650 com motor diesel de 65 HP é produzido.
2007 - Infelizmente a fábrica da UTB encerra suas atividades depois de diversos problemas de ordem política, econômia e social.

- No site www.automobileromanesti.ro/Tractorul/ estão relacionados os modelos fabricados pela UTB e algumas fotos também estão disponíveis!

- O trator UTOS é um veterano romeno que foi produzido pela Uzinele de Tractoare 'Ernst Thalmann' Orasul Stalin (UTB Brasov), na Romenia, entre 1957 e 1962 sob a licença da empresa soviética MTZ da então Bielo Rússia.

- Foto do trator IAR 22

- Foto do trator UTOS 45

- Foto do trator UTB 650

- Finalizando, acredito que por motivos políticos, os romenos de alguma forma não consideram este período de 1950 até 1960 quando a cidade teve o nome trocado de Brasov para Orasul Stalin, tanto que no email que recebi, o rapaz se referia a esta época como um "curto" período de tempo. O que comprova isso também é o fato de se encontrar bastante informação na Romênia sobre os tratores UTB, e quase zero de informação a respeito dos tratores UTOS.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

História: O avô e o pai dos nossos tratores

- Como já escrevi antes, a grande importação de tratores no Brasil nas décadas passadas fez com que em nosso país fossem encontrados tratores das mais variadas marcas, modelos e anos. Os dois tratores a seguir não vieram para o Brasil na época desse grande volume de importação, mas foram importados muitos anos antes e iniciaram a mecanização agrícola em nosso país.
  
- Por se tratar de dois modelos que foram produzidos alguns anos consecutivos, não sei afirmar qual é mais antigo, ou qual foi importado primeiro. Na reportagem da foto, da Revista Globo Rural de Julho de 87, eles citam o modelo Waterloo Boy como ano 1913, e o trator Moline como ano 1914. Corrigindo a reportagem, o trator Moline é um modelo Universal e só posteriormente a marca se tornou a Minneapolis Moline. Na época do modelo a marca era apenas Moline.

- Esses tratores eram provavelmente movidos a Querosene, e não gasolina conforme informa a reportagem. O querosene era o óleo diesel da América do Norte, e os dois modelos são símbolos também dos primeiros tratores americanos.



- Por curiosidade, no Brasil existe um modelo Moline Universal no campus da USP de Piracicaba (foto da reportagem e foto em preto e branco), e outro modelo (fotos abaixo), comprado por um amigo colecionador em Minas Gerais. O mesmo o reformou e colocou em funcionamento, e hoje o trator está no museu Agromen em Orlândia.


- O Waterloo Boy da reportagem da Globo Rural é o mesmo trator Waterloo Boy de uma outra matéria aqui do Blog - O Garoto de Waterloo. O trator foi doado por um agricultor ao IAC de Campinas e o mesmo foi reformado pelo sr. Wilson Krause, como citado na edição do jornal O Sulco da John Deere.






- Pode ser que não sejam os mesmos tratores e exista outro, mas eu acredito ser o mesmo trator reformado várias vezes e exposto em ocasiões diferentes, como nas fotos acima, exposto em uma edição dos anos 90 da Agrishow em Ribeirão Preto-SP e no Museu Agromen em Orlândia-SP.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fotos Antigas: MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- Por email, o amigo Marcelo Fernandes, da cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, me enviou algumas fotos das primeiras trilhadeiras fabricadas pelo sr. Leonel Barcellos. O sr. Leonel fundaria então a MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- A primeira foto mostra o sr. Leonel em um trator Zetor 25, lá pelos anos de 1954, segundo me informou Marcelo. As outras fotos também são da mesma época e mostram trilhadeiras fabricadas pela Masal.

- O Rio Grande do Sul esteve sempre um passo a frente na mecanização agrícola, principalmente por sua colonização européia, e também pelo pioneirismo destes homens que criavam máquinas para substituir o trabalho manual.

- Obrigado Marcelo pelas fotos, sempre que tiver alguma história me mande que publico aqui!




- Anexo aqui mais duas fotos. A primeira abaixo trata-se de uma Trilhadeira fabricada pela Masal. A segunda foi uma invenção do sr. Leonel Barcellos, onde o mesmo, cansado de ter de rebocar a trilhadeira, resolveu unir uma colhedeira e uma trilhadeira em uma máquina automotriz, criando assim uma colhedeira. Infelizmente pelo que sei, os sócios do sr. Leonel não se interessaram em produzir a nova invenção, e o sr. Leonel então, utilizou seu protótipo para uso próprio por dez anos!



- Foto publicada em 18/03/2014. Na imagem o sr. Leonel Barcellos posa pra foto junto a sua trilhadeira auto propelida. A foto retirei da página no Facebook - Fotos Antigas de Santo Antonio da Patrulha - RS


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Catálogos Antigos: Raspadora Niveladora CBT SS 700

- Para quem imaginava que a CBT era marca só de tratores e do jipe Javali, a marca também produziu implementos como esse scraper, modelo SS 700.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Propagandas Antigas: Esso e a máquina de cortar cana

- A propaganda a seguir é da marca de lubrificantes ESSO, mas mostra a foto de uma interessante máquina de cortar cana, operada por dois trabalhadores. No pequeno comentário se diz:

"Máquina de cortar cana, capaz de produzir 200 toneladas diárias, contra as 3 toneladas conseguidas pelo processo manual. Há produtos Esso apropriados a todos os tipos de máquinas agrícolas."