quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fotos Antigas: Cofima em Capão Bonito - SP


- Concessionário Lino ou Uno, representante dos produtos COFIMA - Companhia Fabricadora de Implementos Agrícolas, para a cidade de Capão Bonito. Representava também conforme a foto, caminhões Ford e também tratores.

- No final da fila, quase que escondidos, um Famulus e um Tur. ambos vindos do leste europeu socialista, ano 1960, porém um fabricado na Alemanha e o outro na Polônia.

- A foto veio da página "Capão História Bonito Recordar".

Fotos Antigas: David Brown em Cerqueira César - SP

- Primeira aparição de um trator desse modelo aqui no blog. Por estar de frente difícil dizer se era gasolina ou diesel, mas uma coisa é certa, pelo brilho na lataria e os pneus o trator era novo.

- Os tratores ingleses David Brown da década de 40/50 eram de uma certa forma comum. Motor de quatro cilindros em linha, cambio normal, e hidráulico de terceiro ponto. No caso deste modelo, um Cropmaster, o diferencial era a lata que aparentemente protegia as pernas do tratorista.

- O banco desses tratores era largo, ligando os dois paralamas, e na foto acomodava confortavelmente as duas mulheres! Outro detalhe curioso é o fato de só haver um farol. O termômetro colocado no capô do motor era um charme a parte. 

- Quantas curiosidades em uma só fotografia. Quantos detalhes registrados em somente um momento. A imagem que retirei da página "Cerqueira Recorda" no Facebook, certamente é do início dos anos 50.


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Fotos Antigas: BTW Urtrak em Brasília

- Interessante foto onde o prefeito de Leopoldina - MG recebia em Brasília o trator de esteiras para sua cidade. A BTW - Brandenburger Tractor Works era uma fabricante do leste europeu no pós guerra, e através de algum acordo com o governo brasileiro, diversos modelos KS 30 Urtrak vieram para o Brasil.

- Apesar da entrega na capital, essas máquinas foram enviadas aos quatro cantos do país. A foto veio da página "Leopoldina para todos aqueles que nasceram ou adotaram a cidade no coração".



- Aproveitando o assunto com a BTW, abaixo fotos de diversas esteiras Urtrak pelo nosso país:

Sete Barras - SP

Bariri - SP

Alagoa Nova - PB

Parintins - AM

Pocinhos - PB (postagem no blog)

Piedade - SP (postagem no blog)

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Fotos Antigas: CBT 1020 em Itapetininga-SP


- Trinca de CBTs em frente a Renovadora de Pneus Itapetininga - Pneus Firestone Irmãos Almeida. Com certeza a empresa também deveria atuar no ramo agrícola vendendo tratores CBT, pois nota-se que os 1020 eram novos.

- A foto veio da página Itapetininga Antiga no Facebook. 

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Fotos Antigas: 3º Curso Rápido de Tratorista

- "A SOTEMA S.A. oferece o Departamento de Ensino - Secretaria da Agricultura"

- Foto do acervo de P. J. Costa que retirei da página Antigamente em Ponta Grossa. A imagem que deve ser um quadro ilustra professores e alunos do curso de tratorista junto ao Allis Chalmers WD 45 Diesel com arado e grade. 

- O caminhão Chevrolet devia ter os escritos da SOTEMA ou do Departamento de Agricultura do Estado. Curioso o nome de "curso rápido". Quanto tempo seria?


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Fotos Antigas: Desfiles em Taquaritinga - SP

- Fotografias da página Museu Histórico Online de Taquaritinga onde a presença dos tratores nos desfiles dos anos 60 era algo comum. Alguns desfiles religiosos outros carnavalescos, porém nos ilustra a diversidade de culturas e marcas de nosso país .

 - Nesta primeira imagem o modelo Zadrugar Diesel da Tchecoslováquia com o carro religioso. Talvez em alguma procissão de São Cristóvão.

- O IH Farmall 450 puxava o carro alegórico do navio Kasato Maru. Um trator americano e os agricultores imigrantes japoneses.


 - Nas duas últimas fotos, o Allis Chalmers WD-45 fotografado em duas ocasiões diferentes. A primeira imagem a noite parece ser um desfile de carnaval.

Fotos Antigas: Massey Harris Pony


- Primeiro trator da Fazenda Santo Antônio em Guariba - SP, o pequeno Massey Harris modelo Pony contracenava com os quatro pequenos tratoristas. A foto lá da década de 50 veio da página no Facebook - Guariba, Ontem, Hoje e Sempre.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Fotos Antigas: Gutbrod em Catanduva - SP

- Interessante fotos antigas de um trator Gutbrod alemão que hoje em dia muitos pensam ser para crianças, mas que era um trator de verdade, para serviços em hortas e afins, somente seu tamanho era reduzido.

- O tratorzinho junto a crianças e populares durante alguma inauguração na cidade. Talvez já fosse um modelo usado, e usaram como atração por chamar atenção e simpatizar com as crianças.

- As imagens vieram da página Catanduva conta sua história, no Facebook.


Fotos Antigas: Cia Fábio Bastos

- "Cia. Fábio Bastos - Desde 1929 a Serviço da Indústria, Agricultura e Pecuária."

- Foto antiga sem trator, mas a companhia da foto foi responsável por espalhar tratores por quase todas as regiões do nosso país. A imagem do prédio comercial da Cia. Fábio Bastos de Juiz de Fora - MG fotografado em 1958 retirei da página Maria do Reguardo.