segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Massey Harris desfilando em Piracicaba

- Desfile de abertura dos Jogos Abertos em Piracicaba no ano de 1958. O trator Massey Harris modelo 44 puxava a carreta com o peixe simbolizando o rio que corta a cidade, gentileza das Indústrias Dedini. 

- As fotos vieram da página do Instituto Cecílio Elias Netto - ICEN.



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Fotos Antigas: John Deere a gasogênio

- Interessante registro do uso de combustível gasogênio em trator agrícola na Fazenda Goytacazes no município de Linhares, Espírito Santo. Este é o segundo a aparecer aqui no blog, sendo que o primeiro foi um Fordson em Treze Tílias - SC

- Na imagem o tratorista e o sr. Francisco Paula Arnal Fabre (Paco) posando para o momento da foto junto ao John Deere modelo D, com o equipamento de gasogênio montado na parte de trás. Fica a dúvida em que atividade era usado o trator para que toda a "parafernalha" não atrapalhasse.

- A fotografia da década de 40, retirei da página no Facebook - Memorex Linhares e faz parte do acervo de imagens históricas da Serlighes.


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Primeiro trator de Poço Preto

- Década de 30 e o vilarejo recebia o John Deere modelo D, mais alta tecnologia da época à chegar na comunidade. A imagem de excelente qualidade registrou o momento da entrega do trator certamente com autoridades, agricultores e demais moradores da região. Poço Preto hoje é um distrito pertencente a Irineópolis - SC e a foto retirei da página Poço Preto Paradise.


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Frota CBT da Fazenda Guariroba

- Município de Pontes Gestal - SP, década de 70, e a fazenda Guariroba, ou fazenda dos ingleses, recebia o trator CBT 1105 novo diretamente da concessionária Cevel CBT. Com o trator recém chegado, aproveitou-se para o registro do momento com os trabalhadores da fazenda.



- Na fotografia abaixo três modelos CBT 1105 trabalhando com arados de arrasto. A imagem já colorida retrata perfeitamente a década de 70 no Brasil com abertura de campos pelos tratores CBT e arados de arrasto Sans ou outras marcas nacionais.


- Nesta foto também da fazenda, os trabalhadores esposas e filhos na colheitadeira Massey Ferguson. As belas imagens vieram do álbum do sr. Júlio César Firmino no Facebook.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fotos Antigas: O Deutz de Catanduva - SP

- Na década de 70 o recinto de exposições de Catanduva recebeu uma doação especial: um trator Deutz modelo F2M rodas de ferro. O bonito ato veio da família Becker, tradicionais mecânicos da cidade e representantes antigos da marca Deutz na região.

- O acontecimento também contou com uma importante presença. Na ocasião um dos diretores da Deutz na Alemanha estava em visita ao Brasil e presenciou a doação à convite dos Becker. Na foto da década de 70 o diretor e o sr. Francisco Becker (Chico).

- Na outra foto, o trator no recinto nos dias atuais. As imagens retirei da página no Facebook - Catanduva conta sua história.




terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Salomão David & Cia

- Uma foto em que quase não aparecem os tratores. O sr. Salomão David devia ser um bom comerciante, tanto que vendia carros, motos e tratores. Os quatro veículos hoje são raros modelos da Simca: Jangada, Hemi-Sul e Chambord. E também a lambreta.

- Os tratores são todos FIAT. Sendo a máquina de esteira uma 70ci e os tratores um Fiat OM 513 e o pequeno 211. Curiosa a placa, talvez até luminosa, da OLIVER - CBT confirmando a data da foto do início da década de 60.

- O interessante registro veio do MIVO - Memorial Interativo Virtual de Olímpia.


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Desfile do Cinquentenário em Capão Bonito

- Belas fotos, porém em pequena resolução, que encontrei no Facebook no álbum Capão Bonito Memórias de Paulo Ferreira. As imagens registram o desfile cívico em comemoração ao cinquentenário da imigração japonesa no município paulista de Capão Bonito e região.

- A caminhonete Ford com a placa do cinquentenário puxava a fila de tratores iniciando com o Ford 8-BR e uma carreta em alusão ao navio Kasato Maru, primeiro a chegar com imigrantes japoneses no Brasil. Em meio a tantos Fords um estranho no ninho: Oliver 88 Row Crop puxando uma colheitadeira. Em seguida dezenas de ingleses Fordson Major.


 

 


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Desfile em Carazinho - RS

- Duas belas fotografias registrando o desfile durante as festividades da IV Festa Nacional do Trigo no ano de 1954. As imagens vieram da página Carazinho em Imagens, no Facebook.

- Na primeira foto dois McCormick International com as rodas de ferro "alisadas" para desfilar pelas ruas pavimentadas ou com calçamento. Em seguida um Fordson Major e um Ford 8N. Após, não dá pra se identificar os modelos, mas a fila de tratores seguia infindável.

- Na segunda foto talvez a chegada do desfile, ou até mesmo a concentração para a saída. Nota-se várias colheitadeiras, caminhões, um deles carregado carregado com um Case rodas de ferro. Até mesmo as máquinas de esteira participaram da festividade, sendo uma Caterpillar e uma Hanomag. No canto direito uma fileira de tratores Lanz Bulldog.


terça-feira, 6 de setembro de 2016

Fotos Antigas: Ursus C-451 em Dois Vizinhos - PR

- Trator polonês fabricado em 1959, em foto colorida dos anos 70, no município paranaense de Dois Vizinhos. O Ursus foi adquirido já usado em um seminário de Jaguapitã - PR no ano de 1968, sendo que algum tempo depois, seus proprietários, os irmãos Marcos e Alexandre Nuernberg se mudaram para Dois Vizinhos levando junto com eles o trator.

- A foto pertence ao arquivo da família e nos foi gentilmente enviada pelo Roberto Nuernberg.