segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Pavesi P4 das I.R.F.M.

- Raro registro de um trator-caminhão italiano da marca Pavesi, modelo P4, no Brasil. Com certeza a mais alta "tecnologia" lá na década de 20 se deve ao fato de o trator pertencer à IRFM - Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, e seu fundador ser o imigrante italiano Francesco Matarazzo.

- O trator em questão possuia tração nas quatro rodas, e rebocava duas carretas em uma fazenda vinícola e de engarrafamento de água do grupo IRFM em Lindóia - SP no ano de 1924. A descrição da foto afirma ser o próprio Francisco Matarazzo quem dirigia o Pavesi, o que não posso afirmar com clara certeza. 

- Nitidamente na lateral do trator vemos o P4 do modelo e os escritos I.R.F.M. no radiador e MATARAZZO no que parece ser o tanque. Ainda no radiador uma placa com o que parece ser "Experien... 808 FIAT" nos deixando uma dúvida.

- A bela fotografia foi uma gentil contribuição do escritor sr. José Valdir Ferrari, autor do livro "Fazendas Origem do Progresso" de 2013, do qual a foto foi retirada.

- Vale lembrar que temos o registro de um PAVESI no Brasil - Relíquias do Brasil - Pavesi P5.


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Desfile em Itambé - PR


- Uma bela prova de como o Paraná era povoado de tratores CBT na década de 70. No desfile em Itambé, o CBT 1000 puxava a fila seguido de pelo menos uns vinte tratores CBT 1105 e 1090.

- Nessa outra foto provavelmente o mesmo desfile um pouco mais a frente mostrando a ambulância seguida de enorme máquina de esteira, da motoniveladora e da retro-escavadeira, que com certeza pertenciam à prefeitura municipal.

- Por último as colheitadeiras, sendo a primeira uma SLC 1000, ainda na cor vermelha. As fotos vieram do álbum de fotos antigas de Itambé no Facebook.


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Fazenda Barra Grande

- No ano de 1954, o distrito de Chatão, pertencente ao município de Frutal - MG, presenciou a chegada de uma frota de máquinas americanas que revolucionaram a agricultura da região.

- O responsável pelo feito foi o sr. José Marajó de Carvalho, proprietário da Fazenda Barra Grande. A diversa frota era composta por carro, caminhão, tratores, colheitadeiras e máquina de esteira. Todos sem exceção símbolos americanos pela marca e modelo.

- Os tratores adquiridos foram: John Deere modelo R e modelo B, International Harvester modelo Farmall M e esteira modelo TD-6 ou TD-9, Case modelo DC, Colheitadeira Cockshutt, além dos veículos todos Ford.


 - Nessas duas fotos a chegada do comboio às terras da fazenda.


- Trator International Harvester Farmall M e John Deere R ambos com grade de discos.

- Colheitadeira Cockshutt. 

- Trator John Deere R e semeadeira também John Deere.

 - Veículos todos linha Ford anos 50.

- As belas imagens vieram todas da página no Facebook - Frutal de Volta ao Passado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Allis Chalmers e Deutz em Catanduvas - PR

- Bonitas fotos, mas uma delas com uma triste cena, um acidente de trabalho na abertura de terras no município paranaense de Catanduvas. A grande máquina e seu tratorista foram vítimas de algum barranco ou terreno falso, resultando no tombamento da Allis Chalmers. Felizmente o acidente sem vítimas não veio a se tornar uma tragédia.


- A segunda imagem é um belo retrato de família com o trator! No caso um nacional Deutz DM 75 com curiosos detalhes. O modelo 75 era um trator "grande" levando em conta seus irmãos menores DM40 e DM55. E este no caso estava equipado com hidráulico traseiro, item mais comuns nos modelos menores. Outro detalhe bem curioso é a lâmina no meio do trator, não na frente e nem rebocada atrás, mas entre os eixos! A capota "caseira" era o chame e presente em grande parte dos tratores brasileiros.


- As fotos retirei da página Fotografias de Catanduvas no Facebook

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Allis Chalmers no 7 de Setembro

- Desfile cívico de 07 de Setembro na cidade de Barretos - SP. O Allis Chalmers WD puxava a carreta com as autoridades, e talvez fosse também o primeiro da fila. Inúmeros outros tratores seguiam no belo desfile, mas infelizmente somente o AC foi clicado pelo fotógrafo.

- A imagem veio da página Barretos de Outrora, no Facebook.


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Fotos Antigas: McCormick W-6 em Treze Tílias

- International Harvester McCormick Super W-6 TA Diesel fotografado em Treze Tílias - SC quando ainda era praticamente novo! A imagem veio da página Banda Tiroleses no Facebook.

- Interessante a quantidade de variações para um modelo de trator dentro da mesma empresa. Ainda mais naquela época. O modelo da foto, que no caso foi fabricado de 1952 a 1954, foi a última série antes da mudança para a nova família dos IH 400 e 450. Este no caso, modelo standard da linha Super a Diesel e equipado ainda com o T.A. - Torque Amplifier.


terça-feira, 16 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Desfile em Regente Feijó - SP

- Belas imagens na cidade de Regente Feijó, certamente em comemoração ao aniversário do município, onde a Indústria e Comércio Agrícola Irmãos Macari esteve presente saudando a festa.


- Nas duas primeiras imagens os tratores em desfile pelas rudas da cidade.  Levando a faixa com a saudação da empresa, um Fordinho 1951, seguido de um Fordson Dexta e dois Fordson Major.

- Grupo de funcionários da empresa Irmãos Macari em frente aos tratores.

 
- Concentração dos tratores no pátio da empresa Irmãos Macari. Da esquerda para a direita: Massey Harris 40 Diesel, dois Fordson Major, Ford 1951, Turner Diesel, Fordson Major, Zetor 50 Super e Fordson Dexta.  

- Funcionários junto ao caminhão FNM carregado de fardos de algodão.

- As fotos vieram todas da página no Facebook - Museu de Regente Feijó.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Urus 4x4 na foto em família


- Bonito registro reunindo os familiares junto ao trator. A foto datada de 1958 mostra o trator alemão Urus ano 1952 da Família Dani, da qual alguns membros e funcionários tinham acabado de chegar da colheita da uva, no município de Otávio Rocha - RS.

 - Abaixo o mesmo trator já na década de 60 em um registro colorido da família Dani.


 - As fotografias retirei da página Fotos Antigas de Floresda Cunha, no Facebook.