quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fotos Antigas: Desfile de tratores em Muzambinho-MG

- Interessante foto onde os tratores de esteira desfilavam pelas ruas de Muzambinho - MG, festejando a inauguração da então E.A.M. - Escola Agrotécnica de Muzambinho, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

- Puxando a fila uma Caterpillar D4, já com pistões hidráulicos, porém com a partida por motor a gasolina. Em segundo uma International Harvester TD-6, seguida de duas esteiras menores da John Deere modelo MC.

- Na outra foto, tirada do alto de algum prédio, uma esteira com a sigla E.A.M. na lâmina. As imagens retirei da página: escolasagrotecnicas.blogspot.com.br




segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fotos Antigas: Pátio da fábrica CBT

- Belíssimo e único registro de uns 30 tratores CBT modelo 2105, recém saídos da linha de produção, e aguardando embarque para os revendedores do país. Apesar de ser em preto e branco, a foto certamente é do início dos anos 80, pelo fato dos tratores já terem o filtro de ar embutido no capô.

- A foto feita ao lado da fábrica da CBT, pertence ao Valdir Zago e retirei da página CBT - Companhia Brasileira de Tratores no Facebook.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Convite: Traktor Fest - 5ª Edição

- Em nome dos amigos do T.A.E.R - Tratores Antigos de Entre Rios, convido a todos para prestigiarem esse belíssimo encontro e saborear um delicioso almoço com a família!

- Neste ano o Traktor Fest chega a sua quinta edição, onde a cada ano a festa se torna maior, tanto de público, de tratores, e principalmente de amizade e alegria!

- Trator Fest - 5ª Edição, dia 31 de Julho de 2016, na colônia Samambaia em Entre Rios, Guarapuava, Paraná, Brasil.


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fotos Antigas: Caterpillar D8 em Ponta Grossa - PR

- Interessantes registros de "enormes" máquinas em Ponta Grossa - PR, no final da década de 40. Se hoje essas máquinas continuam impressionando pelo tamanho, imagine na época!

- Curioso notar o tamanho da Caterpillar em relação ao tratorista. A máquina que devia ser um modelo D8 (aprox. 20 toneladas) ainda usava o sistema de cabos de aço para levante da lâmina e pertencia a empresa Byington e Cia.


- Abaixo duas gigantes da marca International Harvester, modelo TD18 A, posando para a foto junta com os tratoristas e demais trabalhadores. Pode ser que o local seja outro e as máquinas não pertençam a empresa da Caterpillar.


- Pra finalizar a chegada de um Scraper LeTourneau - Tournapull desfilando pelas ruas da cidade provavelmente no ano de 1949.



- As fotos retire da página Antigamente em Ponta Grossa, no Facebook.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Fotos Antigas: Os tratores em Assaí - PR

- Visitando a página Memórias de Assaí - Fotos Antigas, no Facebook, tive acesso a enorme quantidade de fotos com tratores (hoje antigos) que nos mostram como o município foi "mecanizado" por máquinas de diferentes nacionalidades!

- Seguem abaixo algumas fotos que retirei da página e tentei colocar em sequência.

Os Desfiles

- Enorme fila puxada por dois Zetor 25 da colônia Japonesa, onde podem ser vistos mais de 25 tratores!

- Ford 641 Workmaster puxando o carro alegórico.

- Trator Deutz DM 75 convertido para pá carregadeira.

- Desfile de comemoração do 20º aniversário de Assaí. Fila de tratores puxada pela motoniveladora toda enfeitada.

- Década de 60 com os Ford 8-BR presentes junto aos Fordson Dexta e Massey em um desfile em protesto pela agricultura.


Imigrantes Japoneses

- Pai, filho e netos reunidos na foto com o trator Ford 8N da família!
 
- O mesmo senhor e trator da foto acima. 

- Família reunida com o Ford 8N e o Fordson Dexta

- Os tratores da foto acima, na foto geral com as crianças, a tulha e o terreiro. 

- Nesta foto a família de japoneses, o pai no trator Zetor 25A que parecia ser recém adquirido e as crianças ao fundo na casa.

- Por último trator Fendt nacional dos anos 60 em uma bonita foto em meio a paisagem rural, estrada de terra roxa e a plantação.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fotos Antigas: CBT 1090 A em Garça - SP

- Bonito registro de nosso exemplar nacional com motor Perkins diesel. O CBT 1090 - A, foi o modelo que substituiu seu antecessor 1090 (marrom) e trouxe novidades como o novo motor Perkins e as rodas dianteiras de aço estampado, no lugar das pesadas rodas maciças.

- O trator em questão foi fotografado durante obras de terraplenagem na cidade de Garça, no interior de São Paulo. O "scraper" ainda não era da marca CBT, mas imagino que nessa época a empresa já produzia o equipamento.

- A foto retirei da página Memória Garcense, no Facebook. 


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Fotos Antigas: Tratores Deutz na construção civil

- Mais um registro de tratores agrícolas usados na construção de rodovias. Desta vez uma trinca de Deutz DM-75, "mineiros", fabricados pela conhecida DEMISA. Se na época do modelo 75, a empresa ainda não fabricava o modelo DM-110, este era o maior trator da marca no Brasil.

- A foto foi digitalizada de alguma revista, mas valeu o registro que retirei do álbum do Flickr: Brasil - Fotos Antigas de Veículos. Curioso notar que o fotógrafo quis aproveitar o bom ângulo para a foto de cima da carreta do trator!


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Fotos Antigas: Transporte de Caterpillar

- Interessante foto ilustrando o transporte de motoniveladoras Caterpillar, parcialmente desmontadas, em vagões de trem no porto de Paranaguá - PR, após chegarem de navio ao país. Na ocasião o então governador do estado, Moysés Lupion, despachava as máquinas para as cidades beneficiadas.

- A foto retirei da página Litoral do Paraná Memória, no Facebook.


- Na foto abaixo o governador visitando a obra de alguma rodovia no Paraná, junto a demais autoridades e máquinas.