sexta-feira, 29 de abril de 2016

Fotos Antigas: David Brown em Jaguapitã - PR

- Interessantes fotos internacionais que retirei da Coleção Digital da Universidade de Wisconsin UWMilwaukee, onde o fotógrafo Clarence Woodrow Sorensen registrou na década de 60 a atividade cafeeira na região de Jaguapitã-PR.

- No álbum da coleção podem ser vistas muitas outras fotos de várias regiões do Brasil em um período compreendido entre 1934 a 1969.

- O trator era um inglês David Brown 900, do final dos anos 50.






terça-feira, 19 de abril de 2016

Fotos Antigas: O Utos amarelo

- Interessante registro de um trator agrícola UTOS 45 da Romênia, originalmente na cor vermelha, pintado de amarelo e trabalhando com rolo compressor na pavimentação asfáltica. A foto que deve ser de meados dos anos 60, veio do álbum do Flickr: BRASIL - Fotos Antigas de Veículos.


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Fotos Antigas: O Fordson dos índios Xokleng

- Choque de cultura, mesmo a quase cem anos atrás. Belíssima imagem do primeiro contato do povo indígena Xokleng com um trator Fordson F, símbolo da modernidade e industrialísmo da época. 

- A foto datada como do final da década de 20, registra o momento em que o trator era introduzido no Posto Duque de Caxias, hoje reserva indígena dos índios Xokleng. A fotografia retirei do álbum do Flickr AVISC NEPI - Acervo de Sílvio Coelho dos Santos.


- Pesquisando um pouco mais encontrei o relato abaixo no blog vougce.blogspot.com.br
"Este trator veio certamente alguns anos depois da "pacificação" (Silênciamento) do Povo Xokleng. O pacificador, Eduardo de Lima Silva e Hoerhan, era um jovem de 20 anos nascido no estado de Rio de Janeiro. Depois que teve contato com os indígenas, os ensinou a trabalhar para que os mesmos cultivassem em suas terras, para que também com isso tivessem sua própria renda. Então o SPI (Serviço de Proteção do Indio) doou este trator e mais algumas ferramentas. Trabalhavam coletivamente, fazendo tipo um mutirão, onde todos participavam, faziam seus trabalhos com alegria. Foi Assim." (com algumas correções)

Foto: www.folhadedourados.com.br

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Fotos Antigas: Desfile em Itapetininga - SP

- Desfile pela Rua Doutor Júlio Prestes, no final dos anos 40 na cidade de Itapetininga. Na foto um trator Massey Harris, modelo 44, seguido de duas mini esteiras americanas da marca Panther. Pelas bandeiras no trator, seguidos da fanfarra e do batalhão, imagino ser um desfile de 7 de Setembro.

- Na segunda imagem, dois tratores americanos Oliver 77 Row Crop sendo que o segundo rebocava uma colheitadeira de milho de uma linha. Na outra imagem dois Massey Ferguson 50, talvez o mesmo desfile, na mesma rua, mas em outra época. As fotos retirei da página www.novoagito.com.br, com fotos antigas da cidade.




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Fotos Antigas: John Deere 5010 no Maranhão

- Não só as regiões Sul e Sudeste tiveram a presença de tratores nas décadas de 50/60. Algumas cidades do Norte e Nordeste, onde predominava-se o cultivo da cana-de-açúcar, tiveram exemplares (hoje raros) trabalhando em suas lavouras, como foi o caso desse gigante John Deere modelo 5010, do começo dos anos 60.

- O trator foi fotografado durante a inauguração da Usina Itapirema em Coelho Neto - MA. Na foto o então Governador José Sarney junto ao tratorista e demais trabalhadores no dia 12 de julho de 1964. A imagem retirei da página: www.portalgaditas.com.br