segunda-feira, 28 de março de 2016

Fotos Antigas: Esteiras IH da Usina Itaiquara

- Bela e rara coletânea de fotos que registrou os tratores de esteiras da marca International Havester pertencentes a Usina Itaiquara. As fotos vieram da página do Facebook - Itaiquara Alimentos onde antigos moradores e trabalhadores da fazenda relembram os velhos tempos.

- As imagens foram dica do amigo e leitor do blog Rodolfo Podsiadlo, e ilustram uma esteira IH TD-6 e seu tratorista o sr. Nélo. A outra máquina é uma gigante IH TD-18, com motor de seis cilindros e peso aproximado de 10 mil kgs, fotografada junto aos trabalhadores e talvez chefe da fazenda.





segunda-feira, 21 de março de 2016

Fotos Antigas: Distrito de Marcílio Dias - SC

- "Povoado mais antigo de Canoinhas, foi colonizado por alemães. Nele ainda nota-se a presença de arquitetura em madeira e no estilo enxaimel. Era conhecido como a Capital da Manteiga, em função da produção de manteiga e derivados do leite por vários proprietários que possuíam rebanhos bovinos da raça holandesa."

- Do blog Distrito de Marcílio Dias retirei as belas fotos abaixo, que postei seguindo uma ordem cronológica pelo ano dos tratores.

- Foto do Instituto Agronômico de Canoinhas datada de 1939, onde o sr. Clóvis, operava trator e semeadeira John Deere no plantio de trigo.

- Trator Allis Chalmers B e ceifadeira durante algum desfile comemorativo.


- Demonstração de tratores Valmet com alunos do CEDUP - Centro de Educação Profissional - Vidal Ramos, na década de 70.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Fotos Antigas: CBT 1020 em Nova Floresta - PB

- Na época de ouro do sisal, aquele que se tornaria um dia o "rei do cerrado", o CBT 1020 foi o rei da Civilização Dourada. Nome este dado pela revista O Cruzeiro, à Nova Floresta - PB em virtude do grande movimento do sisal iniciado na década de 60 pela Cia Sisaleira do Cuité Cosite.


- Na época a empresa movimentou muito a economia da cidade, chegando a empregar mais de 600 funcionários, atrair bancos, e implantar novas tecnologias. Inicialmente foram empregados motores Skoda de 300 hp para movimentar a desfibradora. Após 1967, com a chegada da energia elétrica, os motores à diesel foram substituídos.

- A Cosite trouxe também o emprego de tratores agrícolas para o transporte do sisal do campo à usina. A frota era composta de três CBT 1020, um Oliver e um Valmet, além de um Jipe para uso interno. No total setenta carretas de 4.000 kgs cada eram utilizadas, sendo mais de 660 carretas de sisal por semana!

- Abaixo um dos tratores CBT 1020 da Cosite rebocando seis carretas com sisal e trabalhadores! A foto retirei da página: www.noticiandopb.com.br