terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fotos Antigas: Oficina de tratores em Bagé - RS

- Surpreendente foto que o amigo e leitor do blog, sr. Adolf Schartner, nos enviou esta semana. Na belíssima imagem, nada menos que sete tratores antigos de variadas épocas e nacionalidades!

- A imagem nos mostra como era o dia a dia na oficina do sr. Heinrich Kliewer (Henrique), no ano de 1961, interior do Rio Grande do Sul. Mais precisamente na Colônia Nova, interior do então município de Bagé, e que hoje pertence ao município de Aceguá.

- Quanto aos tratores...  no canto esquerdo um alemão dos anos 50, Urus Allrad 4x4, sem capô. No centro da foto um Fordson Major inglês também dos anos 50. O avô da turma com rodas de ferro, sem capô, sem motor e sem radiador eu arrisco ser um Massey Harris, ou até um John Deere dos anos 30, início da mecanização do Rio Grande do Sul.

- Na turma do fundo temos os presentes, Volvo da Suécia, talvez um MAN alemão, e dentro da garagem um Hanomag talvez R45 também da Alemanha. E no canto direito, passando quase despercebido entre o pneu do Hanomag e o paralama do Massey Harris, aparece a frente de um trator Lanz Bulldog ou Ursus, notada pelos radiadores, e faltando o escapamento, que talvez estivesse fora para a manutenção. Essa turma toda data lá do meio pro final da década de 50.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XX - Le Roi TractAir



- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.
  

Relíquias do nosso Brasil – Le Roi TractAir


- Ao que tudo indica a empresa americana Le Roi fabricava motores estacionários e compressores de ar, e acabou se aventurando na produção de tratores. Tudo começou com a empresa americana Central Tractor Company of Greenwich que começou a montar tratores equipados com motores Le Roi. Alguns destes tratores eram equipados com compressores de ar voltados para serviços industriais. Infelizmente a empresa se afundou em dívidas e foi onde a Le Roi passou a assumir a produção dos tratores. Em 1954 a Le Roi é comprada pela WABCO (Westinghouse Air Brake Company) e em 1960 é produzido o Le Roi Tractair 125.

- O modelo azul da foto abaixo pertence ao museu de tratores da empresa Agromen e desconheço informações sobre a história deste trator aqui no Brasil.



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fotos: Tratores antigos na Showtec 2014


- A ASCOMAR esteve presente na Showtec 2014, na cidade de Maracaju - MS, com grande parte do seu acervo. Confiram algumas fotos que retirei da página https://plus.google.com/photos/+RicardoRissmann/albums/6054427286954985617?banner=pwa

-IH Farmall, MAN Ackerdiesel, Fiat.

- Locomóvel vapor Lanz.

- Fordson Major e trilhadeira.

- Caterpillar D2, Farmall Super MD-TA, Fiat 211

- Fordson Dexta, Allis Chalmers, Ford Naa, Deutz, Fendt...

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Fotos Antigas: Dois Valmet 80 da P.M. de Guaraci - PR



- Entrega de dois tratores Valmet 80 da Prefeitura Municipal de Guaraci - PR. Estes foram os primeiros tratores "grandes" lançados pela marca, na cor vermelha e detalhes brancos. Grandes porque até então a Valmet fabricava seus modelos com até 60 c.v de potência.

- A foto retirei da página Fotos Antigas de Guaraci no Estado do Paraná, no Facebook.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Restaurações: International Harvester Titan 10-20 1920

- O passado desconhecido desse trator tomou um rumo diferente essa semana, quando o amigo Edson Vidal, do Heavy Machinery Museum, me enviou a propaganda abaixo e mudou todo nosso conhecimento sobre esses tratores mais antigos que vieram ao país.


- A propaganda prova que os tratores International Harvester modelo Titan foram vendidos no Brasil pelos "Únicos Agentes" HASENCLEVER & COMP. situados tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

- Após ser vendido pelos Hasenclever (provavelmente), nos anos da década de 20, toda a história deste IH Titan de número de série T.Y. 54413 é desconhecida. Foi então que ele (re)apareceu em um anúncio de classificados na internet, no meio do ano de 2011. O trator estava em uma propriedade rural, certamente uma fazenda muito antiga, no município mineiro de Pedro Leopoldo - MG.

O Titan no lugar em que resistiu por décadas na Fazenda do Quilombo em foto de autoria de Marcelo Bastos.



- Com o aparecimento e as fotos, foi difícil acreditar que ainda existia aqui no Brasil um trator desses. A imaginação corria solta em saber como o trator foi parar lá e quem o teria importado. Lembro-me que na época mostrei para vários amigos o anúncio.
- Logo o trator foi comprado, resgatado e restaurado esteticamente pelo colecionador Luiz de Andrade da cidade de Barretos-SP, que infelizmente hoje não se encontra mais entre nós.


- Novamente a história deste IH Titan muda. Com o falecimento do sr. Luiz no início de 2012, os tratores de sua coleção foram vendidos e este Titan foi parar no acervo do museu de tratores da empresa Agromen em Orlândia - SP, onde encontra-se até hoje! Quem sabe algum leitor veja esse post e nos conte mais sobre o único Titan do Brasil.


** Contar a história deste trator foi uma forma de homenagear o grande amigo que foi para mim, e para todos que o conheceram, o senhor Luiz Carlos Gomes de Andrade, ou simplesmente Lú.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Fotos Antigas: Allis Chalmers em Bento Gonçalves - RS

- Trator de esteiras Allis Chalmers modelo HD 10 trabalhando no prolongamento das ruas Olavo Bilac e Barão do Rio Branco na cidade de Bento Gonçalves, estado do Rio Grande do Sul, nos anos de 1953 e 1959.

- As belas fotos que mostram a máquina "nova" vieram da página www.memoriasdebento.com.br que reúne fotos antigas da história do município.