terça-feira, 29 de abril de 2014

Propagandas Antigas: Arado Tchecoslovaco ODP


TEMOS PARA PRONTA ENTREGA:

Arado Tchecoslovaco ODP para tração animal.

Dotado de disco reversível de 24´´, três rodas, assento cômodo, três alavancas de comando, é de fácil manejo e grande eficiência mesmo nos terrenos mais difíceis.

COMERCIAL e IMPORTADORA

BAPTISTA FERRAZ S.A.

Rua Florencio de Abreu n.º 297 - Fones.: 32-3185 e 37-4624 - Caixa Postal 2629 - End. Telegr.: "COIMBAFER" - São Paulo

- Curiosa propaganda, onde, já na época do telefone, vemos que estes arados de tração animal foram vendidos e usados por vários anos, mesmo em tempos onde já se predominava o trator.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Fotos Antigas: Trator BTW Urtrak trabalhando em Piedade - SP



- Raro trator da marca BTW Urtrak modelo KS 30, fotografado durante o trabalho na cidade de Piedade - SP. Esta era uma empresa do leste alemão, na época ainda lado socialista, e as iniciais significam BTW - Brandenburger Traktoren Werk, ou algo como fábrica de tratores de Brandenburgo.

- A foto veio da página no Facebook - Vamos Viver a História de Piedade - SP.


- Curiosamente encontrei na internet a foto acima, e a descrição que o trator está no jardim de um posto de combustíveis da rodovia Castelo Branco. Como a cidade de Piedade está localizada em uma região perto da rodovia, com certeza se trata do mesmo trator. Um sobrevivente, e, se não for o mesmo, certamente se trata de tratores irmãos pela enorme coincidência de aparências e localizações.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XV - Vivian Loyd & Co.

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.



Relíquias do nosso Brasil – Trator Vivian Loyd & Co.


- Trator de esteiras muito raro que pertence ao acervo do museu Matarazzo na cidade de Bebedouro - SP. Mesmo pesquisando na internet, google, muito difícil encontrar informações a respeito. O pouco que consegui é que a empresa inglesa Vivian Loyd & Co. fabricava veículos militares no período da 2ª Guerra mundial, e após, fabricou pequenas quantidades de tratores de esteira, sempre aproveitando sobra do material bélico. 

- O modelo da foto seria um "Type D" de esteiras de alta velocidade, equipado com um motor Ford V-8 de 50 hp, e breques/embreagens para manobras parecidos com os que equipavam os tratores Oliver - Cletrac. 

Rare Loyd Available
- Este trator foi achado na Bélgica e estava a venda em 2010 como um item muito raro.

- Foto encontrada na internet sem maiores informações.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fotos Antigas: Tratores desfilando em Guaxupé - MG

- Fotos do desfile em comemoração ao cinquentenário de Guaxupé - Minas Gerais, no dia 1º de junho de 1962. As imagens pertencem ao acervo do Museu Histórico e Geográfico de Guaxupé, e retirei as mesmas da página GXP História - www.gxp.com.br.

- Trator David Brown 900 e a carreta que simbolizava a lavoura.

- Trator Ford 8-BR novo, representando a marca Ford no desfile. Uma pena não se conseguir ler o escrito na faixa.

- Nesta foto, talvez um Massey Harris, puxava a carreta representando a alegoria de uma caravela portuguesa.