segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fotos Antigas: Tratores e caminhões MAN em Marcílio Dias - SC

- Coincidentemente dias atrás publiquei a foto de um trator MAN trabalhando em Minas Gerais. Na mesma época, porém bem distante, na cidade de Marcílio Dias - Santa Catarina, alguém registrou essas belíssimas fotos. Na ocasião dois tratores MAN, que não consegui identificar os modelos, carregam um caminhão também marca MAN, com toras de madeira.

- Um dos tratores que aparece na foto já estava bem modificado, com grades de proteção na dianteira, para radiador e faróis, capota, e paralamas que parecem não ser do modelo. Ainda dá pra se notar o símbolo MAN que fica na tampa do radiador, uma peça delicada que quebraria facilmente nesse tipo de serviço.

- As fotos retirei da página do Facebook Caminhões Antigos no Brasil








quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Restaurações: Ford 8N 1949


- Este belo exemplar dos primeiros "fordinhos" pertence ao sr. A.C. Carlini, leitor aqui do blog e quem nos enviou as fotos. A história da restauração do trator segue abaixo, junto a algumas fotos do tratorzinho.

- A história começa durante a juventude do sr. Carlini, época em que seu pai tinha um trator Ford 1954, modelo mais novo que este 8N. O trator era utilizado nas atividades da fazenda no sul de Minas Gerais, até que na década de setenta, foi vendido para dar lugar a uma máquina mais nova, com motorização diesel. O sr. Carlini se lembra desse período dizendo: "foi uma fase muito boa da vida e que deixou boas recordações".

- A cerca de cinco anos atrás o tratorzinho das fotos foi encontrado na internet, à venda, e mesmo sem vê-lo pessoalmente, o sr. Carlini o comprou. O trator estava em Amparo - SP, e ao chegar em Minas, notou-se que muitas modificações já haviam sido feitas, descaracterizando totalmente a originalidade do pequeno trator.

- Foi então que uma restauração completa foi iniciada, buscando o máximo de originalidade possível, resultando em seis meses de muito trabalho e pesquisa, importando peças, tudo feito pelo sr. Carlini. Alguns dos principais reparos foram: troca do carburador por um original, troca do platinado e bobina de ignição, reparo na colméia do radiador, embuchamento do eixo dianteiro, embreagem e freios, troca das faixas de freio, reparo na bomba d´água e troca de todos os filtros e óleos lubrificantes do trator.



- Estes primeiros modelos Ford 8N ano 1948 e 1949 tem o distribuidor na frente do motor, embaixo da hélice do radiador. Um local de difícil acesso aos platinados e à regulagem, porém este trator continua funcionando perfeitamente com o sistema original. 

- Após a parte mecânica pronta foi a vez do visual, onde toda a lataria foi recuperada, e os detalhes revistos: novos mostradores do painel, novos emblemas originais, troca da chave de ignição e dos decalques, tudo nos padrões originais. Após, uma caprichosa pintura com PU.



- Todas as peças foram compradas novas e importadas dos Estados Unidos, com exceção dos dois pneus dianteiros aro 19, que são praticamente impossíveis de serem importados e também de se encontrar aqui no Brasil. Uma sugestão a quem reformar este modelo é encontrar as rodas do Ford 1954 aro 16, que caem muito bem nesse trator e não tiram originalidade.

- Outra pequena alteração foi a mudança do sistema elétrico original de 6V para 12V. Como o tratorzinho fica alguns períodos parados, a adoção do sistema de 12v, bateria, arranque, e demais componentes é bem vinda quando se deseja andar com o trator sem dores de cabeça com a parte elétrica.

- Para finalizar, as palavras do próprio dono e restaurador: "É um tratorzinho fantástico e depois de pesquisar na internet fiquei impressionado com a quantidade de admiradores desse modelo, inclusive no exterior. Minha intensão agora é vendê-lo pois encontrei um modelo 1954 em boas condições para ser restaurado e se for o caso resgatar com o modelo que marcou uma fase de minha vida".








- Para quem tiver interesse o sr. Carlini está vendendo o trator que está anunciado no Mercado Livre : http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-509218581-trator-ford-gasolina-1949-_JM

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Fotos Antigas: Trator MAN em Ipatinga - MG


- Trator alemão MAN Ackerdiesel fotografado em serviço durante a construção da Usiminas em Ipatinga-MG, no ano de 1958.

- Se o ano da foto estiver correto, o trator era praticamente novo. Não da pra identificar o modelo exato mas alguns tratores MAN que vieram ao Brasil eram ano 1956 - 1958. Este no caso era um modelo com tração 4x4, e pelos pesos na roda traseira era usado pra arrastar algo. Curioso é tentar entender onde o homem da direita está apoiado no trator, sendo que os outros dois estão sentados no banco e no paralamas e o trator parece em movimento.

- A foto veio da página www.euamoipatinga.com.br 

Fotos Antigas: Ford 8-BR desfilando em Pato Branco - PR


- O mês de setembro já passou, mas publico aqui mais uma bela foto de um desfile de 7 de setembro, lá na década de 60.

- Na foto o trator Ford 8-BR "pilotado" pelo sr. Lourenço Alves de Assunção, desfilando no ano de 1964 em Pato Branco - PR.

- A foto veio do blog Patonauta.