quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fotos Antigas: Trator Deutz desfilando em Colina-SP


- O novo e reluzente Deutz DM 55 desfilava durante as comemorações do aniversário da cidade a exatos 51 anos atrás! Nota-se no trator os pneus novos, o brilho da pintura na lataria e no volante, indicando ser um trator praticamente novo, talvez ano 1962 ou 1963. 


- Nesta outra foto, certamente o mesmo trator aparece atrás do caminhão que também desfilava. A data seria 21 de abril de 1963, indicando ser este um dos primeiros modelos produzidos pela Demisa - Deutz Minas S.A., a fábrica brasileira de tratores Deutz, no início da década de 60.

- As fotos vieram do blog da cidade: colinaspaulo.blogspot.com.br, com créditos à Maria José Paro Forte e Studio Mix - Mazinho.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Histórias: O trator que transportava mudas



"Por mais de duas décadas, meu pai trabalhou como condutor, de um trator que puxava uma carreta imensa, carregada de caixas de mudas de pinheiro e eucalipto.
Sua função, era ir buscá-las, em um bairro chamado Foresto, onde uma incubadora imensa, servia de berçario a todas as mudinhas. De lá elas saiam devidamente acomodadas em caixas, e eram por ele, conduzidas para áreas imensas de reflorestamento, de uma das maiores companhia de papel, que existia naquela época.

Eu, me lembro que, saia correndo para a rua, quando ouvia o ronco barulhento do trator que meu pai conduzia.
Me sentia muito importante, em minha simplicidade de menina do interior, quando ele me deixava subir ao lado dele, e passear alguns poucos quilômetros no famoso trator.
Ao lado de meu pai, em cima do barulhento veículo, fui muitas vezes, levar as tenras mudinhas de árvores de natal, como eu sempre as nominava, de uma vila pra outra. E quantas frutas apanhava nesses deliciosos passeios.
Ariticu, que hoje conheço por fruta do conde, era uma que, trazia dessas andanças, amoras vermelhas, pitanga, ameixa amarela, carambolas, e muitas mais, dependendo da época do ano.

Hoje, fico pensando, na bela profissão, que teve o meu pai. Transportava as pequeninas mudas, que com o passar do tempo, seriam imensos pinheiros ou eucaliptos.
Com sua função excercida durante longos anos, contribuiu para que muitos cadernos e livros, chegasse as mãos de tantos estudantes desse imenso Brasil.
Afinal, quem de minha geração, não escreveu as primeiras lições da escola, em um caderno fabricado pela Companhia Melhoramentos!"

Crônica do pseudônimo Lenapena, via: Recanto das Letras

- Na foto, meramente ilustrativa, o leitor do blog sr. Rodolfo Podsiadlo e seu trator, igual ao que é citado na crônica. No caso, um alemão, marca Lanz Bulldog, tema deste post do blog: Fotos Antigas: Trator Lanz Bulldog em Tapiratiba

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fotos Antigas: IH Farmall em Entre Rios - PR


- Bela e rara foto de um trator International Harvester Farmall modelo DF 25, na colônia de Entre Rios - PR. O mais interessante é o fato de ser um modelo da marca americana IH, porém fabricado na Alemanha.

- Como a empresa International Harvester tinha seu escritório e representantes em diversas capitais do Brasil, todo o maquinário vendido pela empresa vinha dos Estados Unidos. Muito provável este Farmall da foto ter sido importado diretamente por algum agricultor da colônia. Ou até "trazido na mala" como se diziam!

- A foto veio da página do Facebook dos Tratores Antigos de Entre Rios, um grupo de colecionadores da colônia, responsável também por organizar o Traktor Fest, primeiro e único evento de tratores antigos no país, que este ano teve sua segunda edição.