terça-feira, 28 de maio de 2013

Relíquias do Brasil - Parte VII - MAP

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.



Relíquias do nosso Brasil - Tratores MAP 


-  MAP (Manufatura de Armas de Paris) - As iniciais já demostram ser uma marca resultante da conversão das fábricas e seu material bélico após a guerra. Os primeiros tratores MAP foram montados com motor Latil a gasolina e após passaram a usar motor próprio a diesel. Este motor a diesel é muito curioso, possui 4 pistões mas apenas dois cilindros e somente um virabrequim.

- Em 1952, a famosa SIMCA (Sociedade Industrial de Mecânica e de Carrocerias de Automóvel) adquiriu a maioria das ações da Map e os tratores desta marca passaram a receber o nome da nova marca SOMECA (Sociedade Mecânica de Sena).

- É curioso também que, em 1949, com dois destes motores dos tratores MAP montados num chassis com transmissão de automóvel, atingiram um novo recorde de velocidade com motores diesel, ultrapassando a barreira dos 192 km/h.


- O trator MAP da foto abaixo foi comprado na cidade de Barretos/SP e hoje pertence a coleção www.tratoresantigosnijssen.com.br


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fotos Antigas: Valmet 360 em Andirá - PR

- Muito bonita a foto onde aparecem os srs. Luiz e Joaquim junto ao Valmet 360 comprado novo pela família. O parachoque "desenhado" era um acessório que muitos instalavam dentro da própria revenda quando compravam o trator.

- A foto que não tem data, mas deve ser início da década de 60, foi enviada pelo Celso Fukuhara para a página Tratores Antigos do Brasil no Facebook.