terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Restaurações: Zetor 25 A 1957

- Essa história é o exemplo que deveria ser seguido por grande parte dos agricultores do nosso país! Trocando as palavras, nada melhor do que relembrar a memória de infância de um trator com o próprio "resgate" desse trator.


- O personagem da história é um velho conhecido no Brasil: um Zetor 25 A ano 1957. Muitas pessoas que tiveram relação com a agricultura no passado certamente vão se lembrar do "Zetorzinho", nome este em função dele possuir um irmão maior o Zetor 50. Produzido na então Tchecoslováquia, foi importado pelo Brasil desde 1950 até 1960 nas versões "A" e "K" que era a versão de rodas altas e finas. 

- Desde os primeiros modelos até os últimos que vieram ao país, pouca coisa mudou. Alguns detalhes como banco, filtro de ar, eixo dianteiro, cores,  mas o trator em si foi praticamente o mesmo nos 10 anos de venda no Brasil.

- O Zetor da postagem de hoje pertence ao sr. Getúlio Matsumoto, e sua relação com o trator vem de longa data. Entre 1959 e 1960 Getúlio ainda era criança e seu pai comprou um Zetor 25 A para trabalhar na propriedade da família. 

- O trator trabalhou no sítio dos Matsumoto por mais de 10 anos, até que na década de 70 a família adquiriu um trator de porte maior, e o Zetor recebeu sua merecida aposentadoria, ficando por mais uns 15 anos parado no sítio, até que infelizmente teve que ser vendido.

- Getúlio relembra que todos os seus seis irmãos trabalhavam com o trator e inclusive todos aprenderam a dirigir pela primeira vez com o Zetor!  "Como na minha infância e juventude não tínhamos carros, era ele que nos levava até a cidade e também aos bailes e cinema, nos filmes que passavam nas comunidades japonesas na zona rural.  Confesso que é um trator de pequeno porte  mas muito valente, e corre muito. O Zetor me deixou muita saudade, e,  de uns 10 anos para cá, fiquei com desejo de ter novamente um trator Zetor 25,  igual aquela que tínhamos na minha casa. Foi então que decidi que, se encontrasse um, mesmo que em situação precária, iria comprar e restaurar!" conta Getúlio.



- Aí que entra em cena o Zetor das fotos acima, que foi comprado pelo Getúlio na cidade de Álvares Machado-SP, e hoje se encontra nos detalhes finais de uma perfeita restauração feita por um amigo na cidade de Rancharia-SP.  Depois de pronto ele será levado de volta ao sítio da família onde todas as aventuras e memórias com o trator aconteceram! 


- E como o próprio Getúlio finaliza: "Para mim é um sonho que está sendo realizado!". 

- Eu gostaria de completar sua frase e dizer: Você tornou uma memória viva! E deixará para o futuro uma grande obra! De muitos valores, sentimentais, familiares, lembranças boas, muito suor, muito trabalho, e não somente um trator, mas uma grande obra onde todos irão olhar, relembrar, e sorrir pela felicidade de um trabalho bem feito!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fotos antigas: Feira de tratores - Polônia

- Aproveitando o gancho da última postagem, coloco hoje estas fotos de tratores antigos quando eram novos, recém saídos da fábrica, e eram expostos aos agricultores em feiras ou revendas. As fotos retirei da página do facebook Zwiedzamy MTP, que pelo o que eu entendi, MTP é uma feira e essa página resgata fotos e história dessa feira.

- Quero lembrar novamente que a principal meta do blog Tratores Antigos é resgatar história e fotos antigas da agricultura do Brasil, porém vez ou outra abro alguma exceção para fotos interessantes como essas abaixo!

- Trator Ursus, com um tipo diferente de pneu traseiro.

- Trator de esteiras Mazur e trator Ursus. Este modelo de Ursus é bem parecido com os que vieram ao Brasil. Reparem a capota sem a cobertura de lona. O escapamento é diferente, e o eixo dianteiro está pintado de preto, talvez para destacar a novidade do modelo.

- Trator Zetor 25 com esteiras de borracha.

- Fila de tratores Ursus.

- Exada rotativa, mais conhecida como "mula-mecânica".


- Trator Ursus. No Brasil este modelo recebeu o nome de TUR C-325.


- Trator Ursus equipado com rodas de ferro.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fotos Antigas: Agências de tratores Ford

- Muita distância separam estas agências, mas a época era a mesma: década de 1920. Em nosso país, era o único trator a ser vendido em "revendas" naqueles tempos. E aí estão eles, em exibição junto ao arado, ou ao público em frente a loja e até mesmo escondido no interior da revenda, os tratores Fordson F foram os primeiros a serem produzidos e vendidos em larga escala, praticamente no mundo todo! 

- As fotos foram enviadas pelo amigo Juarez, que as retirou das seguintes fontes respectivamente:  Memorial da AEPAN, Almanaque gaúcho e do blog IHGG - São José do Rio Preto.

- Nesta primeira foto o Fordson ao lado de um arado de duas aivecas. A vitrine lotada de peças de automóveis e o Fordinho T ao lado. Este Fordson já possuia paralamas e era vendido na cor branca e rodas vermelhas. A agência dos representantes Lengler & Gastmann ficava na cidade de Roca Sales - RS.

- Nesta foto o trator Fordson também com paralamas e na cor branca, em meio a dois automóveis, e de frente para o balcão. Imagine o trator com as rodas de ferro sendo estacionado sobre o piso de madeira. Reparem o balcão, as prateleiras, as propagandas Ford no teto! Esta agência ficava na cidade de São Leopoldo - RS.

 - Esta foto ilustra a Agência Ford da cidade de São José do Rio Preto - SP que pertencia ao sr. Feliciano Salles Cunha na época. Na foto o trator Fordson rebocando arado posa para o retrato junto aos comerciantes, fazendeiros e curiosos que apenas desejavam conhecer a "novidade"!

- Esta última foto muito me lembrou a postagem da demonstração de um trator Fordson F na cidade de Itápolis - SP. Certamente em todas as agências Ford na época, quando da demonstração do trator, era feita uma foto com as autoridades locais.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fotos antigas: Colheita de Arroz em Santa Vitória do Palmar - RS

- Duas excelentes fotos, já coloridas, enviadas pelo amigo Erodes Armendaris Acosta, que nos mostram um pouco de como era a colheita de arroz em seu município, Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul.


- Nesta primeira foto de 1968, a colheitadeira (de qual marca???) em um belo registro. O maquinista e os dois ajudantes no ensacamento posam para a foto. Reparem os sacos já costurados que iam ficando pelo caminho conforme a colheitadeira ia avançando.


- Neste segundo registro, já em 1970, aparece o trator Ford 8-BR tocando a trilhadeira de arroz. Que bela imagem! As sacarias, o monte de palha, os animais, a carreta e a carroça, os trabalhadores! Esta foto foi tirada na granja Santa Maria de propriedade do sr. Ottomar Prietsch.

 - Erodes é autor de alguns livros que contam a história dos Pampas Gaúcho, do arroz naquela região, e recentemente trabalha em um livro sobre a história do leite na região. Também já contribuiu com preciosas fotos para a postagem: Fotos Antigas do Instituto Rio Grandense do Arroz.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fotos Antigas: Estande da International Harvester em Passo Fundo - RS

- Durante as festividades em comemoração ao centenário de Passo Fundo - RS, no ano de 1957, alguém aproveitou e fez esse bonito registro!


- Até hoje, essa é a primeira foto (ou a mais antiga) que vejo, onde aparece o estande de um revendedor de tratores da época. Este no caso, um legítimo representante IH - International Harvester, facilmente notado pelo grande símbolo da empresa no estande. Mais em baixo, mas um pouco difícil de se decifrar, da pra ver o nome do representante: Pedro Timm & Cia. 

- A própria International Harvester importava e distribuía seus produtos nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sendo portanto o sr. Pedro Timm uma agência revendedora da marca IH.

- Na foto podemos conferir três tratores IH Farmall, sendo os dois da frente provavelmente um modelo FC e o outro um grande International 650 já com a "cara branca". Aparecem também os implementos da International: arados, grades, ceifadeiras, etc. Atrás do trator IH 650, uma colheitadeira IH que não sei o modelo.

- Talvez os caminhões do fundo também sejam da International! Somente o trator que aparece a esqueda da foto, de costas, lá no fundo certamente não era do stand da IH.

- A foto veio da página no Facebook - Fotos Antigas de Passo Fundo