terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Festa da Colheita em Carambeí - PR

- A “Festa da Colheita” foi uma das atrações do Fórum Coop 2012 no dia 23 de novembro de 2012, sexta-feira, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais.

- A colheita de aproximadamente dois hectares de trigo mostrou aos participantes e visitantes as diferentes maneiras de colheita nos últimos cem anos. “Aqui mostramos os avanços tecnológicos que propiciaram o aumento da produção agrícola”, disse Franke Dijkstra.

Trator Massey Harris Pacemaker (O Avô dos tratores Massey Ferguson) pertencente a Massey do Brasil e em exposição no museu de Carambeí-PR.

- A colheita ocorreu de quatro formas diferentes, sendo a primeira delas manual, a segunda semi-manual, a terceira utilizando uma colheitadeira antiga puxada a trator e a última com uma colheitadeira que tem os mais modernos aparatos tecnológicos. “Desta forma fazemos todos notarem a diferença”, explicou o coordenador. Segundo ele, enquanto uma colheitadeira antiga conseguia colher duas toneladas por dia, a colheitadeira moderna consegue ter como resultado até 200 toneladas.

-Trator Deutz, alemão, de um cilindro a diesel, puxando ceifadeira Massey Harris.


- Além da colheita, outra atração que fez um resgate histórico foi a encenação do cotidiano do início dos anos 1900, que contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, que caracterizados deram vida às instalações da Vila Histórica, que conta com diversos ambientes que mostram desde as atividades caseiras, industriais e religiosas. O Fórum Coop 2012 encerrou as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas no Paraná.



- Esta matéria me lembrou muito a postagem sobre a colheita antiga de Urdinarrain na Argentina - http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2012/01/5-edicao-da-colheita-antiga-de.html

- Mais fotos da colheita podem ser vistas no álbum de fotos do Parque Histórico de Carambeí no Flickr www.flickr.com/photos/parquedecarambei/sets/72157632108215764/with/8221629340/

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fotos Antigas: O Farmall do Aeroclube

- Olha ele ali! A frente de pelo menos quinze aviões! Mesmo não tendo asas, ou não sendo a estrela da foto, todos os aviões dependem unicamente dele! Olha ele ali, o pequeno Farmall modelo Super A, do Aeroclube de Juiz de Fora - MG. 

- Mesmo sendo pequeno na imagem, dá pra se notar o tratorzinho que era usado pelo aeroclube para rebocar os aviões do hangar até a pista!  O Farmall Super A era o irmão maior do Farmall Cub, que era o menor trator da linha Farmall da International Harvester! A foto veio do blog Maria do Resguardo.



*** Conversando com um amigo sobre esta postagem, ele relembrou que o aeroclube de Juiz de Fora - MG colocou a venda  na internet, algum tempo atrás, um trator Farmall que certamente é o mesmo tratorzinho desta foto!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Relíquias do Brasil - Parte IV - Porsche Allgaier


- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

Relíquias do nosso Brasil - Porsche Allgaier P312 1954


Esse trator, que originalmente nada lembra um trator, fez presença nos cafezais brasileiros, mais precisamente por São Paulo, Paraná e Minas Gerais, até onde tenho conhecimento. A sua história  envolve muito o Brasil, e tentarei contá-la um pouco aqui.

- Já na década de 1950, a empresa fabricante de tratores Allgaier, juntamente com a empresa Porsche, desenvolvem um trator específico para os cafezais brasileiros. Como a Allgaier fabricava tratores pequenos com motorização diesel, (acredito eu) em acordo com a Porsche, desenvolveram um motor de dois cilindros a gasolina, cabeçote de alumínio, refrigerado a ar, para equipar este modelo que seria usado para o cultivo do café. O diferencial do trator era sua carenagem própria para "cortar" os cafezais sem danificar a plantação, e também sua largura estreira.


- Em um artigo de uma revista alemã, contam que após o desenvolvimento do trator e acordo com o governo brasileiro para testes e importação, houve um problema entre fabricante e importador/comprador aqui no Brasil. Isso fez com que o projeto não fosse adiante e apenas a quantidade produzida naquele ano de 1954 fosse enviada ao Brasil e aqui vendida.

- Hoje alguns poucos exemplares podem ser vistos em coleções particulares ou museu de tratores. Alguns outros foram vendidos e exportados para colecionadores europeus. No museu de tratores da empresa Agromen existe um modelo de trator Porsche, modelo diesel junior, mas este nada tem a ver com o Allgaier P312 que era exclusivo para cafezais.








sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fotos Antigas: ETEL - Empresa de Terraplenagem e Engenharia Ltda

- Belas imagens retiradas do blog Maria do Resguardo, que resgata fotos antigas da cidade de Juiz de Fora. Deste blog já havia retirado a foto desta postagem: Fordinho 8N no carnaval de Juiz de Fora - MG.

- As fotos mostram os tratores da ETEL - Empresa de Terraplenagem e Engenharia Ltda durante serviços pela cidade. Muito legal poder ver a caminhonete com a marca da empresa, e os enormes tratores de esteira em serviço!

- Algumas imagens não são no mesmo local, porém a maioria delas data de Janeiro de 1952.


- Caminhonete da empresa ETEL e funcionários conferindo o trator Caterpillar rebocando o scraper. Este modelo de Scraper é bem antigo e era todo mecânico movido a cabos de aço e manivelas/engrenagens.

- Caterpillar com scraper, caminhonete da empresa e trator Caterpillar com lâmina dianteira.

- Funcionários, engenheiros e demais pessoas.

- Proprietários da empresa e engenheiro?

- Esta foto é em outro lugar e pode não ser da mesma empresa. Trator Hanomag de esteiras fazendo terraplenagem em Juiz de Fora-MG. Este modelo de esterias Hanomag possuia motor Diesel 2 tempos com compressor de ar.


- Muito bonita esta foto que nos mostra a enorme esteira D7 Caterpillar em destaque! Reparem no motor de partida a gasolina, no enorme filtro de ar a frente do tratorista, e também no antigo sistema de cabos de aço para levantar a lâmina. Reparem também na altura das esteiras rodante da máquina, praticamente acima da altura da cintura dos homens a seu lado.



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Propagandas antigas International Harvester

- Três propagandas antigas da marca International Harvester que "emprestei" do amigo Telsi do blog Dos Recrame.

- As três foram retiradas das Seleções Reader´s Digest de:

- Junho de 1948. Trator de esteiras International Harvester.

- Agosto de 1948. Colheitadeira Mc-Cormick Deering - International Harvester

- Abril de 1951. Na cultura do Miho.... Os tratores FARMALL prestam serviços essenciais. - International Harvester Máquinas S.A. 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fotos Antigas: O Fordson Major e o estacionamento proibido

- Mesmo há vários anos, os tratores já não eram bem vindos nos grandes centros urbanos. Hoje é praticamente impossível (nas grandes cidades) ver alguém usando um trator como meio de locomoção.

- Mas antigamente isso era muito comum, e prova disso é o nosso amigo Fordson Major da foto que foi flagrado estacionado em local proibido! A foto datada de 25 de Janeiro de 1961 foi tirada no centro da cidade de Belo Horizonte - MG.

- No canto direito lá no alto, cortada pela metade, dá pra ver a placa de estacionamento proibido. No lado esquerdo, entre os homens conversando, nota-se o policial com a arma na cintura. O outro homem pode ser o dono do trator que certamente usou o Fordson como meio de locomoção do sítio até a cidade. Curioso também a caminhonete Chevrolet Brasil parada de maneira estranha atrás do trator.

- Talvez o motivo nem seja o estacionamento proibido, coloquei apenas como título e curiosidade da postagem. A foto que retirei do Arquivo Público da Cidade de BH, tem a seguinte descrição: "Funcionários da Prefeitura apreendendo um trator na Praça Professor Alberto Deodato, no cruzamento entre as Ruas Goiás e Bahia."


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

500.000 acessos!


- É com muito orgulho, alegria e satisfação que comemoro hoje, com a primeira postagem do ano de 2013 os 500.000 acessos ao blog Tratores Antigos!

- Desejo agradecer de forma especial a todos que de alguma forma contribuíram com o blog, enviando fotos, informações, suas histórias, ou mesmo apenas acessando e lendo um pouco da história dos primeiros tratores a trabalhar em nosso país!

- A primeira postagem do blog foi no ano de 2008, apenas como um passatempo para colocar alguma coisa sobre tratores na internet. E de lá até agora já se foram quatro anos com muita história pra contar!

- Na data de hoje, 04/01/2013, o registro de acessos chegou a marca de 500.248 acessos diferentes, sendo uma média de 14.000 acessos mensais, e 500 acessos diários! 

- Muito obrigado a todos os amigos colaboradores e leitores, fico muito contente com esse resultado!

- Em alusão aos 500.000 acessos do blog, coloco algumas imagens da série comemorativa do trator nº 500.000 produzido pela Massey-Ferguson. Este trator foi diferenciado dos demais em diversos detalhes (mostrados nas imagens abaixo), e hoje o mesmo se encontra no museu da imigração holandesa em Carambeí - PR, junto com o Massey mais antigo encontrado pela empresa, que foi tema das postagens: A procura do avô deste trator  e Encontramos o avô dos tratores Massey.





- Após o trator de número de série 500.000, houve também uma série limitada de 500 tratores em comemoração ao número de produção atingido!






*** Todas as informações e fotos a respeito da Massey Ferguson e seus produtos foram retiradas do informativo Massey Ferguson - Ano XVI - Nº 73 de Agosto de 2003, que pode ser acessado digitalmente aqui: www.portalcampoaberto.com.br/pageflip/pt_73/#/1/

*** O logotipo dos 500.000 acessos do Blog foi uma arte gráfica da jornalista Larissa Costa, editora da revista Classic Show.