terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relíquias do Brasil - Parte I - Unitrak

- Quando comecei a escrever as postagens neste blog, uma de minhas ideias foi falar a respeito dos tratores antigos mais raros encontrados em nosso país. O objetivo era tentar encontrar mais modelos espalhados Brasil afora. Para isso escrevi esta postagem: Relíquias do Brasil

- Depois de mais de três anos, muita informação nova foi aparecendo, e muitas novas relíquias também. Resolvi começar a reescrever esta postagem sobre as relíquias do nosso Brasil em partes, e, em cada uma delas, falarei particularmente de apenas um trator. Assim que já tiver reescrito todos os tratores da postagem atual, apagarei a mesma e continuarei dai em diante com novidades. Lembrando que reescreverei sobre todos, mas sempre atualizando e colocando novas informações.

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

Relíquias do nosso Brasil - Metallwerke Creussen modelo Unitrak


- O trator Unitrak é fabricado pela Metallwerke Creussen. Até mesmo na europa é difícil encontrar informação sobre ele. Provavelmente é mais um daqueles tratores que foram produzidos por fundições que aproveitavam sobras de material militar pós guerra. 

- É um trator pequeno, de um cilindro a diesel e refrigerado a ar. O que mais o diferencia são suas três rodas, sendo que as duas motoras vão à frente e a roda guia pequena fica atrás. Certamente um trator desenvolvido para pequenas propriedades e serviços de culturas pequenas, hortaliças e ou legumes, por ser pequeno e leve, era ágil e fácil de manobrar.

- No Brasil, existe um exemplar desse trator no Museu ASCOMAR de Máquinas Agrícolas de Maracaju - MSPelo que me informaram este trator do Museu Ascomar foi negociado no estado do Paraná. O outro modelo encontrei a foto na internet há algum tempo, e podemos ver que ele está em alguma exposição agrícola em Chapadão do Sul - MS. Os dois modelos que temos conhecimento estão hoje no Mato Grosso do Sul e podem ter alguma ligação em sua vinda para o país. Levando em consideração que esta marca deve ter produzido poucas unidades, além da possibilidade de que possa ter sido a mesma pessoa que os trouxe para o Brasil.




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fotos Antigas: Caterpillar, laranja, vinho e alfafa.

- Recentemente encontrei essas fotos antigas que pertencem a uma coleção da Universidade Cal Poly Pomona, doadas pelo sr. Paul Hofer em Junho de 2001.


- As fotos mostram diversas máquinas de esteiras Caterpillar, modelos D2, D4 e D6, e motores estacionários, trabalhando em diversas culturas no estado da Califórnia, Estados Unidos. Muito interessante ver o cultivar de laranja, uva para vinho, e também alfafa há mais de 50 anos atrás! Notem a organização e o emprego da mecanização e tecnologia já naquela tempo!

- Sempre prefiro publicar fotos antigas de tratores trabalhando em nosso país Brasil, mas estas fotos realmente me chamaram a atenção. Principalmente por serem exclusivamente máquinas de esteiras em trabalho que hoje seria comum a tratores de rodas.

- Todas as fotos da coleção podem ser vistas aqui: www.csupomona.edu/~library/specialcollections/caterpillar/catindex.html , acompanhadas de descrições!










terça-feira, 6 de novembro de 2012

Propagandas Antigas: Fordson - O trator universal

- Bonita propaganda que retirei do blog Iba Mendes, onde aparecem diversas propagandas de carros e caminhões dos anos 20. 

- Nesta propaganda, o trator Fordson entitulado "Universal" devido ao fato de já ser produzido em massa naquele tempo e também estar presente em vários países do mundo.

- No Brasil foi um trator muito vendido, tanto no sul do país ( como é o caso desta propaganda ), e também em regiões antigas de café, como Rio de Janeiro e São Paulo.