quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Serraria em Três Passos - RS

- Bonita foto que retirei da página www.regiaoceleiro.com.br onde há diversas fotos antigas das cidades daquela região.

- Nesta foto, que imagino ser do início dos anos 60, aparecem dois caminhões Ford e os tratores Minneapolis Moline e Zetor 50 Super de uma serraria localizada em Padre Gonzales. Os homens da serraria contentes posando junto a enorme tora em cima do caminhão Ford, e o fotógrafo aproveitou para registrar a frota de máquinas da serraria.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Curiosidades: Revistas Antigas de Agricultura

- Muitas das fotos antigas e informações desse blog consigo através da Internet, mas grande parte do material como as informações da postagem sobre o "Primeiro Trator Brasileiro", eu consegui através de revistas antigas de agricultura brasileiras.

- É por isso que irei usar o blog Tratores Antigos para pedir ajuda de vocês leitores para conseguir juntar mais números dessas revistas sobre a agricultura no Brasil. 

- Quem souber algum sebo, ou alguém que tenha estas revistas, ou simplesmente quiser me fazer uma doação, procuro as seguintes revistas:

** COOPERCOTIA

** MUNDO AGRÍCOLA

** SÍTIOS E FAZENDAS

** O DIRIGENTE RURAL

** A FAZENDA

E qualquer outra revista sobre agricultura brasileira anterior a década de 1980.

Agradeço qualquer pequena ajuda!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fotos Antigas: 1º Concurso Estadual de Tratoristas - ESALQ Piracicaba

- Mais três fotos que encontrei pela internet, buscando fotos antigas da ESALQ de Piracicaba. Estas imagens ilustram um pouco do Concurso Estadual de Tratoristas realizado, no ano de 1963, nas dependências do campus da ESALQ.


- Nesta primeira foto, aparece uma faixa com os dizeres: "VALMET Saúda os participantes do 1º Concurso Estadual de Tratoristas." E pessoas que podem ser tanto os participantes, como alunos da Esalq que foram prestigiar o acontecimento.



- Nestas duas fotos os tratores Ferguson diesel e Fordson Dexta em algum tipo de prova, puxando grade de discos.

- Relembrando que já havia comentado sobre esse concurso de tratoristas nesta postagem: http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2011/12/1-concurso-de-tratoristas-do-estado-de.html, onde aparece o sr. José da Silva campeão do Concurso!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fotos Antigas: Primeiro trator da ESALQ Piracicaba

- Fotos que encontrei pela internet, em álbum de fotos antigas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ em Piracicaba - SP. As fotos nos mostram diversas autoridades, professores, alunos e técnicos em torno do que deve ter sido o primeiro "trator" a fazer experimentos naquela universidade.

- O trator de três rodas, um Massey Harris Big Bull, puxava um arado de duas aivecas, que certamente era o mesmo equipamento puxado por tração animal! Nota-se a alegria e surpresa que uma máquina dessas gerava na época, tão grande era sua inovação!

- O trator da Big Bull americano, tinha também um irmão menor o Little Bull, e a marca posteriormente foi comprada pela empresa Massey Harris.







- Vídeo de um trator Big Bull funcionando:

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fotos Antigas: Trator Ford da Fazenda Pau D´alho

- Bonita foto de 1952, onde o trator Ford 8N contracena com as crianças e com os trabalhadores na construção de um silo na fazenda Pau D´alho.

- A fazenda situada na região de Campinas hoje é espaço de eventos e preserva toda a história e construções antigas do local.- www.espacopaudalho.com.br