sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Oficina de tratores Delcado

- Lindas imagens que nos retratam a história do sr. Koei Arakaki e seus filhos, retiradas da página www.alcoeste.com.br, que conta o histórico dos primeiros passos da família:

"Em 1948, Koei Arakaki mudou-se com sua família para Catanduva/SP, para poder estudar os filhos e para que eles aprendessem outras profissões. Kosuke foi trabalhar em uma oficina mecânica. "Entrei como varredor, lavando peças. Chegava meia hora antes dos outros empregados e quando eles entravam já estava tudo em ordem na oficina. Em dois meses já estava atuando como ajudante de mecânico e acabei me especializando no conserto de tratores”, disse Kosuke. Seu irmão mais velho, Pedro, também trabalhava em uma outra oficina, onde tornou-se profundo conhecedor de motores à diesel.

Os dois irmãos, no final de 1951, decidiram que deveriam deixar de ser empregados e abrir algum negócio próprio. O plano inicial era a montagem de uma oficina no Paraná. Porém, naquela região a concorrência era muito forte, pois haviam muitas oficinas bem montadas. Visitaram Votuporanga, Fernandópolis e Jales. Optaram por construir suas vidas em Fernandópolis.

** Nesta primeira foto aparece um trator John Deere modelo B e os mecânicos. A foto é da metade dos anos 1950, pelo modelo do trator e do caminhão, e certamente o John Deere é dos primeiros modelos, pois nota-se o banco do tratorista  do modelo mais antigo e a ausência de paralamas.

Alugaram um salão e no dia 20 de janeiro de 1952 abriram uma oficina. Seis anos mais tarde, os irmãos compraram uma casa e convidaram o pai, Koei, e o restante da família para que se mudassem para Fernandópolis.

 ** Na segunda foto, os anos passaram mas o prédio e a oficina continuam os mesmos! Talvez não se chamasse mais Oficina Delcado, mas notem ser o mesmo prédio. O ano certamente 1960 ou mais, pela presença dos tratores Zetor 50 Super e de um Hanomag R445, todos tratores do início da década de 1960.

** Nesta foto os proprietários da oficina, os irmãos Arakaki, posam junto ao trator Hanomag.

Em 1959 Kosuke passou a vender tratores novos, da marca Zetor e em 1962 adquiriu a revenda regional dos tratores Massey Ferguson, de fabricação nacional, juntamente com seu irmão Riromassa.

** Mesmo sendo revenda Massey Ferguson a empresa também comercializou tratores CBT. Na foto três exemplares do primeiro modelo CBT 1020.

** Sr. Koei Arakaki junto ao trator Massey Ferguson 50.

A revenda de tratores Massey Ferguson prosperou e no final de 1970 Kosuke e Riromassa, juntamente com outros empresários fernandopolenses, decidiram partir para outros segmentos de negócios: começaram as tratativas para a montagem da Alcoeste Destilaria Fernandópolis S/A. A sociedade foi constituída oficialmente no dia 25 de fevereiro de 1980, com o incentivo do Pró-Alcool. Em 1982 deu-se início da moagem da primeira safra, com uma produção diária de 120 mil litros. Novos investimentos foram feitos, todos com financiamento próprio, chegando à atual produção de 90 milhões de litros de álcool/ano.

A Alcoeste trouxe ânimo e força para que os sonhos dos irmãos Kosuke e Riromassa crescessem e dessem início ao Grupo Arakaki, que atualmente possui seis empresas que atuam em diversos segmentos, como agroindústria, comércio e serviço."

** Comentários do blog.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Propagandas Antigas: Trator MAN


"Vendo trator MAN Ackerdiesel, 300.000 Urgente. Estado de novo, com os seguintes implementos: Levantamento hidráulico, cabine, polia para tomada de força, arado Iberart 3 discos, grade dupla 21 discos, plaina para abrir caminho, broca para tomada de peças (???), 1 carro reboque para 5 toneladas. Tudo com uso aproximado de 180 horas. O preço é realmente de ocasião. Trator telefone 36-3625." 

- É a primeira vez que coloco este tipo de foto ou anúncio no blog. Este anúncio retirei de uma digitalização do jornal "Correio da Manhã" de 06 de Julho de 1957, na página 9 do 2º Caderno de vendas diversas dos classificados!

- Muito bacana encontrar este anúncio, e muito legal também o projeto de digitalização de periódicos antigos e fora de circulação - BIBLIOTECA DIGITAL NACIONAL DO BRASIL - Fundação Biblioteca Nacional - http://memoria.bn.br/hdb/periodicos.aspx, onde podemos encontrar diversas propagandas antigas de tratores da época!


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Entrega de tratores na colônia Entre Rios - PR

- Muito bonita esta foto que encontrei pela internet. A foto é da empresa Cotrima que na época era revendedora dos tratores CBT e hoje é agência da John Deere na cidade de Guarapuava-PR. Na foto aparecem uns 20 tratores CBT modelo 2105, enfileirados, no momento em que chegam para serem entregues aos seus donos, na colônia Entre Rios - PR.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

História: CBT - O modelo de exportação para a Europa

- Quem nos envia esta foto e preciosas informações é o amigo Valdemir Pereira. O trator da foto, um CBT modelo 9450 turbo, com alguns detalhes diferentes, recebeu o nome de versão "Europa" e curiosamente se existir ainda deve estar em algum lugar lá do outro lado do atlântico.

- A história desta versão de exportação para Europa começa com a compra deste trator por um importador alemão que pretendia comercializar os tratores CBT por toda Europa. Este importador comprou este trator da foto que foi embarcado no porto de Santos e seguiu para a Áustria, onde o mesmo recebeu uma cabine climatizada e foi adequado as exigências européias para tratores. De lá o trator foi encaminhado para a Alemanha onde foi submetido a testes para aprovação e comercialização em três órgãos federais alemães, sendo que foi aprovado em todos os testes.

- Após, em novembro de 1992, o importador solicitou a diretoria da CBT um lote para o ano seguinte de 5.000 unidades, o qual não pode ser atendido, devido a crise e aos problemas pelos quais a Companhia Brasileira de Tratores - CBT já estava passando.

- O mesmo importador voltou a insistir então em um lote de pelo menos 500 unidades e mesmo assim não foi atendido, restando assim, somente este primeiro e único trator exportado com este propósito e que foi preparado com todas as modificações que o importador requisitou na época.




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Valmet 360 no Salão do Automóvel de 1962

- O já "nacionalizado" trator Valmet 360 Diesel fazendo presença no Salão do Automóvel de 1962 em São Paulo.

- Além das faixas de propaganda: "Valmet para qualquer lavoura" e "Valmet com 94% de nacionalização" o trator da foto estava equipado com curiosas esteiras que usam o pneu do trator e mais uma roda de guia no meio dele. Esses sistemas de esteiras eram utilizados para as culturas arrozeiras. E engatado no Valmet, mas escondido ali atrás, um arado reversível provavelmente de 3 bacias.

- A foto encontrei em algum blog da internet com fotos antigas do Salão do Automóvel.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Esteira Caterpillar em Fordilândia

- Do álbum de fotos do Flickr.com - "Sangue, suor e seringais", retirei esta foto antiga que nos mostra uma máquina de esteira Caterpillar rebocando  enormes toras de madeira.

- Esta foto foi tirada no início da construção da Fordilândia, que foi uma fazenda comprada por Henry Ford no Pará para plantar seringueiras para produção de borracha. Certamente esta Caterpillar e outras máquinas foram usadas na abertura de áreas na floresta e também para levar as toras para as serrarias.

- Muito legal ver uma foto antiga destas. Esta máquina é muito antiga, não sei precisar o ano, mas certamente dos primeiros modelos produzidos pela Caterpillar. Reparem no tamanho da mesma, e na ausência das latas para o capo, paralamas, etc, eram apenas o motor e as esteiras formando um enorme monstro de aço do final da década de 1920.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Tratores na exposição agrícola de Avaré - SP

- As duas fotos abaixo eu "fotografei" no museu de automóveis antigos da cidade de Avaré-SP quando estive lá para conferir de perto o trator Lanz Bulldog do acervo. As duas fotos são colaborações de José Reinaldo da Fonseca, e provavelmente são do mesmo período.


- Nesta primeira foto, que certamente é alguma exposição agropecuária, aparecem diversas máquinas, tratores, caminhões, etc, mas em primeiro plano podemos ver o reluzente e "zero kilometro" trator Famulus ano 1960. Lá no meio dos Chevrolet Brasil podemos avistar um Valmet talvez modelo 33 Diesel, mas certeza ser um modelo "vermelinho".

- Muito bem escondido atrás do trator Famulus, o pequeno trator dinamarquês Bukh também 1960, equipado com motor 2 cilindros diesel.

- Lá no fundo quatro tratores Tur C-325 (Poloneses) todos anos 1959-1960, e mais um no canto direito da foto, perto da placa de propaganda dos tratores Tobatta. No canto esquerdo atrás do caminhão uma colheitadeira que não consegui identificar.

- Isso sem contar os automóveis Chevrolet e os anúncios: "Caminhão se prova no uso!" e "Chevrolet, primeira em vendas no Brasil!" e o enorme banner "Chevrolet" e lá no fundo o banner das Pick-ups Jeep!

- Muito bacana esta foto, se alguém de Avaré tiver mais peço a gentileza de me enviar se possível para que eu coloque aqui no blog!


- Nesta segunda foto, um trator Fendt, do modelo Dieselross ainda importado (alguns anos depois foram fabricados no Brasil dois modelos de tratores da marca Fendt) puxando carreta em um desfile pela cidade.

- Tanto a exposição agrícola da foto acima como o desfile poderiam ser comemorações do aniversário da cidade de Avaré. Vamos esperar para que apareçam mais fotos interessantes como essas!


20º Trekker Trek em Holambra - SP

- No próximo dia 19 de agosto, domingo, acontece em Holambra - SP, a vigésima edição do evento Trekker Trek, ou Tractor Pulling.

- O local do evento será o Centro Esportivo Tubantia, que já recebeu o evento na edição do ano passado. Sâo aguardados para este evento 13 máquinas na categoria livre e mais 30 tratores para a categoria agrícola.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Foto: 1º Traktor Fest em Entre Rios - PR

- Neste domingo dia 29 de Julho aconteceu na colônia Samambaia em Entre Rios - PR o I Traktor Fest. Estive presente no evento na companhia de meu amigo Artioli, e abaixo estão algumas fotos que fiz no sábado e no domingo.

- Os colecionadores das colônias ficaram muito animados com a presença de amigos de outros estados como São Paulo, e também com a presença do sr. Henricus colecionador do estado do Mato Grosso do Sul que levou ao Traktor Fest dois tratores do Museu Ascomar.

- Houve também no encontro um delicioso almoço com churrasco suíno, bovino e caprino, e após o almoço um desfile com os tratores e depois uma animada brincadeira para se equilibrar os tratores em uma gangorra de madeira, com direito até a premiação!

- Chegada dos tratores do Museu da Ascomar de Maracaju-MS, ao lado os irmãos mais velhos um Lanz Bulldog 1938 e um Ursus 1959.


- Funcionamento do Lanz Bulldog 1960 de 60 cv.




- Landini L25


- Trator Normag

- Hanomag R-45

- Ursus C-45 1959

- Metalwerke Creussen Unitrak e Hanomag R45 e R55

- Eicher Diesel e Hanomag R35

- Trator MAN foi um dos vitoriosos na prova da gangorra.


- Trator Eicher Diesel na prova de equilíbrio



- Trator CBT, peso pesado tentando ser equilibrado.


- MAIS FOTOS DO TRAKTOR FEST 2012 PODEM SER VISTAS AQUI: https://picasaweb.google.com/111915314660740090118/TRAKTORFEST2012#