segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fotos Antigas do Instituto Rio Grandense do Arroz

- O amigo Erodes Armendaris Acosta, de Santa Vitória do Palmar - RS, me envitou estas fotos que pertencem ao arquivo do IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz - www.irga.rs.gov.br. As fotos foram "achadas" pelo Erodes durante uma de suas pesquisas para seu novo livro "Santa Vitória dos Arrozais", e depois de emprestadas do instituto e digitalizadas ele me enviou as que mostravam máquinas agrícolas.

- Erodes Armendaris Acosta é, agricultor, e também escritor. Seu primeiro livro "A Estância Ovelheira", conta um pouco da história do início da colonização do Rio Grande do Sul e da formação dos rebanhos ovelheiros naquele estado, e em algumas regiões. Seu segundo livro "Santa Vitória dos Arrozais" que será lançado até o final deste ano, dá sequência ao primeiro e começa a contar a história do arroz no estado do Rio Grande do Sul e principalmente naquela região bem ao sul do estado, Santa Vitória do Palmar.

- As fotos que ele me enviou são de grande colaboração para este blog e principalmente para a história da agricultura em nosso país. Procurei colocá-las em uma sequência cronológica e os comentários seguem abaixo.

- Nesta primeira foto dois tratores Fordson puxando ceifadeiras. Reparem as garras das rodas de ferro dos tratores, diferente das originais e mais comumente vistas nos Fordson modelo F. Provavelmente usadas devido ao tipo de solo. Na descrição: "Granja Progresso, Gravataí, de Alberto Bins. Duas ceifadeiras trabalhando."


- Duas fotos parecidas. Na primeira um trator McCormick Deering W-6 tocando através da polia e correia uma trilhadeira de arroz. Na segunda foto, também fazendo usa da polia e correia, um trator Case tocando bomba d´água para levar água aos canais do arrozal.

- Trator International W-9 semando o arroz no campo já preparado.


- Duas máquinas de esteiras. A primeira uma International TD-6 rebocando um arado gladiador. Na segunda foto, uma esteira Caterpillar Diesel bem antiga, porém já com lâmina de pistão hidráulico.

- Foto curiosa. Um trator Allis Chalmers WC Road Grader. Este não era bem um "trator" e sim uma patrola niveladora montada sobre um trator Allis Chalmers. Porém devido a necessidade, retiraram a plaina niveladora e usavam o trator pare rebocar carretas (que também eram carroças adaptadas) como na foto!

- Trator MAP, Francês, puxando arado.

- Grande trator Case, provavelmente diesel, com uma enorme plaina niveladora de terrenos.

- Trator Ferguson a gasolina e um arado de duas bacias também Ferguson.

- O já nacional trator CBT 1090 A, equipado com motor Perkins e esteiras traseiras!

- Nesta última foto a colheitadeira Case e o Massey Ferguson 65x

terça-feira, 22 de maio de 2012

Fotos Antigas: Tratores construindo estradas na década de 40

- O amigo e leitor do blog, sr. Raul dos Santos, me enviou estas quatro fotos antigas! São fotos da época em que seu pai trabalhava com as máquinas que aparecem nas fotos, e em um período que as mesmas ainda não eram tão comum, início da década de 40!!!

- Segundo a descrição do próprio Raul, seu pai trabalhou no DNER (antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem ???) no período de 1941 a 1944, em seguida trabalhou nas empresas Th. Marinho de Andrade e Carmago Correa no período de 1945 a 1948, um dos cargos foi como Tornapullista (onde operava os scrapers motorizados Tornapull da Le Torneau). E, de 1948 a 1950 trabalhou na S.T.E.R. como tratorista. As fotos nos remetem a esse período, só não se consegue identificar o ano exato das mesmas.

- O Raul nos ajudou e arriscou dizer que as fotos são de outubro de 1946, época em que seu pai trabalhava como encarregado de campo na Th. Marinho de Andrade. Nesta época ele gozou férias e aproveitou para registrar as imagens. Detalhe que o pai de Raul aparece nas fotos de terno, traje incomum para um dia de trabalho, o que ajuda a identificar o período de registro das mesmas.

- Nesta primeira foto um enorme e bem antigo trator de esteiras International TD-18 A. O mesmo pode ser identificado pelas duas saídas de escapamento que tinha para o enorme motor seis cilindros diesel. A máquina também pode ser identificada como modelo "antigo", pois utilizava o sistema de cabos de aço para o levante da lâmina. Na foto o pai de Raul opera o trator enquanto algumas crianças brincam a sua volta. O ano era 1952.



- Nas fotos seguintes podemos indentificar algumas esteiras Caterpillar (pela frente do radiador), e os demais praticamente não consegui identificar. Podem ser também International, Allis Chalmers ou Oliver Cletrac. Nas três fotos os tratores rebocando os scrapers para abertura das estradas de rodagem. E na última foto o barracão da "oficina", ou garagem do maquinário.






quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fotos Antigas: Trator Fordson da Escola Técnica Visconde de Mauá

- Mais uma belíssima foto antiga! E esta... uma foto bem curiosa. A mesma nos mostra o trator Fordson da Escola Técnica Visconde de Mauá (provavelmente no Rio de Janeiro), e alguns implementos, que tirando a grade de discos, eram todos implementos de tração animal.

- O fato curioso que me chamou atenção é que engatado ao trator Fordson parece haver um arado, mas não dá para perceber se é um arado de tração animal ou um arado engatado ao trator. O curioso é que parece ser um arado de engate no hidráulico de três pontos, como os usados hoje em dia. Algo incomum na época.

- A foto retirei do álbum do Picasa de José Augusto de Vasconcelos. Álbum: Fotos Antigas da E.T.V.M. 


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fotos Antigas: Tratores e os estagiários em Carazinho - RS

- Novamente do blog Vivências na Noiva da Colina retirei duas imagens, que estão abaixo. As fotos foram feitas entre janeiro e fevereiro de 1961, na cidade de Carazinho - Rio Grande do Sul, época do primeiro estágio de férias de alguns alunos da ESALQ, ENA e ENA - RN.

- Na primeira foto um trator Zetor 50 Super, com uma curiosa "capota", e com pesos na roda traseira, oque evidenciava que o trator puxava implementos pesados. Na foto o trator está tocando uma bomba d'água através de sua polia traseira. Esses tratores Zetor 50 que vieram para o Brasil geralmente eram dos anos 1958-1960, o que prova que este trator era bem novo, já que a foto é datada de jan/fev de 1961!

- Na segunda foto os estagiários posam para foto na frente de um trator John Deere 730, que pelo modelo, também deveria ter no máximo dois anos de uso!




quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Fazenda São Jerônimo em Araras - SP

- Estes dias encontrei no álbum picasaweb.google.com/JCLGrego que pertence a José Cláudio Grego, estas raras e belas imagens! Segundo José Cláudio, nas duas fotos aparece seu tio trabalhando na Fazenda São Jerônimo, no município de Cordeirópolis - SP. Tempos depois a fazenda passou a pertencer a Usina São João da cidade de Araras-SP. Segundo ele também, na fazenda haviam dois tratores Caterpillar, um D4 e um D8, utilizados na terraplenagem das estradas e em serviços diversos.

- Nas fotos podemos conferir um trator Case "alto", próprio para as lavouras de cana de açúcar, e  um trator Thomson da Allis Chalmers, este porém não era um "modelo alto" e sim um trator específico para este tipo de cultura. Existiu também este mesmo modelo de trator Thomson porém com tração nas quatro rodas. Ele já apareceu no blog nesta postagem: http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2011/01/tratores-na-estacao-experimental-de.html e também nestas fotos: http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2011/06/exposicao-de-tratores-antigos-em.html . Curiosamente este trator Thomson de Quissamã - RJ está em uma região onde também existia uma antiga usina de cana de açúcar.

- Certamente na época de trabalho desses tratores a cana de açúcar gerava cachaça e o açúcar, o álcool só seria produzido em larga escala tempos depois na década de 80.