quinta-feira, 29 de março de 2012

Fotos Antigas: Trator Fordson arando terra em Cajuru - SP

- Bela imagem! E antiga! Lá dos anos 20... se analisarmos pelo modelo e ano do trator Fordson. Esta foto retirei da página Cajuru Online de onde também podemos conferir mais fotos antigas da cidade de Cajuru-SP.

- Na foto dois homens e o trator Fordson F lá em meados dos anos 1920. O trator em serviço certamente arrasta um arado. Nota-se o lado direito do trator afundado no sulco, além das rodas guias do arado. Porém pela posição do segundo homem na foto, ficou um pouco confuso, podendo ser algum outro tipo de implemento.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Fotos Antigas: Festa do Arroz de São João do Polêsine - RS

- Festa do arroz, desfiles, cidade do Rio Grande do Sul e imigrantes europeus são ingredientes para se encontrar ótimas fotos antigas. E foi o que aconteceu, desta vez por sinal com muita sorte, ao encontrar a página da cidade de São João do Polêsine - RS com fotos antigas da Festa do Arroz, realizada na década de 50.

- São João do Polêsine é uma pequena cidade do interior gaúcho,  com cerca de 3 mil habitantes. Nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista a boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pôm no norte da Itália. Situada na parte central do Vale do Jacuí, está a 45 quilômetros de Santa Maria e integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado.

- As fotos são registro sensacionais, raríssimos e únicos. Isso porque dificilmente veremos um acervo fotográfico antigo, onde aparecem tratores de varias  marcas e modelos diferentes. Todas as fotos são créditos do álbum de fotos da página www.polesine.com.br, de onde as retirei.

http://www.polesine.com.br/images/cidade/1arroz/fotos.php?foto=1

- Nesta foto: Hanomag R45, MAN Ackerdiesel, Hanomag R45 com rodas de ferro, outro Hanomag menor talvez um R35, outro modelo de Hanomag com rodas de ferro e por último um Cockshutt. No fundo diversos caminhões Ford.

- Trator Urus Allrad 4x4 seguido de um Lanz Bulldog (reparem as rodas de ferro lisa, sem garras), além de caminhões e trilhadeiras de arroz.

- Hanomag R45 equipado com rodas de ferro alargadas rebocando uma trilhadeira de arroz.

- Mais raridades: Trator Steyr seguido de um alemão Orenstein & Koppel ou O&K. Lá no fundo o já "antigo para a época", o Fordson dos anos 20, equipado com paralamas!

- No meio de tanto trator europeu, uma marca americana (mas fabricada na França ou Alemanha) McCormick Deering, modelo ainda não identificado.

- Fordson Major puxando uma carreta, ao seu lado um pequeno Lanz Bulldog. Lá atrás um Zetor 25 seguido de um americano Oliver, modelo não identificado.

- Fordson Power Major puxando a carreta certamente com autoridades. Lá atrás, um Lanz Bulldog com rodas de ferro bem largas, usadas na cultura do arroz.

- Hanomag R45, Zetor 25, Steyr e O&K.

- Trator Lanz Bulldog tendo a sua frente uma "mula-mecânica" as pequenas enxadas rotativas motorizadas.

- Zetor 25 K (rodeiro alto e fino), seguido do Urus Allrad, trator equipado na época com tração nas quatro rodas

- Trator Fordson Major com pneus arrozeiros (acredito que novidade para época), rebocando uma das carretas enfeitadas para o desfile. Ao seu lado trator não identificado.

- Última foto, encerrando com chave de ouro! Reparem que esta é a primeira foto da postagem porém tirada na posição inversa, talvez da janela do prédio que aparece atrás dos tratores na primeira foto. Nesta foto no canto inferior direito podemos conferir o Fordson 1920 de costas, e ao seu lado esquerdo um grande trator com rodas de ferro. Lá no fundo ainda dá pra se identificar dois Zetor 25 e no canto direito um Lanz Bulldog.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Propagandas Antigas: Deutz DM 55 - "O MINEIRÃO"

- Muitas vezes ao conversar com amigos a respeito dos tratores Deutz fabricados em Minas Gerias pela Demisa, sempre vinha à conversa o nome "Mineirão" para aquele trator. Para mim não passava de mais um apelido colocado pelos agricultores na época, assim como o "Férguinho", "Fêndi", "Cinquentinha" e muitos outros apelidos que surgiam do popular rural brasileiro.

- Mas esta semana minha idéia mudou. E muito! Recebi do amigo Edson, do blog Heavy Machinery Museum a propaganda a seguir, que comprova ser o "Mineirão" um nome dado pela própria fábrica ao trator Deutz DM 55, certamente como uma forma de propaganda para que o mesmo ficasse famoso já que era um lançamento, e também diferente dos outros tratores pela sua refrigeração "a Ar".


"Minas Gerais entra na indústria de automotores, fabricando o primeiro trator brasileiro resfriado a ar, o "MINEIRÃO" - DEUTZ 50 H.P."

"Agora produzido no Brasil, igual em tudo ao famoso modelo alemão, capaz de atender às nossas necessidade agrícolas e às variadas condições do nosso solo."

"Minas Gerais entra com o pé direito na indústria nacional de automotores. O primeiro veículo de sua fabricação é uma importante unidade agrícola - o "Mineirão" Deutz - o primeiro trator brasileiro resfriado a ar. Graças a esse sistema de arrefecimento - turbina de ar - foi eliminado todo o sistema clássico de radiador de água, o que torna o motor mais simples, mais eficiente, mais prático e muito menos sujeito a enguiços."

"O "Mineirão" Deutz, com seu motor Diesel de 53,5 H.P. - por sua elevada capacidade de tração e maior velocidade, representa mais hectares-hora nos trabalhos de campo. Isto quer dizer que, ao fim de cada jornada, o trator "Mineirão" Deutz trabalhou mais hectares em menos horas. O "Mineirão" Deutz tem a mesma versatilidade e os mesmos implementos do modelo alemão, o que o transforma num verdadeiro "faz-tudo" em sua fazenda."

"Com o novo "Mineirão" Deutz, V. obtém maior rendimento! Menor desgaste! Maior economia!"

- Que bela propaganda de época!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Fotos Antigas: Oliver Cletrac - Terraplenagem no Quartel de Palmas - PR

- Estes dias estão sendo recheados de fotos antigas. Encontrei muitas fotos, e também recebi muitas fotos antigas de amigos! Prova disso é esta raríssima foto enviada pelo Jaime do site Eko Bar - Clevelândia.

- Na descrição da foto: "Serviço de terraplenagem no Quartel do 111/15º R.C.I. - Palmas - PR - 26/09/1945".

- Raríssima porquê? Fácil! Pela data da foto, e descrição da mesma! Pela qualidade da foto! Reparem o tamanho deste trator de esteira Oliver Cletrac, ainda mais puxando um scraper! A pose das pessoas para a foto! Resta saber se o trator e o scraper pertenciam ao quartel do Exército Brasileiro, ou alguma empresa, ou até ao município.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Fotos Antigas: Tratores em Pessegueiro - Passo Fundo - RS

- O amigo Fernando Graeff nos envia esta bonita imagem, que foi feita na propriedade de seu avô, sr. Oscar Graeff, lá no início da década de 1960. A propriedade situada em Passo Fundo - RS, na localidade de Pessegueiro possuia uma "frota de máquinas" bem diversa, como nos mostra a foto a seguir:


- Na foto podemos conferir da esquerda a para a direita: A colheitadeira Massey Harris, o Ford 8-BR primeira série, verde e amarelo, o Ford A 1929 seguido do caminhão Dodge 1950, o trator Hanomag R55 e a plantadeira também Massey Harris. Registro único do maquinário da fazenda!

- Que diversidade de nacionalidades. Canadá, Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Antigamente, grande parte das propriedades se constituia de apenas uma nacionalidade de máquinas, dependendo claro da nacionalidade dos agricultores. Era muito comum se ver em colônias européias principalmente no sul do Brasil, marcas mais tradicionais alemãs como Deutz, Hanomag, Lanz, entre outras. E dependendo da cultura e nacionalidade de outras localidades, a presença de marcas americanas, canadenses, inglesas ou italianas era maior! Com a "globalização" isso já não existe mais...

- Na foto abaixo, o mesmo trator Hanomag R55 da foto antiga, desta vez participando de uma sessão de fotos para a revista Classic Show em 2007!


sexta-feira, 9 de março de 2012

Fotos Antigas: Dupla de tratores Case em Guaraci - SP

- Bela foto que achei no blog "Guaraci divisa com Minas" onde aparecem dois tratores Case, uma colheitadeira também Case e um automóvel.

- Na descrição da foto no blog: "Década de 1950 - Lavouras mecanizadas, mais alento para o município."

- Na foto podemos indentificar em primeiro plano a grande Case DC, seguida de sua irmã menor a Case SC e a colheitadeira Case. Todo o maquinário é da década de 1950, acredito eu 1954 ou mais. Resta saber em que cultura os tratores estavam trabalhando, talvez arroz, ou algum outro cereal pela colheitadeira Case.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Fazenda Olympia - Cisalpina em Panorama - SP

- Quatro belas imagens! Este foi um desfile cívico realizado em Panorama - SP na década de 1960. Os tratores e máquinas pertenciam ao Grupo Cisalpina, tanto que podemos conferir nas faixas penduradas em todas as máquinas e tratores o nome "Cisalpina" sempre destacado.

- Tudo tem início com o italiano naturalizado brasileiro sr. Luigi Cantone. Um dos pioneiros na ocupação das áreas da margem direita do rio Paraná, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, o sr. Luigi adquiriu grande propriedade de terra no município de Brasilândia - MS, onde fundou a fazenda Olympia.

- O sr. Luigi, em um gesto ousado, adquire maquinário importado e de última geração para o cultivo de arroz na fazenda Olympia. Na décade de 60, todo o maquinário da fazenda, seus funcionários, e talvez até o sr. Luigi, desfilam pelas ruas de Panorama-SP. Infezlimente o sr. Luigi não obteve êxito na cultura do arroz naquela região.

- Na primeira foto podemos conferir o trator John Deere R, seguido de um Fordson Major, ambos com a faixa da empresa Cisalpina.


- Nesta segunda foto, muito curiosa, um trator Fordson Major, ainda com rodas traseiras de ferro e sem garras, operando o que parece ser um guincho hidráulico. No detalhe o homem erguido pelo guincho chamando a atenção no desfile. Ainda na foto podemos conferir um Jeep, e uma colheitadeira de arroz com esteiras, que me parece ser da marca John Deere.


- Nas duas últimas fotos, outro Fordson Major puxando o que parece ser uma colheitadeira de arroz, seguido de mais tratores. E mais uma colheitadeira, que não identifiquei a marca seguida de mais alguns tratores.

- O nome Cisalpina vem do latim "Caesalpinia echinata", nosso conhecido Pau Brasil. Já o nome da Fazenda Olympia talvez tenha ligação com as conquistas olímpicas do sr. Luigi Cantone. Hoje grande parte da área da fazenda é uma área de reserva natural: a Reserva Cisalpina.

- Toda história envolvendo a região de Brasilândia/MS, a Agrícola Cisalpina, a Fazenda Olympia e o sr. Luigi Cantone pode ser conferida aqui: http://institutocisalpina.org, de onde retirei todas as informações e fotos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fotos Antigas: Desfile de Tratores em Clevelândia - PR

- Esta foto nos deixa uma dúvida!!! Qual a marca ou modelo do primeiro trator da foto???

- Diretamente do álbum de fotos do site EKO BAR - Clevelândia - ekobar.wordpress.com/no-tunel-do-tempo/ , retirei esta foto datada de 1972, onde em comemoração à V EAPI - Exposição Agropecuária e Industrial de Clevelândia, aconteceu este desfile de tratores!

- Arrisco dizer que puxando a fila está um Deutz DM 110, trator que nunca vi pessoalmente e não tenho nenhuma foto ou catálogo de época, mas posso afirmar que existiu, mesmo em poucas unidades. Era um Deutz nacional fabricado pela Demisa e equipado com motor 6 cilindros diesel refrigerado a ar.

- Seguido do Deutz DM 110 vem um CBT 1090, da primeira série cor ainda marrom. Logo atrás outro Deutz, que não dá pra identificar se é outro misterioso DM 110, ou um Deutz DM 75 ou DM 90. O Deutz esconde um Valmet, identificado pelos paralamas.

- Seguindo o Valmet, o já "antigo" Allis Chalmers (que também pode ser um Sheppard), seguido de mais dois CBTs. Logo atrás diversas colheitadeiras e mais tratores! Mas que bela foto!