segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fotos Antigas: CBT 1000 da Prefeitura de Patu - RN

- O recém adquirido trator CBT 1000 da Prefeitura Municipal de Patu - RN, exibido em frente ao prédio da Prefeitura. Excelente foto, pois é muito difícil encontrar uma foto antiga que nos mostre um CBT 1000 novo, e ainda equipado com lâmina dianteira.

- Pelos adesivos do trator, era um dos primeiros CBT 1000 fabricados, ainda nas cores marrom e branco! Não sei precisar o ano, mas certamente anterior a 1970.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fotos Antigas: O Valmet no natal da loja Guidão de Ouro



- Esta foto ilustra o tema natalino da loja de bicicletas Guidão de Ouro, na cidade de Catanduva-SP. Nela aparece o trator Valmet 360 rebocando a carreta com o papai noel da loja. O ano era 1960, e o Valmet devia ser novinho em folha!

- A foto retirei da página da colunista Iara do carmo - http://www.iaradocarmo.com.br/ com a descrição:  Foto datada de 1960. Antonio Rondon Rodrigues (Toninho do Guidão de Ouro) pai de Marcelo e Márcio Costa, foi o 1º Papai Noel de Catanduva.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Propagandas Antigas: 1º Concurso de Tratoristas do Estado de São Paulo

- Arado AMCO o vencedor absoluto do 1º Concurso de Tratoristas do Estado de São Paulo.

- O título não tem muito a ver com a foto, mas coloquei ele exatamente para chamar e resgatar fotos e informações a respeito do tema que é o 1º Concurso de Tratoristas do Estado de São Paulo,  realizado pela Secretaria da Agricultura através do Departamento de Engenharia e Mecânica - DEMA.

- Foram 21 provas regionais em várias cidades do Estado, com a etapa final realizada de 13 a 16 de setembro (de que ano???) na Esalq, em Piracicaba-SP. Em primeiro lugar, juntamente com o arado AMCO, classificou- se o sr. José da Silva, agricultor de Cedral, região de São José do Rio Preto.

- Das 21 provas o arado AMCO venceu 17 delas. O arado AMCO é fabricado e garantido pela TERRAL S.A. Máquinas Agrícolas.

- Esta é uma propaganda antiga de época, coloco-a aqui apenas como curiosidade por envolver também o 1º Concurso de Tratoristas.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fotos Antigas: Desfile de Tratores em Taquarituba - SP

- Em uma época já marcada pelos tratores nacionais, os agricultores desfilavam na cidade de Taquarituba-SP em comemoração à 8ª Festa do Milho da cidade. O ano era 1968, e o desfile foi realizado para mostrar também o início da mecanização agrícola do município.

- Puxando a fila, um Valmet 600D, seguido de dois Massey. Lá no meio um Fiat, devia ser um 512. E lá no fundo mais algunas Massey-Ferguson e outros tratores não identificados.

- A foto tirei do blog Os Fios da Memória que conta um pouco da história de Taquarituba.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

História: Os desbravadores do Brasil

- O Brasil teve o início de sua mecanização agrícola muito tardiamente. Enquanto muitos países já tinham a produção em massa de tratores e estes eram vistos em grande parte das propriedades rurais, no Brasil isso só foi acontecer lá pelos anos 60 e 70, com o início da presença dos Massey Ferguson, Valmet e Ford em grande quantidade nos campos brasileiros.

- Isso já foi tema do blog: tratoresantigos.blogspot.com/2009/08/mecanizacao-agricola-no-brasil.html

- Na última postagem comentei sobre um dos prováveis primeiro "trator" que tivemos por aqui, mas sendo ele um trator a vapor. Porém, nosso país presenciou o trabalho de alguns raros e poucos tratores que foram os desbravadores de nosso país dando início a substituição da tração animal pela máquina.

- Abaixo relaciono alguns desses tratores que temos conhecimento de sua existência no Brasil, desde quando novos, trabalhando, até nos dias atuais pertencentes a museus ou colecionadores. Relembrando a curiosidade de eles serem diferentes do modelo padrão atual, ou seja, do padrão de motor de cilindros em linha, seguido de caixa de cambio e diferencial, com rodas grandes na traseiras e menores na frente. Após os motores a vapor, e o surgimento e facilidade na produção de motores a explosão, estes tratores foram os primeiros fabricados já na tentativa de se aplicar aos tratores o motor a explosão.

** Waterloo Boy - Este já foi tema do blog em uma postagem especial:




** Moline Universal - Este trator também já foi tema do blog nesta postagem: tratoresantigos.blogspot.com/2009/12/o-avo-e-o-pai-dos-nossos-tratores.html.  Este Moline das fotos foi comprado e restaurado por um colecionador de Barretos-SP em Minas Gerais. Hoje pertence ao acervo do museu de tratores da empresa Agromen. Existe outro Moline também na USP - Esalq em Piracicaba-SP.


** Wallis - Esta foto é ilustrativa. O trator Wallis que tenho notícia no Brasil está incompleto porém existe e pertence a um colecionador de Barretos-SP. Ele é anterior a marca Massey Harris. Nesta postagem com fotos antigas de Lavras-MG tratoresantigos.blogspot.com/2011/04/tratores-antigos-em-lavras-mg.html, podemos ver uma foto de um trator bem parecido, mas se trata de um Massey Harris Pacemaker, um pouco mais novo. 



** Hart Parr - Este trator pertence ao acervo do museu de tratores da empresa Agromen. Desconheço informações sobre a história dele em nosso país.


** Case Crossmotor - Este trator, assim como outro modelo igual mas de menor tamanho, pertencem ao acervo do museu de tratores da empresa Agromen. Desconheço informações sobre a história dele em nosso país.


** International Harvester Titan - Este trator foi comprado por um colecionador de Barretos-SP em Minas Gerais. Já se encontra restaurado e em exposição no museu de tratores de Barretos.


** Fiat 702 - Este trator já apareceu no blog nestas duas postagens: tratoresantigos.blogspot.com/2011/10/fotos-antigas-trator-fiat-no-monumento.html e tratoresantigos.blogspot.com/2010/11/memorias-da-agricultura-exposicao-de.html. O trator que aparece nas fotos está exposto na fábrica da New Holland em Curitiba-PR, e desconheço informações sobre a história deste trator em nosso país.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

História: O trator mais antigo do Brasil

- O trator escolhido desta vez é um especial! Porém ele difere de todo o restante por uma simples razão: o combustível.

- Analisando a fundo, este não seria um trator como conhecemos os de hoje, mas a função é a mesma, arrastar algum implemento, indiferente do princípio de funcionamento do motor, que neste caso é a lenha e a água. Sendo assim, com a única diferença para os tratores comuns ser o combustível, podemos classificar este como o "trator mais antigo do Brasil".

- Este trator se encontra em Bebedouro-SP, e pertence ao acervo do Museu Eduardo André Matarazzo, tema desta postagem do blog: tratoresantigos.blogspot.com/2009/05/museu-eduardo-andre-matarazzo.html . Pelo Brasil existem diversas outras máquinas parecidas, mas que são motores a vapor estacionários, nada mais que motores que tocavam serrarias, moinhos, bombas d´água, etc, além de máquinas similares, mas que não eram tratores, e sim rolo-compressores para estradas.

- Em se tratando de um trator a vapor, uma máquina para puxar algum implemento no campo, este é o único que se tem notícia no país. É um vapor inglês da marca Marshall Sons & Co. Limited, com número de série 12146 e ano datado de 1884! O que comprova ser um trator que realmente veio e trabalhou no Brasil é a plaqueta dos "importadores" Arens Irmãos - Únicos agentes - Rio de Janeiro e Campinas!

- A opinião de que este trator é o mais antigo do Brasil é particularmente minha, pois é o único "trator a vapor" que se tem notícia e ainda existe no país, mas relembrando que podem haver outros por aí!