segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fotos Antigas: Trator Fiat no monumento do Ipiranga

- A maioria destas fotos antigas, isso se não forem todas elas, encontro pela internet e isso contribui muito com o arquivo do blog. E o que mais gosto de encontrar por ai são as fotos onde aparecem tratores. Desta vez uma surpresa! Duas fotos, e bem antigas por sinal!

- Nas fotos aparece um trator Fiat modelo 702 rebocando duas carretas em uma obra, que provavelmente era a construção do monumento do Ipiranga. A descrição é: "Trator Agrícola Fiat" em obra no Monumento do Ipiranga, em 1921.

- Estes tratores Fiat foram lançados a partir de 1919, e isso lá na Itália. O da foto deve ser bem novo, talvez até ano 1921, ano em que a foto foi tirada!

- As fotos retirei do site: www.ibamendes.com/2011/09/fotos-antigas-de-sao-paulo-xvii.html


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Museu de Tratores Agromen

- Agora no mês de outubro, eu e alguns amigos estivemos presentes mais uma vez ao museu de tratores da empresa Agromen, em Orlândia - SP. O museu que já deve estar com uns 10 anos, provavelmente é único no mundo por reunir cerca de 300 peças das mais variadas marcas e nacionalidades, entre tratores, colheitadeiras e implementos.

- A diversidade de marcas e nacionalidades no museu é grande, porém a presença dos tratores americanos é um pouco maior. Marcas americanas muito conhecidas como John Deere, International - Farmall, Case, Massey Harris, ficam lado a lado com os alemães Deutz, Lanz Bulldog, Ursus, Zetor, Landini, entre outros.

- O museu possui peças únicas: o trator Hart Parr, o Moline Universal, o Porsche Diesel Junior, dois exemplares do trator Case crossmotor, um modelo do trator John Deere - Lanz, e mais algumas peças bem raras.

- Porém ainda faltam lá diversos tratores que fizeram história pelo Brasil. No museu todo existe somente um Hanomag, poderia estar lá um modelo Hanomag R35 muito visto em nossas terras. Falta um modelo do trator Zadrugar, do trator Eicher, do trator Steyr, algum da marca Same e mais algumas outras marcas menos comuns que vieram para o Brasil.

- Quanto aos tratores nacionais, podemos ver no museu o trator Deutz DM 75, um modelo bem original do Ford 8-BR, um Fendt, um Massey Ferguson, porém ficaram faltando também os Valmet: tanto o modelo 33 ainda importado ano 59, como os demais nacionais, os modelos 360 e 600. E também alguns modelos nacionais menos conhecidos, como é o caso da Malves, Brasitália, entre outros. Tomara que em breve todos estes tratores possam estar reunidos juntos para contar a história do que um dia foi a agricultura mecanizada em nosso país.












- Relembrando que o museu já foi tema do blog nesta postagem: http://tratoresantigos.blogspot.com/2011/07/museu-de-tratores-agromen-materia-na-tv.html

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fotos antigas da revista Life - Lanz Bulldog

- Estes dias encontrei mais umas fotos antigas da revista Life, as quais eu não tinha. Aqui está uma delas: O novíssimo e reluzente Lanz Bulldog em alguma feira ou exibição, junto a um arrancador de batatas também da marca Lanz.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fotos: Encontro de Tratores Antigos em Entre Rios - PR

- Mais uma vez o pessoal de Entre Rios - Guarapuava - PR se reuniu em um encontro de tratores. Desta vez além do encontro houve também um passeio, onde se deslocaram da colônia até um sítio próximo para o encontro.








- Alguns vídeos: