quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fotos Antigas: Fundação ROMI

- Do site da Fundação Romi - http://www.fundacaoromi.org.br/ - retirei as fotos abaixo, que nos mostram alguns tratores em serviço pela cidade de Santa Bárbara do Oeste. As fotos pertencem ao Centro de documentação histórica da Fundação Romi, uma pena estarem em pequena resolução.

- As indústrias Romi tiveram a iniciativa de produzir o primeiro trator brasileiro, que levou o nome de TORO, e pode ser visto nesta postagem: tratoresantigos.blogspot.com/2010/06/trator-toro-industrias-romi-sa.html

- Nesta foto o trator Deutz dando manutenção as estradas rurais da cidade.


- Nestas foto, o mesmo trator Deutz, ou talvez outro com rodas de ferro, arrasta a plaina para a abertura de ruas e avenidas. Esta no caso era a rua Prudente de Moraes nos anos 30.


- Nesta foto um grande trator de esteira na abertura da Vila Romi.


- Trator Fordson Major puxando carreta no desfile da Festa Canavieira.



 - O trabalho ainda usando tração animal, porém já com o início dos arados e adubadores.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Propagandas Antigas: Waterloo Boy


- Propaganda antiga do trator Waterloo Boy veiculada no Brasil pelo revendedor Israel Company Ltda. que ficava na Rua Florencio de Abreu Nº 79, provavelmente em São Paulo?!?!

- Será que muitos tratores foram vendidos? Essa propaganda deve ter uns 100 anos!

- Deste trator no Brasil só sei de um sobrevivente, que já foi tema de postagem no blog: O Garoto de Waterloo e O Avô e Pai de nossos tratores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fotos Antigas: Tratores e a cana de açúcar

- Estas fotos antigas foram retiradas de revistas de agricultura de algumas décadas atrás. As fotos ilustram tratores e caminhões trabalhando em regiões de cultivo da cana de açúcar, principalmente no estado de São Paulo. Algumas delas na cidade de Piracicaba, antiga região açucareira e posteriormente de produção de álcool também.

- As fotos nos mostram o trabalho destas máquinas no passado, que fazendo uma comparação apenas por foto, é o mesmo trabalho de hoje, diferenciado apenas pela tecnologia presente nos tratores, máquinas colheitadeiras e caminhões de hoje em dia.