quarta-feira, 30 de março de 2011

Propagandas Antigas: Tratores e motores BUKH


- No Brasil os tratores dinamarqueses Bukh são vistos com certa facilidade, devido a sua mecânica simples, sua praticidade e a quantidade de tratores. Acredito que um número razoável de unidades do modelo DZ - 30 deva ter sido importado, mas não sei afirmar se existe algum outro modelo além deste no Brasil. Da marca Bukh no Brasil também temos motores a diesel para geradores ou estacionários para máquinas.

- O amigo Armando me indicou este ótimo site dedicado especialmente aos tratores Bukh: www.bukh-traktor.dk . O site está em dinamarquês mas se usarmos o navegador Chrome do Google, ele nos traduz facilmente toda a página.



sexta-feira, 25 de março de 2011

Fotos Antigas: Memorial do Arroz - Tratores

- Visitando o blog maragatoassessoramento.blogspot.com onde o sr. Otávio escreveu uma bela história sobre a cultura do arroz no Rio Grande do Sul, salvei algumas fotos para meu arquivo e coloco elas aqui também para compartilhar com quem está sempre lendo o blog.

- Nesta primeira foto, o Sr. Otávio (Maragato), sua noiva e a cadelinha em frente ao trator Zadrugar no ano de 1961.

- Nesta foto a família reunida em torno do grande Massey Harris 44 - Diesel. Ao volante do trator o pai do sr. Otávio, ao lado suas irmãs e em pé ao lado do trator seu irmão. 

- A família reunida posando para a foto junto aos Ford, o trator e o caminhãozinho.

- Em 1954, posando para a foto com o Ford, Maragato e irmãos.

- Esta foto mostra um trator Zetor 50 tocando uma trilhadeira de arroz, e o trabalho de vários homens desde a colheita até o ensacamento do arroz.


- Estas duas fotos já são coloridas, mas devem ter uns 20 anos ou até mais. Nelas, no mesmo lugar, os irmãos tchecos que ficaram conhecidos por todo nosso Brasil agrícola: o Zetor 25 (Zetorzinho), e o Zetor 50 (grande).

- Nesta última foto, já colorida, mas também antiga, um trator Steyr 30 de 1954 em serviço pelo campo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Catálogos Antigos: CBT 2400 - Detroit Diesel

- A pedido do Milton Martins, leitor aqui do blog, coloco aqui fotos e ficha técnica do trator CBT 2400 Diesel.

- Para muitos este é apenas mais um modelo dos tratores CBT, mas para muitas outras pessoas, apaixonadas por essas máquinas, este não era apenas um modelo de CBT, era na época o mais forte trator de nossa indústria nacional!

- Equipado com um motor Detroit Diesel de 4 cilindros e 120 cavalos, o CBT 2400 ficou na memória de muitos pelo seu ronco único, inconfundível. O motor Detroit é um motor diesel porém de ciclo 2 tempos, equipado com um compressor de ar (blower). Por ter uma explosão a cada dois ciclos do motor (2 tempos), têm-se a impressão do dobro de rotação de um motor diesel 4 tempos. Porém a rotação do motor é na mesma faixa de 2.000 rpm de um motor diesel comum. Por isso ele parece trabalhar em giros bem mais altos e tem esse ronco característico!

- Este motor também foi utilizado nos caminhões Chevrolet D-60 e D-70 e nos Ford F-13000 e F-14000 na época, além de usado nos tratores como o caso do CBT, e também na indústria naval. Porém por algum motivo na linha automotiva este motor não vingou, desaparecendo quase que completamente nos dias de hoje. Talvez por necessitar de condutores mais conhecedores, ou por possuir uma manutenção mais cara que os outros motores Perkins ou Mercedes na época... mas essa é apenas uma suposição.






- Aqui coloco um vídeo de um trator Oliver 990. Não é um CBT, mas o motor é praticamente o mesmo e o som é música para muitos ouvidos!!



terça-feira, 1 de março de 2011

Fotos antigas da revista Life - Colheitadeiras Massey Harris

- Continuando a postar essas belíssimas fotos da revista Life divulgadas pelo Google, desta vez as fotos antigas são coloridas!! As fotos mostram o transporte de algumas colheitadeiras Massey Harris e o seu trabalho em campo, um registro único! 
- Curiosidade: em algumas fotos podemos notar o nome Massey Harris nas colheitadeiras, porém também pode ser visto o símbolo M - F nas mesmas, já da nova marca Massey Ferguson.