segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fotos Antigas: Tratores Ursus rumo ao Brasil!

- O amigo polonês Paul, do site www.retrotraktor.pl, me enviou estas fotos da época em que os tratores Ursus eram exportados para a América do Sul e consequentemente o Brasil.

- As fotos foram retiradas da revista Motor nº 52, publicada em 25 de dezembro de 1955. A descrição das fotos é: "Trator polonês Ursus no navio alemão "Santa Maria" com destino a América do Sul. Aqui, um exemplo da cooperação internacional para a economia. Esta foto foi feita no porto de Gdynia. Foto: CAF (Agência Fotográfica Central)."

- Na primeira foto em destaque o trator Ursus modelo que saiu até 1956. Provavelmente este modelo foi destinado ao sul do Brasil. Na outra foto podemos ver no canto esquerdo alguns Ursus C-45, no centro cobertos por uma capa, os tratores Ursus C-325 (que no Brasil receberam o nome de Tur C-325) e ao fundo os tratores de esteira Mazur. Tecnologia polonesa com destino ao Brasil!!!


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fotos: Fazenda Lageado - Botucatu - SP

- Nos dias entre o feriado de Natal e o ano novo visitei a UNESP de Botucatu, mais precisamente a antiga Fazenda Lageado, a qual foi sinônimo de potência na produção de café na região.

- A sede da Fazenda Lageado, sua Tulha de café, terreiros, o casarão, entre outros são preservados pela Unesp e lá existe o Museu do Café. Em frente a antiga tulha de café estão alguns implementos antigos e uma esteira Fiat que serviram a fazenda algumas décadas atrás.

- Interessante mesmo foi ver lá uma antiga plaina da marca Caterpillar. A mesma plaina aparece também na foto de época da fazenda Lageado, que retirei do blog Tractors and Trucks.