quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fotos Antigas: MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- Por email, o amigo Marcelo Fernandes, da cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, me enviou algumas fotos das primeiras trilhadeiras fabricadas pelo sr. Leonel Barcellos. O sr. Leonel fundaria então a MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- A primeira foto mostra o sr. Leonel em um trator Zetor 25, lá pelos anos de 1954, segundo me informou Marcelo. As outras fotos também são da mesma época e mostram trilhadeiras fabricadas pela Masal.

- O Rio Grande do Sul esteve sempre um passo a frente na mecanização agrícola, principalmente por sua colonização européia, e também pelo pioneirismo destes homens que criavam máquinas para substituir o trabalho manual.

- Obrigado Marcelo pelas fotos, sempre que tiver alguma história me mande que publico aqui!




- Anexo aqui mais duas fotos. A primeira abaixo trata-se de uma Trilhadeira fabricada pela Masal. A segunda foi uma invenção do sr. Leonel Barcellos, onde o mesmo, cansado de ter de rebocar a trilhadeira, resolveu unir uma colhedeira e uma trilhadeira em uma máquina automotriz, criando assim uma colhedeira. Infelizmente pelo que sei, os sócios do sr. Leonel não se interessaram em produzir a nova invenção, e o sr. Leonel então, utilizou seu protótipo para uso próprio por dez anos!



- Foto publicada em 18/03/2014. Na imagem o sr. Leonel Barcellos posa pra foto junto a sua trilhadeira auto propelida. A foto retirei da página no Facebook - Fotos Antigas de Santo Antonio da Patrulha - RS


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Catálogos Antigos: Raspadora Niveladora CBT SS 700

- Para quem imaginava que a CBT era marca só de tratores e do jipe Javali, a marca também produziu implementos como esse scraper, modelo SS 700.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Propagandas Antigas: Esso e a máquina de cortar cana

- A propaganda a seguir é da marca de lubrificantes ESSO, mas mostra a foto de uma interessante máquina de cortar cana, operada por dois trabalhadores. No pequeno comentário se diz:

"Máquina de cortar cana, capaz de produzir 200 toneladas diárias, contra as 3 toneladas conseguidas pelo processo manual. Há produtos Esso apropriados a todos os tipos de máquinas agrícolas."