terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tratores Brasitália


** Eis aqui um assunto curioso. Pouco conheço sobre os tratores Brasitália e apenas cheguei a ver algumas esteiras Brasitália a venda em sites como o MFRural.com.br. Escrevo aqui a partir de um pedido feito em um comentário no blog, onde alguém solicitou se falar a respeito dos tratores Brasitália. Talvez criando esse tópico consigamos atrair pessoas que saibam mais a respeito da empresa.

** Na foto coloco um artigo que digitalizei da revista Dirigente Rural, onde a reportagem é sobre a II EXPOSIÇÃO NACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, realizada em Piracicaba - SP, em setembro de 1965. No artigo aparecem fotos das máquinas nacionais da época como os tratores da família Massey e seus implementos, o nosso querido Ford 8 BR, os tratores Fendt, as carretas da marca Pontal, e por último a foto de um curioso trator-esteira da marca Brasitália, empresa de Santo André, que apresentou na feira o protótipo 300 C, com motor MWM de 2 cilindros, de esteiras e rodas, que podiam ser usadas separadamente, sendo somente as esteiras, ou somente as rodas, e também, conjugadamente ?!?!?!?!

** Por constar no artigo que o trator era um protótipo em teste, pode ser que o mesmo não chegou a ser produzido, mas isso eu não posso afirmar. Somente coloco aqui o artigo com a foto do trator como curiosidade dos tratores antigos realmente brasileiros!!!


- ATUALIZAÇÃO - 08/06/2010.

** Recebi do amigo Rodolfo duas páginas de catálogos dos tratores Brasitália, onde aparecem os modelos 300 CR, 400 CR e 300 C.

** Curiosamente na descrição da página aparece Brasitália Tratores S.A. (Empresa do Grupo Santa Matilde), e curiosamente também, os tratores são parecidos na construção, modelo e nome aos tratores Santa Matilde.